VAR terá tecnologia inédita no Brasileiro de 2026; foto
👀🚨 VAR no Brasileirão 2026 terá tecnologia inédita.
Tecnologia desenvolvida pela Genius Sports já é utilizada pela Premier League e entrará em vigor nesta temporada no futebol brasileiro.
A chegada das câmeras para determinar a posição de um atacante em campo e, consequentemente, se há um impedimento em determinado lance, não diminuiu as polêmicas: agora, a depender da competição a ser disputada, o atacante pode estar cinco ou seis centímetros à frente do último defensor, e ainda estar em uma posição considerada legal para fins de arbitragem.
Explica-se: as linhas utilizadas pelo VAR, para determinar a posição do atacante e defensor em campo no momento do lance, podem ter uma determinada espessura. A partir destas marcações, que são criadas digitalmente, o atacante se encontrará em posição irregular se estiver além dessas linhas.
Na Premier League, por exemplo, as linhas têm uma espessura de cinco centímetros. Portanto, se o atacante estiver até cinco centímetros à frente do último defensor, está em uma posição legal e a jogada não será anulada. No Campeonato Brasileiro de 2026, serão 24 câmeras dedicadas, capazes de gerar uma imagem em 3D com a posição do defensor e atacante no momento em que a bola é tocada.
🗞 @trivela / @mucesar02
Fonte: X Estagiário do Vasco