Futebol

Times cariocas sofrem derrotas marcantes na 22ª rodada do Brasileirão

A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro teve um dos jogos mais esperados dos últimos meses. Na quarta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro recebeu o Botafogo em duelo dos dois primeiros colocados no torneio nacional. Se vencesse, a Raposa abriria sete pontos; se perdesse, veria o Botafogo ficar a apenas um.

Em casa, o Cruzeiro contou com um golaço de Nilton e com o poder de decisão de Júlio Baptista para vencer por 3 a 0 e abrir vantagem importante na ponta do nacional. Com 49 pontos na tabela, o clube mineiro ainda contou com o tropeço do Grêmio, terceiro colocado, que poderia chegar a 40 na rodada mas ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Santos, na Arena.

A parte de baixo da tabela também foi cheia de decisões. Em São Januário, o Vasco recebeu o Vitória podendo chegar a 27 pontos e dormir fora da zona de rebaixamento. O time carioca saiu na frente, com André, mas viu a equipe baiana virar e vencer por 2 a 1.

Na contramão de seus rivais, o Fluminense comemorou a vitória em partida importante. No Sul, o Tricolor venceu o Criciúma por 2 a 1, de virada, chegou aos 29 pontos e empurrou a equipe catarinense para a zona de rebaixamento.

Quem parece estar cada vez mais disposto a deixar o risco de queda para trás é o São Paulo. No Morumbi, o Tricolor venceu o Atlético-MG por 1 a 0, venceu a terceira partida seguida, a terceira com Muricy Ramalho no comando, e chegou aos 27 pontos na tabela.

Na penúltima colocação, a Ponte Preta, que já parecia entregue, deu mostras de que pode reagir no campeonato. Em Campinas, a Macaca venceu o Corinthians por 2 a 0 e aumentou a crise no Timão.

Na quinta-feira, mais protagonistas da luta contra a queda entraram em campo. O Flamengo abriu 2 a 0 no Maracanã, mas levou a virada e perdeu por 4 a 2 para o Atlético-PR, se mantendo em situação desconfortável. O resultado fez Mano Menezes, ex-técnico do Mengão, pedir demissão.

No Nordeste, o Bahia segurou a pressão do Internacional, que cansou de acertar bolas na trave, e venceu o Colorado por 2 a 0. Com isso, a equipe gaúcha perdeu a chance de encostar no G4.

Em São Paulo, a Portuguesa, que teve início avassalador, venceu o Náutico por 3 a 0, deixou o Z4 e afundou o Timbu na lanterna da competição.

A rodada teve ainda o empate do Coritiba com o Goiás por 2 a 2 no Couto Pereira.

 

Fonte: Lancenet!