Torcida

Vascaínos se unem contra árbitro do clássico deste domingo

O grupo VASCAÍNOS UNIDOS foi fundado no dia 02 de Junho de 2011 através de um processo que revolucionou de forma radical o sistema de comunicação, a internet. Atualmente o grupo conta com 2.548 (Dois Mil Quinhentos e Quarenta e Oito) membros e cresce cada vez mais em uma das redes mais populares do mundo, o Facebook.

O nome do grupo representa essa ideia de coletividade e está associada com a trajetória histórica do Clube de Regatas Vasco da Gama. História de luta contra o pensamento hegemônico e politico de uma época cuja descriminação de raças se convencionou como normal. Instituição que se fez através da luta da classe operária e trabalhadora desse país. Instituição que tratou de forma igualitária os negros, brancos e reconheceu na mestiçagem a maior riqueza do povo brasileiro. Lutamos contra a elite aristocrática e construímos o nosso próprio estádio. Só uma expressão poderia dar significado a esse grupo, “UNIÃO”.

É importante ressaltar que o grupo é apartidário. Para participar é simples, basta ser vascaíno. No grupo nós debatemos, ouvimos e damos voz para cada participante, sempre respeitando as opiniões do outro. Nós estamos UNIDOS pelo mesmo ideal, o amor pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Nesse sentido, os assuntos circulam e são debatidos de forma democrática. Além dos assuntos, informações e debates que circulam no grupo nasceu à necessidade (dentro dos limites de participação de cada membro) fazer um pouco mais pelo nosso Vasco. Já foram organizados dois encontros físicos na sede de São Januário. Tendo em vista essa demanda, a primeira inciativa do grupo foi difundir a campanha O VASCO É MEU. No grupo existem associados, não associados e vascaínos de todos os cantos desse Brasil.

Outra demanda que surgiu e vêem ganhando muita força dentro do grupo é a forma pela qual o nosso Vasco é tratado por parte da mídia esportiva. Nós citamos nesse texto, em linhas gerais, a trajetória do Vasco contra o pensamento politico e hegemônico de uma determinada época. Com o advento das transformações políticas ocorridas no Brasil, essa elite que mencionamos também se transformou e ganhou outras conotações. Contudo, o nosso Vasco também se transformou e acompanhou atentamente o curso da História e continuamos a nossa luta CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

Assim, atendendo as demandas da maioria dos participantes desse grupo, vimos por meio deste comunicado, expressar nossa indignação contra a Confederação Brasileira de Futebol – CBF no ato de escalar para a partida Vasco e Fluminense o senhor MARCELO DE LIMA HENRIQUE. Queremos chamar a atenção de todos os Vascaínos do Céu, da terra e do mar, que esse arbitro é o mesmo que expulsou o atleta Diego Souza por reclamação ao utilizar a expressão: não foi falta. Para nossa surpresa, o sorteio colocou novamente o mesmo arbitro para apitar outro clássico envolvendo o Vasco. Nós vascaínos e amantes de futebol, não queremos que aconteça esse ano, os mesmos episódios que marcaram negativamente a história do futebol brasileiro no ano de 2005. Sabemos que esse comunicado pouco vai surtir efeitos em termos políticos, mas não poderíamos deixar de exercer a nossa cidadania e, sobretudo, fazer valer o nosso direito de torcedor. O Vasco vive um momento fantástico e estamos na luta por mais um título nacional. Esperamos que no final desse campeonato saia vencedor o futebol jogado dentro de campo. Esperamos que fatos extra campo não voltem a se repetir como no ano de 2005. Esperamos que vença o melhor. Que vença o VASCO.

Cordialmente,

VASCAÍNOS UNIDOS

Fonte: Divulgação