Torcida

VasBrusque ajudou na negociação com patrocinador do Vasco

Oficialmente o Vasco jogará fora de casa pela Série B amanhã (24), em Brusque (SC), contra a equipe de mesmo nome. Porém, quem for ao centro daquela cidade verá que o clube cruzmaltino não se sente tão "deslocado" assim. É que lá funciona desde outubro do ano passado a sede da VasBrusque, grupo de vascaínos da região que cresceu tanto a ponto de alugar um imóvel e deixá-lo totalmente com a temática do clube, tornando-se assim a primeira "Capitania" oficial vascaína, nome adotado pela diretoria para estes tipos de projetos.

No local, além de pinturas por todos os lados e azulejos que remetem aos detalhes internos de São Januário, há um telão, demais TV's, bar, churrasqueira, sinuca, salão de videogame e um confortável espaço externo de convivência. O ambiente é aberto religiosamente em todo dia de jogo do Vasco. Atualmente a VasBrusque conta com cerca de 50 sócios e dois grupos de Whatsapp com cerca de 300 pessoas em cada.

"A VasBrusque surgiu de um grupo de amigos vascaínos que se juntavam para ver os jogos e fazer ações sociais. Então o grupo foi crescendo muito e resolvemos botar uma sede. Alugamos o imóvel e começamos a fazer a restauração dele e customização. A sede é bem localizada, numa área nobre e consegue ter uma certa tranquilidade", explicou ao UOL Esporte o "capitão" da sede, Marcolan Batista.

Cada vez mais famosa entre os vascaínos, a sede tem despertado a curiosidade não só dos torcedores de Santa Catarina do clube como de outros estados e até de fora do país. Agora já há um projeto para que o segundo andar torne-se uma espécie de "pousada" ao cruzmaltino que quiser dormir no local.

"Ela fica aberto em dias de jogos e está virando cartão postal, recebendo muitos vascaínos. Então a gente se adapta, vai lá, abre para a pessoa ver... Temos agora um projeto para a parte superior da casa para receber os vascaínos, eles só irão pagar a taxa de limpeza", destacou Marcolan.

VasBrusque ajudou na negociação do patrocínio da Havan

Também em Brusque nasceu a "Havan", a rede de lojas de departamentos do empresário Luciano Hang que se expandiu pelo Brasil e tornou-se uma das maiores do país no ramo. Atualmente, são mais de 150 estabelecimentos, presentes em 18 estados brasileiros. Com integrantes da torcida com bom trânsito, eles intercederam e fizeram a aproximação entre as partes para o patrocínio que foi firmado ano passado.

Na ocasião, a gestão cruzmaltina ainda era presidida por Alexandre Campello, que foi convidado para se reunir na sede da empresa viajando num jatinho oferecido por Hang.

Na época da negociação, o possível patrocínio dividiu opiniões entre a torcida, fruto do posicionamento político do empresário, que é muito próximo do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Enquanto uns cobravam a ajuda financeira ao Vasco e faziam campanha, outros mais simpatizantes dos partidos de esquerda criticaram a parceria.

"No primeiro patrocínio nós estávamos juntos na negociação", revelou Marcolan, lembrando que o patrocinador renovou a parceria posteriormente.

Atualmente, além do Vasco, a Havan patrocina o Flamengo, o Athletico-PR, o Cascavel, além do próprio Brusque.

"Temos que ajudar e não tirar do Vasco"

Os integrantes da VasBrusque se norteiam pela filosofia de "ajudar e não tirar do Vasco". Por isso, mantém a estrutura com recursos próprios.

"O Vasco nunca deu ajuda financeira. O bar já angariou mais de R$ 140 mil em investimentos, tudo com recurso dos próprios vascaínos e dos patrocinadores. Temos que ajudar e não tirar do Vasco. O bar já doou duas vezes ao CT do Vasco com quantias consideráveis e está sempre ajudando nas campanhas, além da ajuda como sócios do clube", declarou o "capitão" da sede.

Vasco tem recebido consultas para novas "Capitanias"

Consultor de marketing do Vasco, Francisco Kronemberger destacou a força da torcida do Vasco fora do Estado do Rio de Janeiro e a importância de que elas sejam um "braço" do clube nestas regiões:

"Primeiro ponto que é importante destacar é o tamanho da torcida Off-Rio do Vasco. O Vasco tem uma torcida fora do Estado dele que é bem maior que a torcida do próprio Estado. Tem em torno de 60% a 65% dos torcedores de fora do Rio de Janeiro. Então, a importância de você aproximar o clube desses torcedores é enorme. E as Capitanias, para nós, devem funcionar como um braço do próprio Vasco. Elas são uma forma de deixar o Vasco mais próximo desses torcedores".

Kronemberger revelou que o clube tem recebido consultas de outros Estados interessados em abrir suas próprias Capitanias, mas antes a diretoria quer "revisitar" o projeto.

"Estamos nesse momento revisitando esse projeto, vendo melhorias que podemos fazer para podermos ampliar, termos novas Capitanias. Já fomos procurados por vascaínos de Goiás, do Nordeste e outros lugares querendo abrir Capitanias e pedimos só para aguardar o momento para revisitarmos o projeto e darmos a eles um foco maior de proximidade. Não adianta simplesmente tratar como se fosse um licenciamento de marca. É importante que seja de verdade um parceiro e um braço do clube nessas cidades", declarou o consultor de marketing, complementando:

"É uma forma do vascaíno de fora se sentir como se estivesse em São Januário. Por isso é muito bacana o projeto que as Capitanias, especialmente de Santa Catarina, fizeram nas sedes. É muito bacana ver esse trabalho dos vascaínos apaixonados que constroem um cantinho do Vasco em suas cidades".

Integrantes da VasBrusque foram convidados pela diretoria do Vasco para visitarem o hotel onde a delegação estará concentrada na cidade.

Vale do Itajaí (SC) também tem sua Capitania

A cerca de 82 km dali, mostrando a força da torcida do Vasco em Santa Catarina, se encontra outra Capitania cruzmaltina. Trata-se da "Vasco Vale", que reúne os vascaínos do Vale do Itajaí (SC) e que fica situada no município de Rodeio.

Inaugurada este ano, ela também é totalmente temática com cores e menções ao clube e conta com bar, TV's e até uma mini arquibancada para acompanhar os jogos.

Ídolos vascaínos já estiveram no local e, vez por outra, acontecem eventos na sede. Alguns integrantes estarão presentes naVasBrusque neste fim de semana agora em que o Vasco atuará na região.

VasBrusque terá dois eventos no fim de semana

Empolgados com a presença do Vasco na cidade a partir de hoje (23), a VasBrusque prepara dois grandes eventos. Um para amanhã, no dia do jogo, e outro no sábado, num clube da região e que terá uma série de atrações.

Na data da partida, a sede estará aberta e receberá a presença dos ídolos Roberto Dinamite e do ex-goleiro Acácio. No sábado, além da dupla, estarão MC Darlan - autor de alguns hits de funk vascaínos - um grupo de pagode, outro de sertanejo e um de pop rock. A bateria da organizada "Força Jovem" também fará seu batuque, além da presença de cerca de 15 outras torcidas, sorteio de brindes e outras atrações.

Informações e preços estão disponíveis na página da VasBrusque no Instagram (@capitaniauniaovasbrusque).

Fonte: UOL Esporte