Futebol

Troféu Armando Nogueira: Juninho está entre os melhores meias

 Lá no longínquo mês de junho, o cruzeirense Fábio era o goleiro da seleção do Troféu Armando Nogueira com média 6,70. Perdeu a posição para Vanderlei, do Coritiba, mas depois a recuperou. Foi superado por Lauro, da Portuguesa, novamente por Vanderlei, depois por Jefferson, do Botafogo, e por Diego Cavalieri, do Fluminense, superado em seguida por Jefferson. Agora, o quase campeão brasileiro de 2013 volta a ter a melhor média da premiação: 6,58.

A disputa está acirrada. Na rodada passada, Fábio foi decisivo na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, com cinco grandes defesas, e sua atuação lhe valeu nota 9,0. No Sul, o Botafogo perdeu por 2 a 1 para o Inter. Jefferson não teve responsabilidade pelos gols sofridos e ainda evitou que Caio ampliasse ainda mais o placar saindo muito bem a seus pés. Levou nota 6,5.

A vantagem de Fábio na seleção do Armandão é de mísero 0,01 em relação a Jefferson, e o cruzeirense foi beneficiado por ter sido o craque da rodada, com a maior nota. É importante ressaltar que cada craque de rodada tem adicionado à sua média geral um bônus de 0,05.

 Como Jefferson serviu à seleção brasileira neste ano, o goleiro botafoguense foi avaliado em 21 partidas do Brasileirão, enquanto Fábio participou de 33.

Curiosamente, foi exatamente na derrota para o Grêmio por 3 a 1, no primeiro turno, que Fábio recebeu sua nota mais baixa: 5,0. E na "revanche", em casa, alcançou sua melhor avaliação (9,0). Já as avaliações de Jefferson estiveram menos sujeitas a picos: recebeu 5,5 contra o mesmo Grêmio (na derrota por 2 a 1 no Sul) e na vitória por 3 a 2 sobre o Vasco enquanto suas melhores atuações mereceram 7,5 nas vitórias sobre a Portuguesa (3 a 1 em São Paulo) e o Atlético-MG (1 a 0 em casa).

 Na disputa geral pelo melhor do campeonato, o atacante esmeraldino Walter, lesionado, não foi alcançado por ninguém, mas o cruzeirense Éverton Ribeiro diminuiu a diferença. Ele subiu 0,03 na média, graças ao 7,5 que recebeu no fim de semana.

A disputa também está muito acirrada entre os meias. Paulo Baier, do Atlético-PR, só não está na seleção porque disputou menos jogos (24) do que D´Alessandro, do Internacional (30). Ambos estão com média 6,65. No ataque, Fernandinho, do Atlético-MG, ameaça Gilberto, da Portuguesa. A diferença entre eles está em 0,03 ponto.

Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato, é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% dos jogos de sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem  relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.

Fonte: Sportv.com