Terminar o 1° turno da Série B no G4 pode ser sinônimo de acesso; entenda
O primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim nesta quarta-feira, com Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio, todos campeões brasileiros, na zona de classificação para a Primeira Divisão. Após metade do campeonato, os quatro clubes saíram na frente e podem ser considerados favoritos na corrida pelo acesso.
Agora, essas equipes precisam confirmar a permanência no G-4, após as 19 rodadas que ainda serão disputadas, para comemorar a vaga na Série A do ano que vem. Na era dos pontos corridos da Série B, 70% dos times que subiram para a elite terminaram o primeiro turno entre os quatro melhores colocados.
O Cruzeiro é líder, com 42 pontos, seguido por Vasco, com 35 pontos, Bahia, com 34, e Grêmio, com 33 pontos.
O ge levantou os números da Série B desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, em 2006. A conclusão é positiva.
Em nove das 16 edições da competição, de 2006 a 2021, três equipes se garantiram na elite depois de figurar no G-4 ao final do primeiro turno.
Além disso, em duas edições, os quatro clubes que subiram de divisão tinham figurado entre os quatro melhores após a primeira parte do campeonato.
Se somadas todas as 64 vagas conquistadas na Série A desde o início da Segundona na era dos pontos corridos, 45 delas foram garantidas por equipes que terminaram o primeiro turno no G-4, o que representa 70,3% do total.
Outro ponto que merece destaque: é a primeira vez que o G-4 tem uma distância de cinco pontos para o quinto colocado, que é o Tombense.
Série B 2006: dois clubes subiram
Na primeira Série B da era dos pontos corridos, duas equipes que estavam no G-4 após 19 rodadas subiram. O Coritiba foi a decepção. Líder do primeiro turno, o Coxa terminou a competição em sexto lugar, com 59 pontos. Já o Atlético-MG saiu do sexto lugar, na 19ª rodada, com 29 pontos, para ser campeão, com 71 pontos.
Série B 2007: dois clubes subiram
Apenas Coritiba e Vitória terminaram o turno entre os quatro melhores e se classificaram. Já o Marília saiu do G-4 e perdeu fôlego na briga pelo acesso ao ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de seis pontos, pela escalação de um jogador irregular. Quem também decepcionou foi o Criciúma, que foi líder do primeiro turno e ficou fora do G-4 no final do campeonato.
Série B 2008: três clubes subiram
Três equipes terminaram no G-4 após 19 rodadas e garantiram o acesso depois de 38 jogos - destaque para o Corinthians, líder absoluto da competição desde a segunda partida. O clube paulista passou todas as rodadas no G-4; somou 85 pontos e só perdeu três partidas.
Série B 2009: quatro clubes subiram
A edição 2009 da Série B foi a primeira na era dos pontos corridos na qual todas as equipes que subiram também tinham terminado o primeiro turno no G-4. A diferença é que o Atlético-GO saiu do quarto lugar para ser vice-campeão. O Dragão ficou atrás do Vasco, que liderou nas duas partes.
Série B 2010: três clubes subiram
Em 2010, chamou atenção a arrancada do Coritiba no returno para confirmar o acesso e comemorar o título. O Bahia subiu em 2010, depois de terminar o primeiro turno entre os quatro primeiros colocados. Nesta edição, três clubes se confirmaram na elite após terminar o turno entre os quatro melhores.
Série B 2011: três clubes subiram
A Portuguesa foi o grande destaque desta edição. Depois de fazer um primeiro turno consistente e somar 38 pontos, a Lusa foi campeã com 17 pontos a mais que o segundo colocado, o Náutico. Três equipes confirmaram o acesso após terminar a primeira parte da competição no G-4.
Série B 2012: dois clubes subiram
Em 2012, duas equipes que estavam no G-4 após 19 jogos confirmaram o acesso. O Vitória fez história ao somar 44 pontos em 19 rodadas, mas passou dificuldade para garantir o acesso. Terminou em quarto lugar, com 71 pontos. Curiosidade: esta foi a única edição em que todos os clubes subiram com mais de 70 pontos.
Série B 2013: três clubes subiram
O Palmeiras foi bicampeão da Série B em 2013, com uma campanha constante. Outro time que não sofreu na competição foi a Chapecoense. O clube catarinense subiu em segundo lugar, com nove pontos de vantagem para o Sport, terceiro colocado. Essas três equipes estavam no G-4 ao fim do primeiro turno. Já o Paraná perdeu a vaga para o Figueirense.
Série B 2014: três clubes subiram
Naquele ano, o Ceará deixou escapar o acesso após terminar o primeiro turno na liderança. Após somar 35 pontos em 19 jogos, o Vozão finalizou a Série B na oitava posição, com 57 pontos. Já Avaí, Joinville e Vasco confirmaram a vaga na elite depois de terminarem o primeiro turno no G-4.
Série B 2015: três clubes subiram
A boa surpresa desta edição foi o Santa Cruz, que terminara o primeiro turno na oitava posição, com 28 pontos, e garantiu o acesso com 67 pontos, na segunda colocação. O Botafogo repetiu a pontuação da primeira parte da competição e sagrou-se campeão. Esses clubes e o Vitória se confirmaram na Primeirona depois de terminarem o turno no G-4.
Série B 2016: dois clubes subiram
Apenas duas equipes conquistaram o acesso depois de terminarem o primeiro turno entre os quatro melhores da Série B. O Vasco, em terceiro lugar com 65 pontos, e o Atlético-GO, que garantiu o título ao somar 43 pontos no returno.
Série B 2017: três clubes subiram
Três clubes que terminaram a primeira parte da Série B 2017 no G-4 confirmaram suas vagas no Brasileirão do ano seguinte. Destaque para o América-MG, que superou o Internacional e sagrou-se campeão da Segundona. O Coelho fez 36 pontos, no primeiro turno, e confirmou o título ao alcançar 73 pontos.
Série B 2018: dois clubes subiram
Pelo segundo ano seguido, o Vila Nova deixou escapar um acesso depois de terminar no G-4 ao fim do primeiro turno. O Atlético-GO também perdeu a chance de subir depois de terminar o turno entre os quatro melhores colocados. Com isso, apenas duas equipes se mantiveram na zona de acesso. Destaque para o Fortaleza, campeão com nove pontos a mais que o CSA, segundo colocado.
Série B 2019: quatro clubes subiram
A edição 2019 foi a segunda na qual os quatro times que subiram também tinham concluído o primeiro turno no G-4. Na competição, dominada pelo Bragantino, o Sport saiu do quarto lugar para ser vice-campeão. Já o Atlético-GO garantiu o acesso na quarta posição, ao somar 31 pontos em cada turno.
Série B 2020: três clubes subiram
A curiosidade desta edição é que todos os times que subiram para a Primeira Divisão têm como cores dominantes o verde. O único que não figurou no G-4 ao final do primeiro turno foi o Juventude. A equipe gaúcha se juntou a Chapecoense, América-MG e Cuiabá. Essas três agremiações confirmaram a vaga na elite depois de terminarem a primeira parte do campeonato entre as quatro melhores.
Série B 2021: três clubes subiram
O Botafogo foi campeão com uma campanha de recuperação. Depois de somar 29 pontos no primeiro turno, na oitava posição, o clube carioca fez 41 pontos na parte final do campeonato. Os outros três clubes que subiram fizeram campanha de G-4 no primeiro turno.
Fonte: Globo Esporte