Site

SV: Jornalistas e vascaínos elegem momentos marcantes dos últimos 20 anos

Nesta terça-feira (25), o SuperVasco completa 20 anos de existência! Nos últimos 20 anos, nossos colaboradores dedicaram seus tempos para trazer as notícias do Vasco da Gama até você, querido leitor. Para isso, nós contamos com a ajuda de diversos jornalistas e perfis na internet para trazer as informações do Vasco.

E, nesta data tão especial, não poderíamos deixar de fora quem fez e faz parte da história desse portal. Por isso, fizemos uma pequena entrevista com nomes da imprensa vascaína. Pedimos para que eles escolhessem alguns momentos e nomes importantes do Vasco nos últimos 20 anos. Confira abaixo:

SuperVasco: QUAL O GOL MAIS MARCANTE DOS ÚLTIMSO 20 ANOS E POR QUÊ?

André Marques, Rádio Tupi - Twitter - Instagram - YouTube 

“Éder Luís contra o Coritiba, no Couto Pereira, na decisão da Copa do Brasil 2011.”

Carlos Gregório Júnior, Vasco - Twitter - Instagram 

“Éder Luis, contra o Coritiba, na final da Copa do Brasil de 2011. Acredito que tenha sido o mais importante pelo que representou. O Vasco da Gama voltou a ser campeão nacional após 11 anos. Foi uma conquista inédita e que fez uma geração de vascaínos ser feliz pela primeira vez.”

Fábio Azevedo, Fox Sports - Twitter - Instagram - Facebook 

“Este século não traz grandes recordações para o torcedor, mas creio que o gol do Souza, após o cruzamento de letra do Léo Lima, marcou.”

Fred Gomes, GloboEsporte - Twitter - Instagram

“Juninho. Precisa responder por quê (risos)?”

Gilmar Ferreira, Extra - Twitter - Instagram - Coluna Gilmar Ferreira/Extra

“Gol do Éder Luís, que deu o título da Copa do Brasil ao Vasco, em 2011. Um título que coroava o final de um já incômodo jejum de conquistas.”

Joel Silva, Esporte News Mundo - Twitter - Instagram

“Sem dúvida o gol do título da Mercosul, o terceiro do Romário sobre o Palmeiras, na vitória vascaína por 4 a 3. Em dezembro completa 20 anos, portanto aquele gol ainda pode ser escolhido. Aquele gol representou a maior virada da história do futebol mundial, dando a Copa Mercosul ao Vasco na casa do adversário, não há como não ser o gol mais marcante.”

Rodrigo Campos, revista Papo Cabeça e YouTube Gol é Festa - Instagram - Facebook 

“Foram muitos, mas o gol do Romário, o quarto, contra o Palmeiras , na Mercosul. Pela importância do gol, o momento, a dramaticidade do jogo.”

Blog do Garone, Lance! - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Para o clube, sem dúvida alguma o do Éder Luís, contra o Coritiba, que garantiu o título da Copa do Brasil em 2011. Foi o ponto alto do Vasco nesse século. Mas saindo um pouco do óbvio, tirando a importância competitiva, acredito que o mais marcante tenha sido o do Juninho Pernambucano contra o Corinthians, em seu retorno, também em 2011. Um gol que o vascaíno esperou 10 anos pra ver novamente e aconteceu com apenas um minuto de jogo, e logo de falta.”

Detetives Vascaínos - Twitter - Instagram

“Romário, aos 48 do segundo tempo, contra o Palmeiras, pela Mercosul. Aquele gol provou que o Vasco é o time da virada, é o time do amor. Um gol e um jogo que ficou pra história do futebol brasileiro, quiça, mundial!”

Expresso 1898 - Twitter - Instagram

“Gol do Romário. Ali, aos 48 do segundo tempo, foi selada a maior virada do futebol mundial. Um dia inesquecível para o torcedor vascaíno.”

O Almirante - Twitter - Instagram

“O quarto gol na final da Mercosul. Aquele foi um momento transcendental pro clube e para a história do futebol, a maior virada em uma decisão, além de ser uma final de competição internacional, o fato de ser no campo do adversário, ter ficado com 10 jogadores e começar o jogo perdendo de 3 x 0.”

PDE Vasco - Twitter

“Gol de Éder Luís na final da Copa do Brasil 2011, porque foi o gol do título mais importante dos últimos 20 anos.”

Túnel do Tempo - Instagram

“Tem muitos, mas de beleza considero do Diego Souza em 2012, aquele golaço contra o Lanús na Libertadores. Mas, o mais importante, acho que foi das quartas de final da Copa do Brasil, Vasco x Athletico-PR em São Januário. Vasco sendo eliminado naquele jogo duríssimo e já encaminhando pro fim do jogo: Élton marca e nos põe na Semifinal. Acho que aquele valeu o título.”

Análise Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“São muitos, mas o gol do Leandro Amaral contra o Lanus, na Sul Americana de 2007, foi espetacular. O motivo é porque o Leandro Amaral foi um dos meus ídolos na adolescência, era um jogo difícil, o Vasco tinha acabado de lançar a música do gol do Juninho e a atmosfera de São Januário era linda, não estava lá, mas acompanhei pela TV (risos).”

Atenção, Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Romário, contra o Palmeiras na Mercosul, e pela maneira como conquistamos. Emoção pura.”

A Voz do Vascaíno - Twitter - Facebook - YouTube

“O quarto gol na Mercosul contra o Palmeiras. Porque sacramentou a virada do século, a maior do futebol mundial.”

Caldeirão Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“O terceiro gol do Vasco na final contra o Coritiba, em Curitiba.  Porque ali eu tive a certeza que seríamos campeões da Copa do Brasil em 2011 e eu estava lá.”

Fala Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Gol do Éder Luis que praticamente deu o título da Copa do Brasil 2011.”

FutBolaço Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“O gol mais importante do clube nos últimos 20 anos , pra mim, foi o do Éder Luís contra o Coritiba na final da Copa do Brasil, no Couto Pereira , sem dúvidas aquele gol é inesquecível!”

Machão da Gama - Instagram - YouTube

“Gol do Éder Luís, contra o Coritiba, na final da Copa do Brasil. Pra mim, que estava no Couto Pereira nesse dia, foi a melhor sensação que já senti na vida. Um misto de euforia, alívio e todos os sentimentos possíveis. Sem dúvidas o gol mais importante da nossa geração.”

Na Torcida Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Juninho, no Monumental.”

Super Papo Vascaíno - Twitter - YouTube

“Dos últimos 20 anos, conta depois do ano de 2000. Sendo assim, meu gol escolhido do Vasco será o do Éder Luís, o segundo gol do segundo jogo da final daquela Copa do Brasil de 2011, pois nos garantiu o nosso único título de âmbito nacional nesses últimos 20 anos.”

Vascaíno do Cerrado - Twitter - Instagram - YouTube

“Gol do Romário do título da Mercosul do ano de 2000. Porque quando o Vasco empatou o jogo, eu tinha certeza que o jogo não iria para os pênaltis. O Palmeiras sentiu o golpe e veio o gol do título. A VIRADA DO SÉCULO."

Vascaíno Tem Voz - Twitter - Instagram - YouTube

“Éder Luiz em 2011, na final da Copa do Brasil. Quase tive um infarto (risos).”

SuperVasco: QUAL O JOGO MAIS MARCANTE DOS ÚLTIMOS 20 ANOS?

André Marques, Rádio Tupi - Twitter - Instagram - YouTube 

“Coritiba 3 x 2 Vasco, decisão da Copa do Brasil 2011.”

