Futebol

Vascaínos acreditam que Coritiba virá sedento por vingança

RIO - Há três meses, o confronto com o Coritiba pela final da Copa do Brasil representava um marco histórico para o Vasco. Acabava o jejum de oito anos sem título e o trauma de quem, dois anos antes, disputara a Série B, ficara para trás. A elite do futebol brasileiro passaria a olhar o clube de forma diferente. Desde então, o Vasco arrancou no Campeonato Brasileiro e, agora, é candidato ao título. Amanhã, em São Januário, o jogo com os paranaenses representa um novo momento de afirmação de um time que tenta chegar à liderança da Série A.

Dois jogadores, em particular, funcionam como indicadores deste novo momento. Primeiro foi o zagueiro Dedé, que chegou à seleção brasileira de Mano Menezes. Agora, o clube festeja o jovem Rômulo, de 20 anos, convocado na última segunda-feira.

\" Achei que era uma pegadinha. Vieram me dar parabéns e eu lembrei que ainda faltam alguns dias para o meu aniversário (faz 21 anos no dia 19). Fui na internet para ver se era verdade mesmo. Não esperava que fosse acontecer agora, mas fiquei muito feliz \" disse Rômulo.

Ricardo Gomes melhora

Uma certeza os vascaínos têm: virá a São Januário um Coritiba sedento por vingança, com os brios mexidos. E o Vasco, por sua vez, tenta provar ter capacidade de reação. Das cinco derrotas que sofreu no Brasileiro, quatro foram contundentes: 5 a 0 para o próprio Coritiba, mas com os reservas; 3 a 0, em casa, para o Cruzeiro; 4 a 0 para o Botafogo; e 4 a 1 para o lanterna América-MG, na última rodada. Após as duas primeiras, o time voltou a tropeçar. No entanto, depois de ser goleado pelo Botafogo, emendou uma sequência de cinco jogos sem perder e subiu na tabela.

\" Sempre que perdemos, sofremos muito. E, agora, o pessoal do Coritiba ainda vai estar sentindo a perda da Copa do Brasil \" alertou o atacante Éder Luís. \" Claro que a gente não ficou feliz com o que aconteceu contra o América-MG. Com todo respeito a eles, com quem está lutando pelo título não pode acontecer aquilo. É ruim, estamos numa fase em que o campeonato vai ficar cada vez mais difícil.

Rômulo disse que a instabilidade não é exclusividade do Vasco neste Brasileiro.

\" O futebol brasileiro é assim. Mas claro que a gente se preocupa \" disse o volante.

Para Éder Luís, as goleadas não mostram que falte regularidade ao Vasco.

\" Talvez, contra o América-MG, a gente tenha achado que ia ganhar da forma que quisesse. E não é assim. Mas não falta regularidade. Antes, vínhamos sofrendo poucos gols \" disse o atacante, referindo-se ao fato de que, antes da goleada, o time sofrera apenas dois gols em cinco rodadas.

Para o jogo de amanhã, contra o Coritiba, Dedé será a grande novidade do Vasco. Ele retorna à zaga após servir à seleção brasileira e vai entrar no lugar de Victor Ramos. O restante do time deve ser o mesmo que perdeu em Sete Lagoas para o América-MG.

Ontem, o estado de saúde técnico Ricardo Gomes apresentou boa evolução. Um exame de tomografia computadorizada realizado no hospital Pasteur, onde ele está internado desde que sofreu um acidente vascular encefálico no clássico com o Flamengo, mostrou que não há mais hematoma no cérebro. O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que mantém uma rotina diária de visitas ao treinador, disse que os médicos pensam em retirar os tubos de respiração artificial de Ricardo Gomes ainda hoje. No entanto, a decisão depende de uma nova avaliação do quadro clínico.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra