Futebol

Últimos títulos nacionais de clubes cariocas aconteceram em 2000 e 2001

Os últimos títulos nacionais de clubes cariocas aconteceram em 2000 e 2001, conquistados por Vasco e Flamengo. O primeiro se sagrou campeão da polêmica Copa João Havelange, o outro da extinta Copa dos Campeões. Em 2006, um dos dois acabará com o jejum do Rio de Janeiro: a partir de 21h45 desta quarta-feira, no Maracanã, entra em jogo o troféu da Copa do Brasil, que garante uma vaga na próxima Libertadores da América.

O técnico do Flamengo, Ney Franco, decidiu comandar um treino secreto no Centro de Treinamento de Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na véspera da decisão. Segundo fontes ligadas à comissão técnica, Ney trabalhou jogadas de bola parada e cobrou dos jogadores uma maior movimentação em campo. Ao fim da atividade o treinador chegou a tentar convencer os jornalistas de que o trabalho não foi secreto.

\"Não foi um treino secreto. Queríamos apenas definir algumas coisas e realizar um trabalho de bolas paradas, pois o nosso desempenho não estava bom nisso. Agora, não é que tenha sido proibido de se ver o treino. Tanto que estava em obras o centro de treinamento e os pedreiros puderam parar para ver o treino\", disse Ney.

Antes do treino, representantes de facções de torcidas organizadas conversaram com Ney Franco e com os jogadores e cobraram melhores resultados. De longe, a conversa parecia ríspida, porém tanto os torcedores como o treinador garantiram se tratar de um encontro amigável.

\"Acho que o que está nos passando mais tranqüilidade neste momento é justamente esse entendimento que a torcida está tendo em relação aos últimos maus resultados. De longe, pode parecer que eles estavam cobrando, mas eles vieram ao treino para nos dar apoio para esta decisão\", contou Ney Franco.

Como já era esperado, Ney disse que só vai divulgar a escalação que vai a campo no vestiário, minutos antes da partida. Porém ele disse que a base será a dos últimos jogos e o Rubro-Negro vai a campo nesta quarta-feira com a seguinte formação: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Toró, Renato e Renato Augusto; Ramírez e Luizão. Após o treino a delegação seguiu diretamente para a concentração.

Já no Vasco, o técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade tática nesta terça-feira e, em seguida, os atletas foram divididos em dois grupos para o tradicional rachão. O treinador disse que neste momento não há mais nada a passar ao elenco, apenas esperar pelo apito inicial do árbitro.

\"O momento é de pura tranqüilidade. Não dá para passar muita coisa, salvo aquele incentivo da preleção antes do jogo\", disse Renato Gaúcho.

Pela atividade desta quarta-feira Renato Gaúcho definiu o time do Vasco sem nenhuma surpresa. Com isso a equipe vascaína vai com apenas um desfalque, o volante Ygor, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo nas semifinais contra o Fluminense. Yves será o seu substituto e o time jogará com: Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Braz e Diego; Yves, Andrade, Ramon e Morais; Valdiram e Edílson.


Ficha Técnica: FLAMENGO x VASCO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 19 de julho de 2006, quarta-feira

Horário: 21h45 (Brasília)

Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)

Assistentes: Hilton Moutinho (Fifa-RJ) e Ana Paula Oliveira (Fifa-SP)

FLAMENGO: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Toró, Renato e Renato Augusto; Ramírez e Luizão. Técnico: Ney Franco

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Braz e Diego; Yves, Andrade, Ramon e Morais; Valdiram e Edílson. Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Último Segundo