Carlos Gregório Júnior, Vasco - Twitter - Instagram 

“O jogo mais marcante não tinha como ser outro: a final da Copa do Brasil. O Vasco saiu da fila depois de 11 anos sem ganhar um título nacional, foi um momento realmente inesquecível para todos. Eu estava presente lá como torcedor, pude acompanhar de perto aquela partida, toda a ansiedade, a apreensão antes daquele jogo, e depois, se pegar os vídeos do Vasco chegando no Rio de Janeiro, da festa dos vascaínos pelo Brasil inteiro, você vê o que representou aquele título e o quão importante ele foi para a história recente do Vasco. Essa geração atual de torcedores do Vasco, essa galera de nasceu em 98, 99, eles não pegaram aquela época vitoriosa do Vasco. Claro que assistem no Youtube, mas eles não pegaram, então esse título de 2011 foi um título que marcou pra todo mundo, pra minha geração, pra geração que se tem agora, então nos últimos 20 anos, com certeza foi o jogo mais marcante."

Fábio Azevedo, Fox Sports - Twitter - Instagram - Facebook 

“Sem dúvida nenhum, a final da Mercosul, em dezembro de 2000. Por toda dramaticidade da partida, final na casa do adversário e por estar perdendo por 3 x 0 no 1º tempo. Alcançar a virada da forma que foi, transformou em um dos maiores jogos da história do futebol mundial. A questão é que isso já faz 21 anos. Então, para ficar em 20 anos, escolho a decisão da Copa do Brasil, em 2011, no Couto Pereira."

Fred Gomes, GloboEsporte - Twitter - Instagram

“Palmeiras 3 x 4 Vasco."

Gilmar Ferreira, Extra - Twitter - Instagram - Coluna Gilmar Ferreira/Extra

“A final do Brasileiro de 2000, contra o São Caetano, disputada em 2001. Porque acabou simbolizando o fim de um ciclo glorioso iniciado em 1997."

Joel Silva, Esporte News Mundo - Twitter - Instagram

“Quanto ao jogo, ficarei com o do título da Copa do Brasil de 2011, por tudo que ele representou ao vascaíno naquela ocasião. Longo jejum de títulos importantes, retomada da auto-estima após uma queda para a Série B. Pena que os anos seguintes não foram dignos do Vasco, mas aquele jogo representou toda a grandeza do clube."

Rodrigo Campos, revista Papo Cabeça e YouTube Gol é Festa - Instagram - Facebook 

“Vasco x Palmeiras em 2000."

Blog do Garone, Lance! - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Vou tentar fugir do óbvio mais uma vez, que seria a final contra o Coxa. Meu voto iria para o 8 a 3 sobre o Aurora, da Bolívia, em São Januário, também em 2011. É a maior goleada da história do Vasco em um jogo de competição sul-americana. Sem dúvida, um jogo que vai ficar marcado na memória do torcedor."

Detetives Vascaínos - Twitter - Instagram

“Não poderia ser outro. Jogo contra o Palmeiras na disputa pela Mercosul. Virada do século. Testou o coração de todos os vascaínos!"

Expresso 1898 - Twitter - Instagram

“Final da Mercosul, sem dúvida. Final da Mercosul, sem dúvida."

O Almirante - Twitter - Instagram

“É difícil ter uma resposta que não seja a final da Mercosul. Justamente por tudo que aconteceu naquele ano, as decisões que o Vasco perdeu, sendo uma delas para o próprio Palmeiras. A conquista desse título foi muito importante para o time ganhar confiança e vencer o Cruzeiro nas semifinais do Brasileiro. Lembrando que fomos campeões do João Havelange (Brasileirão) em 2001. Portanto, a final da Mercosul impactou positivamente na conquista do nosso tetracampeonato brasileiro."

PDE Vasco - Twitter

“Vasco x Coritiba, na final da Copa do Brasil 2011."

Túnel do Tempo - Instagram

“Vou voltar ao limite dos 20 anos (risos). Final da Mercosul 2000, a virada do século: Vasco x Palmeiras, uma final na casa do adversário, com um jogador a menos, perdendo de 3x0 e virar para 4x3, essa não tem como comparar."

