Futebol

Titi pode ser denunciado no TJD/RJ por ofensa

Os problemas do Vasco com a Justiça Desportiva não cessam. Expulso no clássico contra o Flamengo, no último domingo, dia 14 de março, o zagueiro Titi pode amargar gancho pesado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), uma vez que a súmula da partida faz relato complicado em relação ao atleta. Segundo o árbitro Péricles Bassols, o defensor vascaíno se dirigiu a um assistente chamando-o de “babaca”.

Dessa forma, Titi pode acabar denunciado por ofensa à arbitragem , conforme o artigo 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Sob o jogador, pode recair a pena de uma a seis partidas de suspensão, além de multa no valor de R$ 100 a R$ 100 mil. E pior. O atleta pode ser enquadrado no parágrafo 1º do artigo em questão (se a ação for praticada por atleta (...) contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem), quando a pena mínima é de quatro partidas fora.

Como levou o vermelho no clássico, o defensor está fora do próximo compromisso do Vasco no Estadual, sábado, 20, às 17h, contra o Olaria, quando cumprirá suspensão automática. Esta é descontada de uma eventual pena futura. Em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br, o procurador-geral do TJD/RJ, André Luiz Valentim, garantiu que os julgamentos referentes ao clássico deverão acontecer já na próxima semana. Ou seja, caso pegue um gancho superior a um jogo, Titi ficará fora também do confronto com o Fluminense, no dia 28.

No relatório disciplinar da partida, consta que, após o término da partida, o assistente Eduardo de Souza Couto informou ao árbitro que o zagueiro, ainda dentro de campo e próximo ao círculo central, proferiu-lhe as seguintes palavras: “Você é um babaca! Você é um babaca!”. Titi foi expulso de forma direta pelo árbitro.

Pelo mesmo jogo, o volante Rafael Carioca corre o risco de ser denunciado por cotovelada em Juan, no segundo tempo da partida. Na ocasião, o árbitro mandou o jogo seguir, mas a Procuradoria do TJD/RJ solicitou a fita com as imagens para possível denúncia contra o vascaíno, que pode responder por agressão física.

Fonte: Justiça Desportiva