Futebol

Torcida tenta evitar contratação de Zago

A mobilização dos torcedores do Vasco para que a diretoria não contrate o ex-zagueiro, Antônio Carlos, como técnico do clube para 2010 cresce a cada momento. Os cruzmaltinos alegam que Antônio Carlos é racista e lembram a todo instante a suspensão do ex-zagueiro por ter ofendido o volante Jeovânio, do Grêmio, quando ainda atuava pelo Juventude, em 2003.

Os torcedores chegaram, inclusive, a publicar uma carta no fórum do site \"O Vasco é meu\". Na carta, eles pedem que o treinador não seja contratado:

\"Acho importante porque o torcedor de qualquer clube deve sempre cobrar responsabilidade dos dirigentes, pois o que faz um clube existir e ser grande é a sua torcida. Por isso, devemos sempre ter voz dentro do clube, e essa iniciativa pode ser o pontapé inicial para os sócios conseguirem isso dentro do vasco\", disse Bruno de Assunção Monteiro, sócio geral matrícula 5575, um dos líderes da iniciativa.

Um dos trechos da carta ressalta o fato de o Vasco ser um clube que sempre lutou contra o racismo: \"Dar espaço a um racista é desrespeitar nossa luta contra o preconceito, é ir contra tudo que pensamos e queremos para o nosso Vasco. Exigimos respeito com a nossa história, com a nossa tradição! Não dá para apoiar e bater palmas para tudo! Paciência tem limite\".

Os torcedores também eigem contratações decentes para a próxima temporada e respeito aos torcedores e sócios do Vasco.

Confira a carta na íntegra:

Oito de Dezembro do ano de dois mil e nove

Faz mais ou menos um ano e meio que a atual diretoria assumiu o nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama. Logo no inicio, a coisa parecia que não andaria bem... Mas, nós decidimos apoiar!

Contrataram Tita com seus jogadores medíocres... Mas, nós continuamos apoiando!

Neca insistia em dizer que desconhecia tudo que acontecia no clube... Mas, nós continuamos apoiando! Criaram camisas “fashions” descaracterizando a nossa tradição... Mas, nós continuamos apoiando!

A espera de um milagre (que não aconteceu), fomos rebaixados a série B... E daí? Somos Vasco! Continuamos apoiando!

Veio 2009 e fomos eliminados da Taça Guanabara nos Tribunais, com perda de seis pontos por escalação de jogador irregular... Falha do nosso departamento jurídico... Aliás, esse departamento tinha um Vice-Presidente muito bem remunerado, ferindo nosso Estatuto... Passamos por cima disso também...

Teve ex-dirigente que saiu acusando nepotismo e salários superfaturados... Passamos por cima...

Depois de quase um ano de gestão, foi lançado o novo programa de sócios... Cheio de falhas... Todo capenga, com poucos benefícios aos sócios, com uma 13ª mensalidade cobrada sem aviso no ato da contratação, com carteirinhas que nunca chegam, e-mails com dúvidas que nunca são respondidos, telefonemas sem atendimento... Mas nós aderimos! Pagamos em dia! Apoiamos! Transformamos 900 sócios em 40.000 sócios! Mesmo sem saber quanto que a empresa que administra está levando de comissão... Mesmo sem a tão prometida transparência.

Chegou a série B, e nós lotamos os jogos! Abraçamos o time! Mesmo que a empresa administradora não disponibilizasse ingressos antecipados nas nossas sedes (Vasco Barra, Calabouço e Lagoa), mesmo tendo que ir as sedes de times rivais para comprar, mesmo com o sistema erroneamente acusando uma compra realizada anteriormente com a nossa matricula de sócio e nos impedindo de entrar para assistir ao jogo, mesmo que o time não fosse dos melhores e que nos decepcionasse muitas vezes... Mas, nós estávamos lá! Para incentivar e nos trazer de volta!

Assistimos, ainda, ao abandono do Remo, a perda da sede na Barra e atrasos no pagamento de salários dos funcionários, mesmo com o aumento da renda do clube (Eletrobrás, 40 mil novos sócios e renda dos jogos). E continuamos aqui, esperando as promessas de campanha...

Uma das promessas era a transparência com relação a prestação de contas... Mas, cadê? O que está sendo feito com esses recursos que têm entrado? Nós contribuímos para um Vasco mais forte e temos o direito de saber se o nosso dinheiro está sendo bem empregado! Quanto que essas empresas terceirizadas estão recebendo para administrar o programa de sócios e a venda de ingressos? Por que o próprio clube não especializa funcionários para exercer essas funções?

E o CT de Caxias? E novo CT na Barra? O que foi feito da auditoria? E a Reforma do Estatuto? E a Reforma de São Januario? Chega de promessas... Nós merecemos soluções!

Cadê o Planejamento para 2010?

Queremos a contratação de jogadores de nível Vasco da Gama! Que nos tragam alegrias de títulos importantes! E não jogadores medianos trazidos por um MESMO empresário!

Nem treinador nós temos ainda... E agora, nos deparamos com a notícia de possível contratação de um treinador que já foi punido por racismo!? E com declarações de que \"É profissional alinhado com aquilo que o clube pensa, tem o perfil que procuramos\"(???)

Como pode o nosso Vasco, um clube que sempre lutou contra o racismo, ter o pensamento alinhado com quem, um dia, já foi punido por praticá-lo!?

Vão passar por cima da mais bela história do futebol mundial? Dar espaço a um racista é desrespeitar nossa luta contra o preconceito, é ir contra tudo que pensamos e queremos para o nosso Vasco. Exigimos respeito com a nossa história, com a nossa tradição! Não dá para apoiar e bater palmas para tudo! Paciência tem limite...

Estamos cobrando pelas promessas na eleição! Acreditamos, apoiamos e agora, COBRAMOS! É o nosso direito! Já se passou muito tempo e a diretoria caminha muito lentamente e com muitos erros em sua gestão.

*Essa não é uma carta da Oposição ou de grupo político, é uma carta dos Novos Sócios, os donos do Vasco, e pedimos àquele que é o maior ídolo do clube, PROVIDÊNCIAS! Para que não deixe manchar, como presidente, sua vencedora história como jogador do nosso Vasco.*

CUMPRA O PROMETIDO!

Fonte: Lancenet!