Categorias de base

Temporada do Vasco nas categorias de base foi conturbada

O ano na categoria de base cruz-maltina tem sido conturbado. O clube teve de passar por situações como a morte de Wendel Venâncio, de apenas 14 anos, após sofrer mal súbito durante teste no CT de Itaguaí, até a interdição, por parte do Ministério Público, dos locais utilizados pelos jovens jogadores, com a alegação de que não correspondiam ao mínimo necessário.

Em setembro, houve mudanças no comando da base, quando Humberto Rocha, então coordenador, pediu demissão. Pouco depois, o ex-zagueiro vascaíno Mauro Galvão assumiu o posto. Sorato, que veio na mesma leva, ficou como técnico do time sub-20, na vaga de Galdino.

Recentemente, o clube apresentou o CT de Itaguaí e alojamentos em São Januário com as reformas exigidas pelo poder público.

Há a intenção de que a partir de janeiro se ofereça ainda mais melhorias para que possa haver uma integração maior dos locais de treino com o estudo dos jogadores.

Em campo, o ano também não foi dos melhores e o time acumulou alguns fracassos nas competições. Alguns jogadores foram promovidos aos profissionais. Porém, até o momento, dois parecem despontar: os meias Marlone e Jhon Cley, elogiados por Marcelo Oliveira.

Comparações com outros clubes

Uma das coisas que tem chateado ainda mais as pessoas que trabalham nas categorias de base do Vasco é, de acordo com o funcionário que falou com o LANCENET!, a comparação com os outros clubes.

Segundo ele, nos jogos das competições das categorias inferiores, sempre há conversa entre os membros das equipes e os outros grandes clubes do Rio estão mais organizados e com o salário em dia.

– É complicado, nós ficamos chateados com isso. Sempre estamos trabalhando e dando o nosso melhor, mesmo com os atrasos. Mas aí sabemos que os outros clubes grandes do Rio estão em dia e com toda a estrutura de trabalho, enquanto nossos vencimentos estão atrasados – disse ele, ressaltando que, atualmente, o que é oferecido à base vascaína equivale aos clubes de menor investimento.

Fonte: Lancenet!