Universitario quer vencer o Vasco para aliviar crise
Mais que uma classificação, eliminar o Vasco nas quartas de final da Copa Sul-Americana tornou-se uma expectativa de dias melhores para o Universitario (PER), adversário do Gigante da Colina desta quarta-feira, em Lima, no Peru. Atravessando, talvez, a maior crise financeira de sua História, o clube encara o jogo como uma verdadeira decisão.
Os salários atrasados chegam a cinco meses, segundo a imprensa local. Jogadores ameaçaram ensaiar uma greve recentemente. Na última rodada do Campeonato Peruano, a equipe teve seu voo atrasado para Cusco, onde enfrentaria o Cienciano, e mandou a campo o time juvenil, que havia participado da partida preliminar. Mesmo assim, com apenas nove atletas em campo. A atitude foi condenada pelas autoridades locais em função da altitude do local. Médicos consideraram a postura como \"irresponsável\". Em campo, a derrota foi por 3 a 0. O clube também perdeu três pontos no \"tapetão\" em função de irregularidades no empate com o Alianza Atlético.
A situação é tão delicada que até mesmo a renda da partida desta quarta é vista como solução emergencial para pagar parte do salário dos jogadores. Apesar de tantos contratempos, a \"La U\", como também é chamada a equipe peruana, está bastante confiante numa vitória sobre o Vasco.
- Será uma festa e faremos de tudo para que a torcida saia contente. Me vejo, ao final do jogo, com uma vitória - disse ao jornal Libero o atacante Johan Fano, que ainda é dúvida para o confronto.
No Campeonato Peruano, o Universitario, que é um dos clubes mais tradicionais do país, ocupa a 9ª colocação, a 21 pontos do líder e a 7 pontos da zona de rebaixamento.
PROBLEMAS COM A SEGURANÇA
O Estádio Monumental, que costumeiramente o time joga, não poderá ser utilizado contra o Vasco já que, no último clássico, um torcedor foi morto. Com isso, a \"cancha\" escolhida será o remodelado Estádio Nacional, que será reinaugurado justamente contra os cruz-maltinos. O jogo, que terá casa cheia (os ingressos estão esgotados), vem tendo o apelo de dirigentes e jogadores para que os torcedores compareçam apenas para torcer.
PREOCUPAÇÃO COM O ÁRBITRO
O árbitro equatoriano Carlos Vera, sorteado para a partida contra o Vasco, não é visto com bons olhos peruanos. Eles se recordam, principalmente, de um erro da autoridade na partida entre o Alianza Lima (PER) e o Universidad de Chile (CHI), nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2010, quando um gol dos chilenos, no último minuto, foi marcado mesmo com um impedimento claramente evidenciado. A imprensa local vem fazendo pressão em cima deste tema.