Futebol

Tita e Dinamite relembram título do Campeonato Carioca de 1987

Neste sábado, dia 9 de agosto, o torcedor do Vasco mais saudoso tem motivos de sobra para comemorar. Há 21 anos, em 1987, o time da Colina vencia o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, e conquistava o Campeonato Carioca. Curiosamente, o autor do gol do título assumiu o comando da equipe de 2008 na última quinta-feira, após a saída de Antônio Lopes. Além de relembrar com saudade da época, Tita sabe que sua missão agora é bem mais complicada e que tem a missão de resgatar o sorriso no rosto dos vascaínos.

Além da curiosidade de Tita ser o novo treinador da equipe, o lance do gol do título teve uma participação fundamental de Roberto Dinamite, hoje presidente do clube de São Januário.

- Lembro muito bem daquela época. O Romário foi o artilheiro do campeonato, com 16 gols, o Roberto fez 15, e eu fiz 14. Foi realmente uma bela conquista - relembra o treinador vascaíno.

O presidente cruzmaltino, Roberto Dinamite também fala do lance com saudade, mas prefere não polemizar com o rival.

- Aquela matada no peito foi realmente muito bonita. Depois, o Tita fez um belo gol sobre o nosso rival - conta Dinamite.

Curiosamente, o Vasco também passava por uma seca de títulos. A última conquista da equipe antes de levantar o Carioca de 1987 havia sido em 1982, quando sob o comando de Antônio Lopes venceu o Estadual. O time da Colina atuou contra o Flamengo com a seguinte formação: Acácio; Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Henrique, Geovani e Luís Carlos (Vivinho); Tita, Roberto e Romário. O técnico era Sebastião Lazaroni.

Fonte: ge