Torcida

Vascaínos da Cidade do Cabo se mobilizam para torcer por Portugal na Copa do

A seleção de Portugal, que enfrenta a Coreia do Norte na próxima segunda-feira, na Cidade do Cabo, pela segunda rodada da Copa do Mundo, terá o apoio de seus patrícios no estádio Green Point. Os torcedores do Vasco estão se mobilizando para torcer pela equipe lusitana. Mas não se trata de brasileiros fãs da equipe carioca. A Cidade do Cabo tem seu próprio Vasco da Gama, equipe criada em 1980 exatamente em homenagem à equipe do Rio. Em comum, além do nome, as origens portuguesas.

Os vascaínos da África do Sul, chamados de Porras, estão trocando e-mails e combinando um encontro na estação de trem próximo à sede do clube, num dos subúrbios do Cabo. O jogo começa às 13h30m (horário sul-africano; 8h30m em Brasília) e os vascaínos irão sair da sede às 8h. Vão assistir a uma missa, tirar fotos no clube e depois seguir para o Waterfront, principal ponto de encontro da Cidade do Cabo.

- Vamos criar uma ótima atmosfera e torcer pelo Vasco. Ops, por Portugal – brinca um dos organizadores do encontro.

O Vasco da Cidade do Cabo foi criado por Marcelinho Vasco Nogueira. Nos anos 70, o sul-africano de origem portuguesa passou uma temporada no Rio e assistiu a alguns jogos no Maracanã. Quando ficou sabendo que havia um time na cidade que tinha o seu nome (e do seu pai) e ainda era um clube da colônia portuguesa, virou torcedor na hora. Quando voltou ao Cabo, resolveu montar o seu próprio Vasco. Neste ano, a equipe sul-africana conseguiu o acesso inédito à primeira divisão.

Fonte: ge