Última rodada do Brasileiro deve ser realizada no dia 6 de dezembro
A última rodada do Campeonato Brasileiro vai ser realizada no dia 6 de dezembro, uma quarta-feira, e não mais no domingo anterior, dia 3 de dezembro.
A decisão da CBF foi tomada para poder acomodar os jogos adiados da competição, sem a necessidade de marcar partidas durante a data Fifa de novembro.
A única exceção a essa regra será a partida entre Fortaleza e Cruzeiro, inicialmente prevista para este fim de semana, e adiado por causa da presença do time cearense na final da Copa Sul-Americana.
Este jogo será disputado na próxima data Fifa, entre 13 e 21 de novembro, janela na qual a seleção brasileira fará dois jogos, contra Colômbia (dia 16, fora) e Argentina (dia 21, em casa) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Os outros jogos adiados do Campeonato Brasileiro são:
Flamengo x Bragantino, originalmente marcado para 28 de outubro e adiado porque o Maracanã está cedido para a Conmebol, que prepara o estádio para a final da Libertadores
Fluminense x São Paulo, inicialmente previsto para o dia 4 de novembro, mas adiado por causa da presença do Fluminense nessa mesma data na decisão da Libertadores
Fortaleza x Botafogo, que deveria ter sido realizado em 24 de outubro, mas adiado porque o Botafogo precisou concluir seu jogo contra o Athletico-PR dois dias antes, em razão do apagão no estádio Nilton Santos.
Essas três partidas devem ser realizadas nos dias 22 e 23 de novembro, após o encerramento da data Fifa – o Brasil enfrenta a Argentina, no dia 21, uma terça-feira, no Maracanã.
Assim, a 35ª rodada, que seria disputada nessas datas (22 e 23 de novembro), passa para o fim de semana seguinte (25 e 26 de novembro). O mesmo ocorre com as três rodadas seguintes.
Por isso, a rodada final deixa de ser no dia 3 de dezembro, um domingo, e fica para a quarta-feira seguinte, dia 6.
Ofício para a Conmebol
No início deste ano, em 11 de janeiro, a CBF enviou um ofício à Conmebol para criticar a inclusão de uma nova fase da Copa Sul-Americana, o mata-mata de playoffs logo depois da fase de grupos. A adição dessas duas datas já havia prejudicado o calendário do futebol brasileiro.
- Essa alteração sem o necessário diálogo prévio gera uma insegurança enorme para a organização do Calendário e para as Competições Nacionais em fases decisivas e impacta diretamente nos contratos firmados com parceiros para essas competições - dizia um trecho do texto.
Fonte: ge