Futebol

Tiago: "O Renato Gaúcho está mexendo com a nossa motivação"

O Vasco está na beira do abismo. Com 26 pontos em 26 jogos, o time enfrenta o Ipatinga, neste domingo, às 16h, no Ipatingão, entre a cruz e a espada. Se vencer, tem boas chances de deixar a zona de rebaixamento, mas uma derrota pode deixá-lo na lanterna do Campeonato Brasileiro. E, para começar a luta contra a degola, Renato Gaúcho promoveu uma verdadeira revolução em São Januário.

Na sua primeira partida, quando tinha apenas três dias no cargo, o treinador sequer teve tempo de fazer grandes alterações no esquema. Com um time ainda com a cara de Tita, Renato Gaúcho acabou derrotado pelo Palmeiras, no Palestra Itália, por 2 a 0. Contra o Ipatinga, no entanto, a história será bem diferente. Além de novidades entre os titulares, o esquema tático cruzmaltino também será bem diferente.

O convencional 4-4-2 de Tita ficou para trás, dando lugar ao 3-5-2, o mesmo que Renato Gaúcho usou durante a Libertadores, quando ainda comandava o Fluminense. O treinador ainda irá promover a estréia de dois reforços recém-contratados pela diretoria: o lateral-direito Baiano e o zagueiro Fernando. Além deles, o lateral-esquerdo Valmir, que não participou de nenhuma partida sob o comando de Tita, também fará sua "reestréia" após um longo período de inatividade.

No ataque, o setor mais forte do Vasco, a únca mudança será no posicionamento. Tanto com Tita quanto com Antônio Lopes, Edmundo jogava mais recuado, ajudando no meio-campo. Agora, Renato já deixou bem claro que o lugar do Animal é no ataque.

"Ele tem qualidade para jogar no meio, isso nós sabemos. No entanto, é difícil colocar um jogador de 37 anos para marcar. O Edmundo tem muita qualidade e inteligência, mas tem que jogar no lugar certo, que é o ataque", diz o técnico.

Motivação

Durante sua carreira como treinador, Renato Gaúcho sempre foi conhecido como um grande motivador. E, em sua segunda passagem pelo Vasco, seu estilo parece não ter mudado muito. Entre os próprios jogadores, o clima é de confiança, ao contrário do que vinha acontecendo nas últimas semanas.

"O Renato Gaúcho está mexendo com a nossa motivação, está nos passando confiança. Estamos trabalhando muito forte e todos aqui sabem que ele tem capacidade para ajudar a equipe a subir na tabela. Claro, tudo isso também dependerá de nós, jogadores", diz o goleiro Tiago, que reconquistou a posição de titular com a chegada de Renato.

Fonte: JS Online