Futebol

"Torcida nunca valorizou Cristóvão como ele merecia", diz editor

Apesar de o técnico Cristóvão Borges ter pedido a sua demissão do Vasco, o clube também não se empenhou para que o treinador permanecesse em São Januário. A opinião é do editor de Esportes do jornal \"O Globo\", Toninho Nascimento. Para o jornalista, o treinador não teve apoio da diretoria e dos jogadores, principalmente após a goleada sofrida diante do Bahia, no domingo.

- Uma imagem emblemática foi ele andando o campo todo sozinho, sem ninguém se aproximar, sendo xingado pela torcida. O Cristóvão é uma pessoa de caráter, tomou a decisão certa, mas não teve nenhum apoio para continuar no Vasco. O Juninho até chegou a dar algumas declarações. Mas o Felipe, que foi liberado por lesão, jogou futevôlei no domingo, horas antes de o Vasco perder. Não conheço futevôlei bom para quem está lesionado - afirmou Toninho Nascimento, no \"Redação SporTV\" desta terça-feira.

O correspondente da TV BBC na América do Sul, Tim Vickery, a queda de rendimento do Vasco no Brasileirão foi causada pela saída de jogadores, como Diego Souza, Rômulo, Allan e Fagner. Antes disso, o jornalista inglês considerava o trabalho \"espetacular\".

- Os problemas financeiros do clube obrigaram o desmanche. Além do caráter, ele também mostrou competência. Mesmo antes do desmanche, o elenco do Vasco não era excepcional. O Cristóvão fez um trabalho espetacular para manter o Vasco competitivo. Acho que a torcida do Vasco nunca valorizou o Cristóvão da maneira que ele merecia.

Para Tim Vickery, por causa dos problemas financeiros, além de perder jogadores, o Vasco também perde a chance de lucrar mais com as negociações.

- O caso do Rômulo é emblemático. O Vasco vendeu com uma velocidade muito grande. Antes das Olimpíadas, o Brasil fez um amistoso com a Grã-Bretanha. Depois da partida, eu recebi várias ligações de jornalistas e empresários perguntando se ele já tinha sido negociado com outro clube. O Rômulo tinha muito mercado.

Cristóvão assumiu o Vasco em agosto de 2011, após o técnico Ricardo Gomes sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Na partida contra o Palmeiras, quarta-feira, em São Januário, o técnico será Gaúcho, que comanda o time júnior.

\"CristovãoCristovão Borges deixa o campo, após a derrota para o Bahia (Foto: Luciano Belfort / Agência Estado)



Fonte: SPORTV