Futebol

Últimas derrotas do Vasco foram determinadas por falhas individuais

O Vasco perdeu a oitava partida seguida fora de casa, e o roteiro na derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro foi parecido com o dos últimos jogos fora de casa: em falhas individuais que originaram os gols adversários. Segundo levantamento do Espião Estatístico, dos 28 gols sofridos pelo time na Série B, seis deles foram com erros dos próprios jogadores, além de dois gols contra. Números que, somados, correspondem a 28,57% dos tentos sofridos pelo clube carioca na competição.

As estatísticas são piores nos jogos longe do Rio de Janeiro. Apenas o gol contra do zagueiro Anderson Conceição, na vitória por 2 a 1, diante do Guarani, pela 27ª rodada, aconteceu em São Januário. Todos os outros sete gols sofridos por falhas individuais foram em partidas fora de casa.

A fragilidade é tamanha que, dos sete jogos como visitante no segundo turno, o Vasco só não sofreu gols no primeiro tempo contra o Vila Nova, na 20ª rodada.

Perguntado na coletiva após a derrota para o Cruzeiro sobre as falhas frequentes e o que cabe ao treinador fazer neste momento, Jorginho respondeu o seguinte:

"Qualquer falha de qualquer atleta fui eu que escalei, então qualquer responsabilidade é minha. O treinador não deve jamais colocar a culpa no atleta, de forma nenhuma".

Vale ressaltar que, junto aos gols contra, o ge considerou erros individuais os lances nos quais os atletas perderam a posse de bola dominada ou tiveram mal posicionamento na marcação, além da falha do goleiro Thiago Rodrigues, contra o Grêmio.

Durante as 10 rodadas de Zé Ricardo como técnico do Vasco, o time não contou com nenhuma falha que resultasse em gol. Por outro lado, Maurício Souza esteve à frente da equipe em três dos erros: contra Novorizontino e nos dois contra o Sampaio Corrêa. O mesmo número de Emílio Faro, que era o técnico no erro contra o CSA e nos gols contra diante de Bahia e Guarani. Contratado recentemente, Jorginho viu falhas contra o Grêmio e o Cruzeiro acontecerem sob o seu comando.

Em busca da permanência no G-4 para encaminhar o acesso à primeira divisão de 2023, o Vasco volta a campo na próxima quinta-feira (29), em confronto direto contra o Londrina. A partida, que já teve os ingressos esgotados pela torcida vascaína, será realizada em São Januário, às 21h30.

 

Fonte: ge