Futebol

Um Vasco em busca de identidade enfrenta o Palmeiras neste domingo

\"\"

\"\"

O Vasco que entra em campo neste domingo, às 18h30m, contra o Palmeiras, em São Januário, terá duas lutas pela frente. A primeira, a curto prazo, é vencer no reencontro com a torcida na Série A. Já a segunda é mais complicada. A equipe, que ainda não conseguiu manter uma regularidade na escalação, tenta construir uma identidade nos gramados.

Desde a primeira partida no ano, contra o Tigres, no dia 16 de janeiro, apenas em três ocasiões os treinadores — tanto o atual, Gaúcho, quanto seu antecessor, Mancini — repetiram a escalação da partida anterior.

Os números refletem essa instabilidade. Ao longo de 27 partidas, cinco jogadores já passaram pela lateral direita. O mesmo se passa com o lado esquerdo. O detalhe é que o clube só conta com dois laterais de origem na direita e, até o fim do Estadual, contava com três na esquerda. Uma mostra de que as improvisações tornaram-se cada vez mais constantes.

— Só para o jogo contra o Palmeiras temos dois grandes laterais de fora. Temos que estar sempre adaptando e tirando os jogadores de suas posições. Fica difícil encontrar entrosamento — reconheceu o técnico Gaúcho, que, contra o Palmeiras, improvisará o meia Caíque no ataque e o volante Jumar na lateral direita.

Mancini e Gaúcho já testaram nove duplas de laterais, oito de ataque e 18 formações no meio. Até o esquema tático já foi alterado, sem sucesso, do atual 4-4-2 para o 3-5-2.

Fernando Prass, Philippe Coutinho e Elton estão entre os que mais atuaram e são alguns dos poucos que o torcedor consegue escalar de cabeça. Enquanto não se resolve o problema da falta de unidade, os jogadores correm atrás da vitória diante de seus torcedores.

— Temos obrigação de fazer três pontos em todos os jogos dentro de casa — disse o atacante Elton.

VASCO: Fernando Prass, Jumar, Thiago Martinelli, Dedé e Ramon; Nílton, Souza, Léo Gago e Philippe Coutinho; Caíque e Élton. Técnico: Vagner Mancini.

PALMEIRAS: Marcos, Vítor, Léo, Edinho e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Lincoln; Ewerthon e Robert. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra