Troféu Teresa Herrera: a história do título do Vasco em 1957
Vasco foi campeão de torneio Troféu Teresa Herrera, na Espanha em 1957, em durante excursão pela Europa.
Em 1957, o Vasco venceu o famoso Troféu Teresa Herrera. A competição que foi criada na cidade de La Coruña na Espanha, em 1946, para ajudar a caridade após os desastres ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial era uma homenagem a Teresa Margarita Herrera y Posada, que viveu e foi um símbolo da cidade no século XVIII por ter doado todos os seus bens para construção de um hospital que viria ajudar a caridade.
O torneio que já teve mais de 70 edições em sua história e contou com a participação de jogadores lendários, como Pelé, Garrincha, Eusébio, Di Stéfano, Cristiano Ronaldo, Gerd Müller, entre outros tantos nomes, teve o Vasco como o primeiro clube brasileiro a vencer o troféu. O Vasco antes do título de 1957, já havia participado em 1947 com o famoso “Expresso da Vitória”. Na época, o Vasco foi derrotado por 3 a 2.
Vale lembrar que alguns dias antes ao Troféu Teresa Herrera, o Vasco venceu o Torneio Internacional de Paris. A vitória vascaína se deu contra o tradicional Real Madrid (4 a 3), de Puskas, e contra o Racing Club Paris (3 a 1). Depois do título do Torneio de Paris e do Troféu Teresa Herrera, o Vasco fez uma excussão pela Europa vencendo equipes tradicionais, como o Barcelona com uma goleada por 7 a 2, o Valencia (2 a 1), o Benfica (5 a 2) e o Espanyol (3 a 1). O Vasco só não teve êxito contra as equipes do leste europeu, que eram bem tradicionais na época, derrotas pra o Dínamo Kiev (3 a 1), Dínamo Moscou (3 a 1) e Spartak Moscou (1 a 0).
O Torneio na época foi realizado em jogo único. O Vasco, que era o atual campeão carioca, pegou o poderoso Athletic Bilbao, que havia sido o campeão do Campeonato Espanhol na temporada de 1955/1956. O Athletic Bilbao na época tinha mais títulos que o poderoso Real Madrid (6 contra 5).
As complicações para o jogo começaram horas antes de iniciar a partida no dia 16 de junho de 1957, já que o Vasco havia jogado 2 dias antes contra o Real Madrid e só chegou em La Coruña 2 horas antes de iniciar a partida.
A partida em si, o Vasco mostrou amplo predomínio. No primeiro tempo abriu 2 a 0 com Vavá e Válter. O Bilbao fez gol no início da segunda etapa, mas o Vasco não deu chance para o azar. Aos 28 minutos, Válter marcou novamente, e aos 34, o craque da Copa de 1958, Vavá marcou o seu segundo gol ampliando o placar para 4 a 1. Echániz ainda descontou.
Após o título, o Vasco ainda enfrentou mais algumas equipes espanholas e russas até retornar ao Brasil e ser recebido com grande festa pela fanática torcida vascaína que lotou o aeroporto do Galeão.
Fonte: Papo na ColinaMais lidas
- 0 O 'trunfo' do Vasco para ter Danilo
- 0 O entendimento da diretoria vascaína sobre Danilo
- 0 Danilo comenta especulações envolvendo o Vasco
- 0 Staff de Danilo se posiciona sobre situação do jogador; vídeo
- 0 Rival: Internacional pode ter até cinco mudanças para jogo contra o Vasco
- 0 Os números de Puma Rodríguez em Brasil 1 x 1 Uruguai
- 0 Garone analisa Alef Manga, cotado no Vasco; vídeo
- 0 Nicola: 'Vasco abre negociação com Danilo, alvo antigo do Flamengo'; vídeo
- 0 Primeiro-ministro de Portugal ganha camisa personalizada do Vasco
- 0 Números de Philippe Coutinho e Nenê nos primeiros 10 jogos pelo Vasco