Valdiram, ex-atacante do Vasco, se recupera de vícios
De Canhotinho, em Pernambuco, para a fama e o sucesso no Rio de Janeiro, ele precisou de 23 anos. Tinha dinheiro e mulheres, vivia em festas e bailes funks, bebia e se drogava. A vida desregrada o fez perder contratos, a confiança de treinadores e perder a si mesmo. Tudo que havia conquistado no futebol foi para o lixo. Agora, aos 28 anos, o atacante Valdiram Caetano de Morais tenta um recomeço no Instituto Vida Renovada, braço social de uma igreja evangélica em São João do Meriti, Baixada Fluminense.
E, há cinco meses, ele está limpo. O pernambucano começou a beber cedo. Desde os 10 anos, via no álcool uma maneira de encarar a vida miserável. Já adulto, famoso e com dinheiro de sobra viu a cocaína brilhar aos olhos e resumir sua carreira ao pó.
\" Estava em um baile funk, muito bêbado e meus amigos me ofereceram para cheirar. Foi meu maior erro. Depois da primeira vez não tem volta, vicia. Cheirava todos os dias e, de tão mal, fiquei um ano afastado do futebol. Perdi minha liberdade, noites sem dormir e sem comer. Emagreci 20 kg e fui ao fundo do poço \" diz.
Em um dos momentos de desespero, ele recorreu a Deus e procurou na igreja Assembleia de Deus, no bairro Éden, comandada pelo pastor Marcos Pereira, que faz um trabalho de reabilitação de vidas há 20 anos. Chegou sem dinheiro, mal vestido e transtornado.
\" O Waguinho (cantor gospel) me recebeu e me levou ao pastor Marcos, que me acolheu e me ajudou. Hoje sou um homem de Deus e estou feliz. No início do tratamento, sofri com as tentações. O barulho do forró e do pagode, os convites para bebedeiras... Aguentei firme e há cinco meses não uso nada.
Artilheiro no Vasco
Com a bola nos pés, encontrou a oportunidade para mudar e ganhar dinheiro. Com pouco estudo, Valdiram arriscou tudo no CRB. Em cinco anos, passou pelo Mirassol-SP, Anápolis-GO, Belenenses, Cianorte-PR, Guarani-RS e Esportivo-RS, até chegar no Vasco.
Em 2006, foi artilheiro da Copa do Brasil, com sete gols, e jogou ao lado de Romário, Edílson, Ramon. Um timaço, onde era considerado uma promessa. Mas os deslizes fora de campo atrapalharam sua trajetória.
\" Errei e paguei pelos erros. Graças Deus estou recuperado. O Romário me ligou, o Jorginho também. Estão felizes pelo novo Valdiram.
Mais lidas
- 1 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva
- 0 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 1 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio
- 0 Vasco publica arte referente ao jogo de hoje (24)
- 0 VascoTV mostra como foi último treino e viagem para São Paulo; vídeo
- 0 Vôlei: Infanto do Vasco enfrenta o Superset na final do Campeonato Liverj