Clube

Torcedores vascaínos que vivem na Irlanda falam do amor pelo Vasco

Depois de contar a história de um grupo de torcedores que vivem em Portugal, a série Vascaínos pelo Mundo cehgou na Irlanda. Todo cruzmaltino carrega a paixão e as memórias afetivas do que é torcer para um Gigante. Uma das maiores novidades do momento, que ganhou destaque nas redes sociais foi a torcida vascaína em Dublin, que inclui até crianças e o "Campeonato Brasileiro" local. 

Dublin é uma das cidades europeias que mais tem brasileiros. A cidade é localizada no Norte da Europa dentro da Irlanda (Ilha da Esmeralda). Ao todo são aproximadamente 30 mil imigrantes. O local conta com 10 torcidas organizadas dos clubes do Brasil e os moradores criraram campeonato que se chama Brasileirão Dublin. Quando Yuri, torcedor vascaíno, chegou na Irlanda, ele fundou junto com seus amigos Lucas e Paulo a torcida Vasco Dublin, buscando homenagear o Gigante da Colina. O movimento começou pequeno, mas atualmente são cinquenta vascaínos integrantes do grupo Almirantes da Ilha que atravessaram o oceano Atlântico propagando todo amor pelo Cruzmaltino.

Por enquanto eles não tem sede física, mas se reúnem nas casas dos membros para acompanhar os jogos do Vasco. Para o próximo ano, os vascaínos tem a intenção de fechar um pub exclusivo para acompanharem os jogos do Gigante. A ideia é ter um ponto de encontro oficial da torcida vascaína. 

Outro diferencial da Irlanda é que os torcedores já estão se organizando para o Campeonato Brasileiro de Dublin 2020. O torneio é formado por dez times. O Vascaíno Yuri garante que todo processo vem sendo bem profissional. No momento estão montando a equipe, focando nos treinos e produzindo camisas para o grupo.

Yuri também citou que precisa lidar com a dificuldade da distância, mas afirma que mesmo assim eles continuam sempre acompanhando o Vasco e que são tão apaixonados quanto os vascaínos que vivem no Brasil. 
 
- O que eu vivo de diferente aqui é a possíbilidade de viajar para vários países levando o Vasco. Já fui na Espanha, República Tcheca, Portugal, Inglaterra, Alemanha etc. Durante a Champions League, no jogo Atlético de Madrid e Lokomotiv Moscou, eu levei a bandeira do Vasco e a deixei pendurada para aparecer na televisão. É uma memória que eu tenho muito viva e me marcou demais - explicou Yuri sobre a possibilidade que os vascaínos têm de divulgarem o Gigante da Colina na Europa, complementando:

- Um dos momentos mais felizes nessa caminhada foi o jogo da Champions League no estádio do Sporting. Os Portugueses quando viram minha bandeira do Vasco não paravam de gritar: "É Vasco da Gama! Vasco da Gama!".

Assim como Yuri, a torcida do Vasco em Dublin carrega muitos vascaínos apaixonados. Outro vascaíno com o fanatismo inflamado é o torcedor Lucas Paixão, atualmente com 32 anos, mora em Dublin desde os 28 anos. Ele é natural da Bahia, mas vivia na Baixada Fluminense. O vascaíno relata que o amor pelo clube surgiu exatamente quando ele tinha sete anos de idade, em 1995.

Quando começou a brincar com os amigos da rua, Lucas pode perceber que o grupo sempre se reunia na esquina de casa para cantar as música do Vasco e conversar sobre o clube. Após observar a concentração formada pelos amigos, ele perguntou o motivo da reunião para os integrantes mais velhos e eles falaram que se juntavam antes de ir aos jogos. Lucas ficou empolgado e perguntou para mãe dele se podia ir também, mas ele só foi autorizado por ela quando completou dez anos de idade. O jogo Vasco x Boca Jrs, na Libertadores de 2001, foi o primeiro que Lucas pode presenciar no estádio e o vascaíno garante que ficou muito emocionado e que foi um momento marcante na vida dele. Lucas enfatiza que era um timaço formado por Viola, Jorginho, Romário, Hélton e outros ídolos. 

- Aqui em Dublin, graças a Deus, a gente pode reunir os amigos primeiramente pela internet, depois concentramos todos os vascaínos no grupo do Whatsapp, até que começaram rolar as primeiras reuniões e, finalmente, conseguimos inscrever o Vasco no Campeonato Brasileiro de Dublin. Esse ano é a segunda edição do torneio na cidade. Estamos na expectativa de ganhar esse título, mas não só isso. Nós estamos acompanhando juntos o Vasco no Brasil. Começamos muito bem o Brasileirão de 2020 e seguimos empolgados aguardando mais vitórias - finaliza Lucas. 

Fonte: vasco.com.br