Futebol

Treinos de Barbieri têm impressionado jogadores e funcionários do Vasco

Ao ser apresentado pelo Vasco, no dia 12 de dezembro, Maurício Barbieri admitiu que o clube largaria atrás dos rivais por estar montando um elenco praticamente do zero. Passadas três semanas de trabalho no CT Moacyr Barbosa, o técnico já recebeu cinco reforços e tem conseguido passar suas ideias ao grupo de jogadores e "correr atrás do prejuízo".

Os treinos do comandante têm impressionado jogadores e funcionários do clube. Já é conhecido que Barbieri costuma orientar atividades intensas, até mesmo pelo estilo de jogo e pelo principal objetivo que alinhou com a SAF: o de formar uma equipe competitiva.

- Gosto de ter uma equipe agressiva, que busca o protagonismo. Isso pode ser feito de diferentes formas. Vamos começar a construir uma forma de jogar, e isso facilita até os que vão chegar depois - afirmou Barbieri em sua apresentação.

Em um primeiro momento, antes da virada do ano, a comissão técnica optou por treinos em dois períodos durante alguns dias da semana. Intensidade necessária para que treinador e jogadores se conhecessem. Barbieri é detalhista e tem cuidado nas explicações para que os atletas já entrem em campo sabendo o que precisam fazer nos treinos. Se preciso, para a atividade e explica de novo.

Isso tem feito com que a adaptação do elenco ao estilo do treinador evolua bem. Alguns atletas, naturalmente, sentiram o início dos treinos, mas o clube tem visto com bons olhos a habituação do time ao modelo de jogo. O rendimento em campo tem agradado apesar da derrota para o Bangu em jogo-treino.

Janeiro será um mês fundamental para o treinador, que estará mais perto do elenco que o Vasco pretende para o início da temporada. Os cinco primeiros reforços anunciados - Léo, Robson Bambu, Lucas Piton, De Lucca e Pedro Raul - foram introduzidos aos treinos à medida que chegaram ao clube e corresponderam bem, até por encontrarem uma equipe mais adaptada a Barbieri.

O lateral-direito Pumita Rodríguez foi anunciado na última quarta-feira e já se junta ao elenco. Assim como o atacante Luca Orellano, que já foi aprovado nos exames. Investimentos de destaque, o uruguaio e o argentino serão peças essenciais para Barbieri.

Além da chegada dos reforços, o treinador também sofreu baixas, como a saída de Andrey Santos, que está em Londres para fechar com o Chelsea. O meia Marlon Gomes é outro que desfalcará o time por algumas semanas - ele se apresentará à seleção brasileira sub-20 nesta quinta-feira para a disputa do Sul-Americano da categoria, na Colômbia, entre 19 de janeiro e 12 de fevereiro.

Por outro lado, Barbieri ganhou o reforço de jogadores da base. O lateral-direito Paulinho e o atacante Erick Marcus são atletas que têm agradado ao clube. Nomes que estavam no ano passado, Gabriel Pec, Eguinaldo e Figueiredo também impressionam nos primeiros treinamentos. O último, inclusive, tem sido testado em mais de uma posição.

Uma das preocupações da comissão técnica é valorizar jogadores que jogaram a Série B em 2022 e seguirão no clube, mesmo que alguns percam espaço no time titular, como é esperado. O bom ambiente é também uma meta para que o trabalho flua.

- Nesse primeiro momento a ideia é construir com eles uma ideia de como jogar, passar os meus conceitos daquilo que entendemos que a gente tem que fazer. A ideia é que em janeiro o elenco já esteja mais pronto, com mais nomes - disse Barbieri em 12 de dezembro.

Ainda em fase de implementação de sua filosofia e à espera de um elenco mais completo, Barbieri decidirá nos próximos dias, junto com a diretoria, quais jogadores vai levar aos Estados Unidos para os amistosos contra River Plate e Inter de Miami e quais ficarão no Rio de Janeiro para o início do Campeonato Carioca. O grupo principal viaja no dia 13 de janeiro, e a estreia do Vasco no estadual será no dia 14, contra o Madureira.

Fonte: Globo Esporte