Técnico que lançou Lyncon como zagueiro não se surpreendeu com gol do cria
Lyncon, de 19 anos, deu uma de atacante no domingo e marcou seu primeiro gol como profissional, na vitória por 2 a 1 sobre o Inter, fora de casa. Quem acompanha o zagueiro desde o início não se surpreendeu com o lado artilheiro do cria, que chegou ao Vasco quando tinha 10 anos.
- Sempre teve esse lado ativo de se lançar ao ataque. Na base, mesmo se não fizesse o gol, estava sempre encostando nessas bolas - afirmou Silvestre dos Anjos, treinador de Lyncon na base vascaína.
Antes de pisar em São Januário, Lyncon jogava como atacante. Ele precisou ser convencido da mudança de posição para jogar no Vasco, mas nunca deixou de se arriscar no ataque.
Responsável pela mudança, Silvestre dos Anjos, ex-treinador da base do Vasco, captou Lyncon em 2016, após observá-lo em ação em um jogo em Itaboraí.
- Eu era treinador do sub-10 do Vasco e gostava de oportunizar os jovens. Estava de folga, fui dar uma olhada nesse jogo e vi o Lyncon se destacando. Quando acabou, conversei com o rapaz do projeto "Sonho de Criança" e perguntei ao Lyncon se ele queria jogar no Vasco, mas como zagueiro. A gente precisava de um zagueiro e eu vi alguns elementos interessantes nele - contou Silvestre ao ge.
O pequeno jogador aceitou o desafio, e Silvestre dos Anjos o ajudou na transição. O treinador acompanhou Lyncon até a categoria sub-13 e viu o zagueiro marcar muitos gols na base.
- Ele aceitou de início, depois queria jogar de novo no meio e no ataque, mas conseguimos conversar com ele. O desfecho a gente viu contra o Inter, acho que é o início de uma bela caminhada - afirmou o treinador, que completou:
- Ele conseguiu se adaptar rápido e não perdeu o ímpeto de marcar gols. É um zagueiro que ultrapassa, aparece bem no ataque. Sempre teve esse desejo de chegar no ataque, mas conversamos muito para ele ter essa assimilação. No sub-12, ele já estava totalmente ambientado.
Além das características que o ajudam a se destacar no campo, Lyncon também aparece no vestiário. Desde muito jovem, ele tomava a frente na conversa com os colegas, como é possível ver no vídeo que está no topo desta reportagem. O Vasco ganha um reforço dentro e fora dos gramados.
- Um garoto com boa velocidade, boa recuperação, desde muito pequeno com uma liderança nata, sempre motivando os companheiros e mostrando muita coragem. Por isso, foi nosso capitão. Tem facilidade para pegar na bola. Uma coisa muito marcante nele é a positividade, é um cara muito positivo - destacou o ex-treinador de Lyncon.
No ano passado, Silvestre reencontrou Lyncon e outros jogadores da geração 2005 que ele ajudou a montar no Vasco. O treinador estava no Sampaio Corrêa-RJ e enfrentou o zagueiro em um amistoso.
O jogo contra o Inter foi a primeira chance de Lyncon no profissional em 2024. No ano passado, o zagueiro havia atuado nos dois primeiros jogos do Carioca, quando o Vasco escalou um time reserva.
Fonte: geMais lidas
- 1 O que se entende nos bastidores do Vasco sobre Marinakis TOP
- 0 Copinha 2025: Data, horário e local de Corinthians x Vasco, pelas quartas TOP
- 0 NTV: Livre no mercado, Matheus Uribe tem conversas com o Vasco TOP
- 0 Expectativas sobre novos nomes crescem no Vasco TOP
- 0 Dois do elenco principal podem ser titulares contra o Boavista TOP
- 0 Nicola: Brian Rodríguez 'força a barra' para sair do futebol mexicano TOP
- 0 Copinha 2025: Vasco terá que resolver a situação de Alegria após competição TOP
- 1 Copinha 2025: Corinthians quer a mudança de horário do jogo contra o Vasco TOP
- 0 Vendas no Vasco aumentam a receita da SAF TOP
- 3 Léon Lecanda, sobre Brian Rodríguez e Vasco: 'Muito longe de um acordo' TOP