Futebol

Um pitaco sobre o Élton

\"Élton,

Vida Longa ao Élton! Artilheiro do Vasco e do rio na temporada.

Nessa terça, ele novamente deixou sua marca. Um belo gol por sinal, que nos manteve isolados na liderança e fez com que o Vasco abrisse 11 pontos em relação ao quinto colocado.

Trocando em miúdos: Ás favas com a matemática, o Vasco já subiu!

E subimos muito por conta dos gols de Élton, nosso sempre oportunista camisa 9, por quem, admito, tive, e ainda tenho algumas restrições. Não morro de amores, e acredito que ninguém morra, pelo futebol do Élton. Não foram poucas as vezes em que a única coisa de boa feita pelo jogador numa partida foi o gol. E quer coisa melhor que um gol? Não existe. No entanto, naquela maré de derrotas por 0 a 0, o atacante foi duramente criticado. Lembro que no jogo contra o Duque de Caxias a torcida hostilizou demais o camisa nove. Eu mesmo lembro de ter voltado do botequim andando pra casa a praguejar o Élton pelos gols perdidos. À época, Dorival Júnior resolveu poupar o atacante da ira da torcida, deixando de escalá-lo nos jogos em São Januário, até que ele readquirisse a melhor forma. O atacante perdeu espaço, mas batalhou e tomou novamente conta da posição.

Os gols voltaram a acontecer, e a confiança do artilheiro se restabeleceu. Como disse, ainda tenho minhas restrições em relação ao Élton. Ele ainda tem o dom de me irritar diversas vezes durante a partida- seja com passes errados, seja com domínios pífios de bola- e aquela história de só fazer o gol e mais nada em uma partida perdura. No entanto, admita: Seria o cúmulo da exigência não nos darmos por satisfeitos com um centro-avante que faz gols em quase todas as partidas, por mais que ele esteja longe de ser o atacante dos sonhos, ainda mais para nós vascaínos, acostumados a gênios do futebol naquela posição. Se em matéria de técnica e habilidade Élton passa raspando, em matéria de bola na rede, passa com louvor. No jogo fraco e de poucas chances no ABC, o matador valeu-se da única bola que lhe veio em condições de finalizar e deu números finais a dificil partida contra o \"azulzinho\". Élton mostra uma qualidade imprescíndivel a um atacante, oportunismo. Aproveitando-se dele, vai fazendo seus golzinhos, ajudando o Vasco e brigando pau a pau pela artilharia da série B.

Creio que no ano que vem será necessário um centro-avante de mais gabarito no nosso comando de ataque. Élton poderá ser aquele bom reserva, que dará conta do recado caso se precise dele. Por ora, não se discute. Élton é titular da equipe do Vasco e o Aloísio, quem diria, que trate de correr atrás do prejuízo.

Agradecemos ao nosso leitor João Vitor Carvalho pelo envio da matéria.

Quer enviar a sua também? Acesse o Vc no SV e saiba como fazer!

Fonte: Blog do Almirante