Clube

União Vascaína entrevista Roberto Monteiro

Confira a entrevista com o vereador Roberto Monteiro à União Vascaína:

A entrevista deste mês é com o vereador Roberto Monteiro, 38 anos de idade. Formado em advocacia nos contou um pouco sobre sua trajetória política e sobre sua paixão pelo Vasco da Gama. Confira também o relato da época em que foi presidente da torcida organizada Força Jovem e sua opinião sobre a União Vascaína.

\"Fui acostumado a cultuar a cruz de malta\"

U.V.. Como começou sua paixão pelo Vasco ?

Roberto Monteiro: Minha paixão pelo Vasco vem de berço. Meus pais são vascaínos e fui acostumado desde cedo a cultuar a cruz de malta. Além disso, o fato de ter crescido vendo nos campos os gols de um grande ídolo como Roberto Dinamite só incentivou meu sentimento de amor pelo Clube, além, é claro, do meu posterior envolvimento com a Força Jovem, que também foi uma grande escola de vascainísmo.

U.V. - Entre alguns de seus projetos de lei, você criou o dia do Vasco, como surgiu essa idéia ?

Roberto Monteiro: O Vasco é parte integrante do patrimônio cultural do povo brasileiro. Sua gloriosa história e seus heróicos feitos esportivos são motivos de orgulho para a cidade do Rio de Janeiro, portanto, nada mais natural do que a data de fundação do Vasco ser incluída no calendário oficial comemorativo da cidade, o que foi feito a partir de um projeto de lei da minha autoria que foi sancionado pelo prefeito. Mas é como você mesmo ressaltou em sua pergunta, este é apenas um dos mais de trinta projetos de lei que apresentei nestes três anos de mandato. É importante deixar claro que nunca me considerei um vereador do Vasco, pois isso seria diminuir tanto o Vasco como a atividade parlamentar. Diminuir o Vasco porque nosso clube é tão grande que em nenhum lugar o Vasco pode ter sua representação reduzida a uma pessoa. Entre os 51 vereadores são vários os vascaínos. Diminuir a atividade parlamentar porque um vereador deve ter compromissos com os interesses coletivos sem se prender ao time de uma pessoa. Ele até pode ser representante de um segmento ou de uma classe social. Mas nesse segmento e nessa classe social que ele representa haverá torcedores de todos os times. Dizer que o parlamentar representaria apenas os torcedores do seu time é uma atitude muito despolitizada. Por outro lado, tenho orgulho e não escondo de ninguém minhas raízes vascaínas e minha profunda ligação com o Clube.

U.V. - Qual o período em que você foi o presidente da Força Jovem, e qual o balanço da sua gestão ?

Roberto Monteiro: Fui presidente da FORÇA JOVEM no final da década de 80, até o início da década de 90. É sempre complicado o auto-elogio, mas mesmo aqueles que não gostam de mim reconhecem meu trabalho como presidente da FORÇA. O fato é que a torcida deu um enorme salto de qualidade naquela época. Criamos as \"famílias\" e fizemos a FORÇA JOVEM ser conhecida e respeitada em todo o Brasil, sendo que a sigla FJV virou uma febre entre a torcida do Vasco.

U.V. - O que você acha do atual trabalho da diretoria da Força Jovem ?

Roberto Monteiro: Excelente. Está trabalhando pela unidade interna, reconquistando o respeito da massa vascaína e resgatando a independência da torcida.

U.V. - Qual é a sua opinião sobre a troca de diretoria do clube, depois de tanto tempo ?

Roberto Monteiro: Já era tempo da antiga diretoria sair. Afastar o antigo comando do Clube, que estava levando o Vasco para uma situação insustentável, foi o primeiro passo para recuperar a trajetória de vitórias e conquistas do Vasco.

U.V. - Como analisa a campanha do Vasco neste brasileiro?

Roberto Monteiro: Como todo vascaíno, estou muito contente com a vaga na primeira divisão praticamente assegurada. Mas, como todo vascaíno, acho que o Vasco tem que se preparar muito mais para que no ano que vem o time esteja em condições de conquistar os títulos que disputar.

U.V. - O que você pensa sobre a União Vascaína, e por que resolveu nos homenagear com uma moção honrosa?

Roberto Monteiro: Existe uma frase famosa que diz que os amigos verdadeiros só se conhecem nos momentos difíceis. Da mesma forma, torcedores de verdade só se revelam em momentos difíceis. A União Vascaína surgiu no ano em que o Vasco está disputando a 2ª divisão do campeonato brasileiro. Surgiu como uma declaração de amor e apoio ao clube e em pouco tempo fez campanhas importantes. Por isso fiz questão de prestar esta modesta homenagem à União Vascaína.

U.V. - Quais seus projetos futuros ?

Roberto Monteiro: Exercer com cada vez mais competência meu mandato parlamentar, buscando com isso contribuir para a construção de uma sociedade avançada e socialmente justa. Além disso, como torcedor e sócio do Vasco, estarei sempre à disposição do meu Clube para o que ele precisar.

U.V. - Deixe um recado para a imensa torcida do Vasco.

Roberto Monteiro: O que faz a grandeza do Vasco é a sua torcida. Como eu disse no tópico anterior, a grandeza de uma torcida se mede nos momentos difíceis. E o que a massa vascaína está fazendo é de deixar no chinelo qualquer outra torcida. Hoje, podemos dizer com orgulho: temos a melhor torcida do mundo. Por isso, meu recado só pode ser um: parabéns torcida vascaína.

O SENTIMENTO /+/ NÃO PODE PARAR

UNIÃO VASCAÍNA,
Todos Juntos pelo Vasco

Clique aqui para ler a essa e outras entrevistas da União Vascaína.

Fonte: União Vascaína / SuperVasco