Futebol

Time da virada e do amor! Vascão vence e avança na Sul-Americana

Em má fase no Campeonato Brasileiro, o Vasco apostava todas as suas fichas na Copa Sul-Americana. Apesar de não ter realizado uma grande partida, o time cruzmaltino jogou com garra, venceu o Lanús por 3 a 0 e se classificou para as quartas-de-final da competição continental.

Derrotado no jogo de ida por 2 a 0, o Vasco chegou ao gol da classificação aos 44min do segundo tempo, com Leandro Amaral completando desvio de cabeça de Alan Kardec. Agora, o time respira mais aliviado, já que não vence há cinco rodadas pelo Brasileiro e vinha sendo muito criticado pelos torcedores.

Classificado, o Vasco terá como próximo adversário o vencedor do duelo entre Pachuca e América - ambos do México -. No jogo de ida, o América venceu por 4 a 1, fora de casa, e ficou muito perto de conquistar a vaga e enfrentar o clube cruzmaltino pelas quartas-de-final da competição continental.

Depois de um início de primeiro tempo nervoso e de muitos passes errados, o Vasco conseguiu abrir o marcador aos 30min, com Leandro Amaral aproveitando rebote do goleiro Bossio. Mais organizado, o Lanús arriscou alguns chutes de longa distância, mas não ameaçou Silvio Luiz. Na melhor chance da equipe argentina, o atacante Sand desperdiçou.

No segundo tempo, o Lanús manteve a mesma postura defensiva, mas passou a ameaçar o adversário brasileiro nos contra-ataques. Mesmo sem jogar uma ótima partida, o Vasco conseguiu chegar ao seu segundo gol aos 30min, com o lateral Wagner Diniz, um dos melhores em campo esta noite.

Quando o duelo se encaminhava para ser decidido nos pênaltis, o Vasco conseguiu chegar ao gol da classificação. Aos 44min, Guilherme cruzou da esquerda, Alan Kardec desviou de cabeça e Leandro Amaral tocou para o fundo da rede, dando números finais ao confronto e garantindo o time brasileiro na próxima fase da Sul-Americana.

O Vasco agora volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Brasileirão - competição em que o time não vence há cinco jogos -. No mesmo dia, o Lanús terá o Racing, fora de casa, como adversário pelo Campeonato Argentino.

VASCO
Silvio Luiz; Wagner Diniz, Luizão, Julio Santos e Guilherme; Amaral, Perdigão e Andrade; Marcelinho (Alan Kardec), Enílton (Leandro Bomfim) e Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth

LANÙS
Bossio; Graieb (Jiménez), Ribonetto, Hoyos e Velázquez; Ledesma (Biglieri), Pelletieri, Valeri (Blanco) e Frietzler; Acosta e Sand
Técnico: Ramón Cabrero

Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Líber Prudente (URU) e Walter Rial (URU)
Cartões amarelos: Enílton (V), Velázquez (L), Marcelinho (V), Sand (L), Amaral (V), Wagner Diniz (V)
Gols: Leandro Amaral, aos 30min do primeiro tempo; Wagner Diniz, aos 30min, e Leandro Amaral, aos 44min do segundo tempo


PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
6min - Leandro Amaral faz bonito passe para Wagner Diniz, que invade a área do Lanús. O lateral bate de primeira e o goleiro Bossio defende, colocando a bola pela linha de fundo.
30min - GOOOLLL DO VASCO! Após escanteio cobrado por Marcelinho pela direita do ataque, a bola é desviada na primeira trave por Luizão e Bossio faz grande defesa. O rebote fica na pequena área e Leandro Amaral marca.
32min - Valeri cobra falta pela esquerda do ataque do Lanús na grande área do Vasco. A defesa carioca falha no lance e, Sand, livre, recebe passe de peito de Frietzler, tenta a conclusão, mas erra e desperdiça chance incrível.
41min - Velázquez arrisca chute de fora da área e a bola sai à direita de Silvio Luiz.
SEGUNDO TEMPO
18min - Andrade recebe passe de Perdigão próximo a grande área do Lanús. O meio-campista arrisca o chute e a bola sai à esquerda de Bossio
30min - GOOOLLL DO VASCO! Wagner Diniz avança pela direita do ataque vascaíno, leva a jogada para o meio e tabela com Leandro Amaral. O lateral recebe a bola já na grande área argentina e, com liberdade, toca entre as pernas do goleiro Bossio.
44min - GOOOLLL DO VASCO! Guilherme faz o cruzamento pelo lado esquerdo do ataque vascaíno. Alan Kardec desvia de cabeça no meio da área e, na segunda trave, Leandro Amaral conclui para o gol.

Fonte: UOL Esporte