Time precisa de gols, mas atacantes estão mal
O Vasco precisa desesperadamente de gols na final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, contra o Flamengo. Para sonhar com o título, o clube precisa vencer por, pelo menos, dois gols de diferença, o que levaria a decisão para os pênaltis. Mas o problema é que os atacantes do time cruzmaltino estão deixando muito a desejar nesta temporada.
Romário, o artilheiro do Vasco em 2006 com 18 gols, já deixou São Januário. Por isso, em tese, Edílson seria o principal homem-gol do time. Mas o Capetinha está longe de ser a esperança do título. O atacante tem 19 jogos pelo clube e apenas cinco gols no currículo, o que dá uma média de 0,26 gol por jogo.
Para completar, Edílson está em má fase e há sete jogos não balança a rede em campeonatos oficiais. A última vez ocorreu no dia 11 de maio, quando fez o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense, na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Os meias Morais e Ramon, por exemplo, têm um aproveitamento melhor do que o Capetinha. Morais fez dez gols em 35 jogos, média de 0,29. Já Ramon também marcou dez gols, só que em 34 jogos.
Dos atacantes disponíveis para a decisão contra o Flamengo, Valdiram é quem tem o melhor retrospecto. Em 26 jogos, fez 13 gols pelo Vasco em 2006. Porém, o jogador está sem fazer gols há cinco jogos válidos por campeonatos oficiais, completando mais de dois meses de jejum. A última vez foi no dia 21 de maio, na derrota de 4 a 2 para Corinthians, pelo Brasileiro.
Além disso, Valdiram está em baixa com Renato Gaúcho após a atuação apagada no primeiro jogo, na semana passada. Por isso, sua presença em campo ao lado de Edílson é incerta.
- Não tenho preferência sobre o meu companheiro. Também não posso interferir na escalação da equipe. Acho que isso vai depender muito do esquema tático. O Renato é inteligente e vai saber montar o time para a decisão - diz Edílson.
Uma opção seria adiantar o meia Ernane para o ataque. O jogador tem feito bastante esta função e entrou bem contra o Atlético-PR, na última partida. Sofreu, inclusive, a falta que resultou no gol da vitória feito por Andrade. Mas seria uma surpresa vê-lo começando a partida. Quem também espera uma oportunidade é o atacante Valdir Papel, visto como um carrasco do Flamengo na época em que jogou pelo Sport.
- Apesar de não ter feito gols contra o Atlético-PR, ele cumpriu muito bem o que eu pedi. Sua atuação não apareceu para torcida, mas foi importante para o time - analisa Renato Gaúcho.
EM 2006 JOGOS GOLS MÉDIA
Edílson 19 5 0,26
Ernane 30 3 0,10
Ricardinho 11 1 0,09
Valdir Papel 6 0 0
Valdiram 26 13 0,50
Bruno Meneghel 13 1 0,08
Mais lidas
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 4 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 3 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 0 Pedrosa: Pedro Caixinha agrada e pode comandar o Vasco em 2025 TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Com nomes no radar, Vasco mapeia o mercado e posições já estão definidas TOP
- 0 Cincinnati informa que irá exercer a compra de Orellano; Vasco aguarda TOP
- 0 Bruno Lopes treina seguidamente com os profissionais e pode ser novidade TOP