Um jogo para dar adeus à maldição de Friburgo
Mesmo que Romário insista em adiar sua aposentadoria, a despedida bate à porta em São Januário. Punido pela diretoria, Alex Dias está fora do jogo de hoje às 19h30m contra o Friburguense e deve deixar o clube. Dependendo da combinação de resultados da rodada é o Vasco que pode dar adeus à Taça Guanabara. Com os mesmos seis pontos que Friburguense, Volta Redonda e América, o Vasco não depende apenas de suas forças. A ilusão de ser um time melhor do que o do ano passado já virou saudade.
- Temos que mudar a maneira de jogar e voltar a ser um time de pegada. Quando fez isso no ano passado, a gente foi bem. Este ano, o Vasco ainda não teve essa postura - disse o técnico Renato Gaúcho, que não gosta de falar em despedida. - Só vou pensar no segundo turno quando nossas chances terminarem.
Eurico diz que quem não estiver motivado vai sair. Para se classificar, o Vasco precisa vencer e torcer por tropeços de América e Volta Redonda. Os limites vão além dos números. Renato sabe que não tem uma equipe no nível técnico e físico que gostaria e vai fazer mudanças:
- Quando não tem qualidade, tem que ser guerreiro.
Fábio Baiano já está fora da batalha. Enquanto os jogadores treinavam sob chuvas e trovoadas, ontem em São Januário, o apoiador corria em volta do campo. Renato revelou que seus testes físicos deram resultados semelhantes aos de Romário:
- Um jogador de meio-campo não pode jogar dessa maneira. Fábio ficou quase três meses parado, claro que vai demorar mais a voltar.
Por Alex Dias, já não se espera mais. Depois de admitir que não havia mais ambiente para a permanência, seu procurador, João Rodrigues disse ontem que a saída deve ser acertada nos próximos dias. O presidente Eurico Miranda negou ter recebido proposta do São Paulo, mas sinalizou que aceita negociar por valor inferior à multa recisória de R$ 10 milhões. Do que não abre mão é de mudança de postura dos que pretendem ficar.
- Não gostei do desempenho nos últimos jogos. Talvez o problema do Alex tenha contribuído, o grupo se sentiu traído - disse Eurico, que fez um alerta aos jogadores. - Estamos observado. Quem não estiver motivado para jogar no Vasco vai sair.
Romário não corre este risco. Seja pelo seu prestígio ou empenho. O craque que tem ido ao clube quase diariamente. Ontem, conversou longamente com Eurico e Renato antes de treinar finalizações. Apesar da tempestade que caiu ontem, os horizontes do treinador são amplos:
- O tempo está pesado em todo o Rio de Janeiro, mas aqui no Vasco estão tentando fazer tempestade num copo d\"água, e num copo bem pequeno - disse, confiante de que o bom ambiente não foi abalado pelo afastamento de Alex Dias.
As opções ofensivas foram. Improvisado no ataque, Ramon fará seu primeiro jogo como titular disposto a encerrar uma escrita. O Vasco perdeu os dois últimos jogos em Friburgo, de onde vêm dolorosas lembranças. Em 98, Ramon, Luizão e Luisinho se machucaram seriamente no mesmo Estádio Eduardo Guinle em que Romário sofreu lesão que o deixaria fora da Copa de 98. O veterano ainda voltou a se machucar duas outras vezes na serra.
Ramon diz que bola para pode ser decisiva hoje. Num campo reduzido e irregular, onde os choques são freqüentes, Ramon tem os atalhos para chegar ao gol:
- A bola parada pode ser decisiva, para os dois lados. Temos que estar atentos.