Futebol

Vascão encapetado!

Foram dois jogos num só, e ainda faltam 90 minutos. Fluminense e Vasco fizeram um jogo tão equilibrado quanto emocionante ontem no Maracanã. E quem levou a melhor no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil foi o Gigante da Colina, que venceu por 1 a 0, gol de Edílson, aos 31 do segundo tempo e acabou com a invencibilidade de 14 jogos do Tricolor. Foi o quinto gol do Capetinha na competição. Agora, o Vasco joga por um empate na semana que vem para chegar à final.

A torcida do Vasco, que foi em maior número ao estádio, esperava ver seu time repetindo a atuação do último jogo, pelo Brasileiro. Mas o Fluminense dominou o primeiro tempo do início ao fim. No meio-de-campo, Pet jogou para o bem e para o mal. Pelos seus pés, passaram as melhores jogadas tricolores. Mas quando perdia a bola, o Vasco criava perigosos contra-ataques. Foi aí que sobressaiu a segurança defesiva tricolor. Thiago, perfeito como líbero, antecipava-se sempre aos atacantes. Thiago Silva e Roger também mostravam segurança. Mas o domínio tricolor não foi suficiente para se concretizar em gol. Faltou acertar a finalização. Aos 11, Roger deu um susto nos vascaínos com uma cabeçada perigosa. Dois minutos depois, Lenny foi derrubado à esquerda da grande área. Pet cobrou e Thiago Silva, impedido, marcou. Gol bem anulado pelo árbitro Wilson Luiz Seneme. Aos 17, a melhor chance do Fluminense com Jean chutando forte no travessão. Depois disso, o que se viu foi um sufoco para a zaga vascaína, mas a bola não entrava.

No segundo tempo, Renato Gaúcho decidiu colocar mais criatividade no meio-campo e tirou Roberto Lopes para a entrada de Abedi. E o jogo mudou.

Antes dos 15 minutos, por duas vezes o Vasco assustou. Na primeira, após Jean perder a bola, seus atacantes perderam um contra-ataque com quatro contra quatro. A segunda, mais perigosa, aconteceu num chute de Morais no travessão.

Preocupado com o volume de jogo adversário, o técnico Oswaldo de Oliveira pediu a Jean que ajudasse mais na marcação.

E foi pela esquerda que o Vasco chegou ao gol. Aos 31, Morais lançou Ernane, que cruzou para Edílson pegar de primeira, no canto esquerdo de Fernando Henrique, pegando o goleiro tricolor no contrapé.

Valeu a vitória, valeu a escrita. Mais emoções à vista na semana que vem.


Fluminense x Vasco

Fluminense: Fernando Henrique, Thiago Silva, Roger e Thiago; Rogério, Marcão, Arouca (Romeu), Petkovic e Jean (Cláudio Pitbull); Lenny e Tuta
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Vasco: Cássio, Wagner Diniz, Fabio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Roberto Lopes (Abedi), Ramon (Andrade) e Morais; Valdiram (Ernane) e Edílson.
Técnico: Renato Gaúcho

Local: Maracanã
Público: Não divulgado
Renda: R$ 527.247,00
Gol: Edílson, aos 31 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Roberto Lopes, Morais, Jean, Romeu e Tuta

Fonte: Jornal dos Sports