Futebol

Valdiram sonha em ser o artilheiro da Copa do Brasil

Time que fez o maior número de artilheiros na história dos Campeonatos Brasileiros - sete -, o Vasco jamais fez um goleador na Copa do Brasil. Mas Valdiram tem tudo para mudar a escrita.

Com sete gols, ele é o artilheiro isolado da competição atual - embora seguido de perto pelo atacante cruzeirense Élber e pelo meio-de-campo do Fla Renato, que têm seis.

E como o rubro-negro ainda está na disputa, Valdiram não quer nem pensar em dar um vacilo nesta reta final. Até porque ele está consciente de que seus gols serão importantes não apenas para lhe garantir o status de artilheiro da Copa do Brasil 2006, mas também para dar um título inédito ao Vasco.

- Não paro de pensar nessa artilharia. Quando cheguei ao clube, eu mal podia imaginar que estaria onde estou agora. O Vasco nunca ganhou a Copa do Brasil, nem mesmo foi a uma decisão, então será muito importante ser campeão - disse.

Os sete gols que marcou por enquanto fazem de Valdiram o quarto maior artilheiro do Vasco em Copas do Brasil (ver o outro quadrinho no alto da página), empatado com o ex-jogador França. O detalhe é que todos os que vêm à frente do camisa 7 disputaram duas ou mais desta competição pelo clube, enquanto Valdiram está na sua primeira. Até aqui, aliás, ele só não balançou a rede nos confrontos contra Criciúma (oitavas) e Volta Redonda (quartas).

- Em uma final, temos de estar focados o tempo inteiro - pediu ele, que no Campeonato Estadual acabou passando em branco no clássico contra o Flamengo.

A expectativa pela final é grande na Colina, e com Valdiram não é diferente. O atacante até tenta disfarçar, dizendo que por enquanto está pensando no Palmeiras, adversário do Vasco no recomeço do Brasileiro.

Mas que nada. Ele não vê mesmo é a hora de brilhar nesta decisão, assim como aconteceu no segundo jogo da semifinal, quando fez o gol do Vasco no empate de 1 a 1 com o Fluminense - inclusive, foi o seu primeiro e único gol em clássicos.

- Durante esse período que a Copa do Brasil e o Brasileirão pararam, eu treinei muito finalização e jogadas de velocidade, que é o meu forte. Tudo para quando pintar a chance, marcar o gol - avisou.

Fonte: Lance