Futebol

Técnico do Flamengo coloca Vasco entre favoritos do Brasileirão

Ainda invicto no Campeonato Brasileiro após 15 rodadas, o vice-líder Flamengo alcançou uma marca expressiva nesta temporada: Vanderlei Luxemburgo, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e companhia não sabem o que é perder há exatos 100 dias - no Twitter, a tag #100diasinvicto é um dos assuntos mais comentados desde as primeiras horas deste sábado.

O único revés da temporada foi em 5 de maio, contra o Ceará, no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Engenhão. Custou caro, já que um empate em Fortaleza tirou o clube da competição e adiou o sonho de garantir vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Disputando ponto a ponto a liderança do Brasileirão com Corinthians e São Paulo, o Rubro-negro ainda não conseguiu se consolidar no topo. O time chegou a assumir a ponta após vencer o Coritiba por 1 a 0 na rodada passada, mas caiu logo em seguida após o empate entre Santos e Corinthians, em jogo atrasado. No planejamento de Luxemburgo, a hora de liderar se aproxima.

\"Ponto corrido tem que planejar e eu dividi em fases. Na primeira fase, a primeira parte do planejamento, a meta era estar entre as três, quatro equipes que brigam pelo título ali no topo da tabela. O objetivo era não afastar muito porque poderia complicar depois para buscar. A minha preocupação era estar no grupo da frente\", avisou o comandante.

Com a meta cumprida, a intenção agora é embalar, manter a regularidade - o aproveitamento do Mengão, assim como o do Corinthians, é de 73,3% - e somar o maior número de pontos possíveis. Ao longo de sua carreira, Vanderlei Luxemburgo sempre disse preferir arriscar para vencer do que ser cauteloso para garantir o empate. Diante do equilíbrio atual, ele pode repensar a estratégia.

\"Claro que eu queria ter ganho os (seis) empates que eu tive, mas se tivéssemos perdido estaríamos muito longe do Corinthians. Então não é tão mal resultado assim. É um campeonato muito complicado\", disse o técnico, atentando para a desvantagem em número de vitórias em relação aos candidatos mais próximos: Corinthians e São Paulo têm dez e o Fla tem nove.

\"O Corinthians estava com um jogo atrasado, brigou com o Santos e somou um ponto. Não vejo Corinthians em queda e Flamengo em ascensão. Ninguém fala do São Paulo, mas é um clube que me preocupa muito. Tem tradição e chega forte. O próprio Vasco, que perdeu de quatro para o Botafogo, mas tem um grupo muito forte, também vai lutar\", analisou.

O Rubro-negro coloca sua invencibilidade à prova neste domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Fonte: GazetaPress