Análise Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“Palmeiras 3 x 4 Vasco, em 2000. O motivo é que esse foi o meu primeiro título que eu lembro como torcedor, tinha apenas 5 anos e meu pai e eu fomos dormir quando estava 3-0. Só acordamos porque a vizinha gritou e quando ligamos a TV estava 3-2 e quando o Vasco virou, meu pai perdeu a voz de tanta emoção, foi uma noite marcante pra mim."

Atenção, Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Vasco x Coritiba, na decisão da Copa do Brasil."

A Voz do Vascaíno - Twitter - Facebook - YouTube

"Palmeiras x Vasco, último jogo da final da Mercosul de 2000."

Caldeirão Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Com certeza a virada do século."

Fala Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Final da Mercosul, Palmeiras x Vasco."

FutBolaço Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“O jogo mais marcante não teria como ser diferente: Coritiba 3x2 Vasco, final da Copa do Brasil 2011. Eu costumo dizer que se eu não infartei aquele dia, do coração eu não morro mais! Eu passei muito mal vendo aquele jogo!"

Machão da Gama - Instagram - YouTube

“Bom, serei repetitivo: Coritiba 3 x 2 Vasco - Final da Copa do Brasil. Não existe sensação no mundo melhor do que ver seu time campeão nacional."

Na Torcida Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Virada histórica no Palmeiras x Vasco.”

Super Papo Vascaíno - Twitter - YouTube

“Um jogo que me marcou muito foi na Arena da Amazônia, Vasco 2 x 0 Flamengo, em 2016, pela semifinal do Campeonato Carioca daquele ano. Desbancou a "marra" com que os jogadores do arquirrival entraram em campo (carregando bandeira e fincando no gramado, inclusive) e garantiu a vaga na final, final essa que vencemos diante do Botafogo e conquistamos o título invicto daquele certame."

Vascaíno do Cerrado - Twitter - Instagram - YouTube

“Janeiro de 2001, Vasco 3 x 1 São Caetano na final da Copa João Havelange, o Vasco se sagra tetra campeão Brasileiro de um campeonato que reuniu 116 clubes. "O MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS"

Vascaíno Tem Voz - Twitter - Instagram - YouTube

“O jogo no qual caímos para segunda divisão pela primeira vez, é algo inesquecível."

SuperVasco: MELHOR JOGADOR DOS ÚLTIMOS 20 ANOS E POR QUÊ?

André Marques, Rádio Tupi - Twitter - Instagram - YouTube 

“Diego Souza. Considero o jogador mais decisivo e marcante do time que conquistou a Copa do Brasil e foi vice brasileiro em 2011."

Carlos Gregório Júnior, Vasco - Twitter - Instagram 

“Essa pergunta é bem difícil. Tivemos ídolos que passaram pelo clube nesse período, Romário, Edmundo, Juninho, Felipe, Pedrinho, o próprio Ramon Menezes, o Fernando Prass, que é o jogador que mais atuou pelo Vasco neste século, o próprio Martín Silva. Também dá pra falar do Nenê, do Diego, do Alecsandro, do Éder Luis que fez o gol do título da Copa do Brasil. No atual elenco tem o Pikachu, que se transformou no maior artilheiro da história na posição dele, o Castan que vale citar por todo o comprometimento que ele tem como Vasco. Mas, eu fico com o Dedé, porque ele foi a grande referência daquele time do Vasco de 2011. Foi o jogador que conseguiu atuar em alto nível, naquela temporada nenhum jogador jogou mais que o Dedé. Naquele momento, o foco estava todo em cima dele, ele conseguiu ser convocado para a Seleção Brasileira, algo que o Vasco não tinha há muito tempo, ele era o ídolo infantil, ídolo da torcida, era o cara que a torcida brincava na época na questão de memes, então eu fico com o Dedé por tudo que ele representou, por ele ter sido o grande mito, o grande comandante daquela equipe de 2011, embora não fosse o comandante técnico lá na frente, era o cara que dava segurança para o torcedor. Quando o Dedé jogava, o torcedor se sentia seguro. Então por isso que eu fico com o Dedé, mas obviamente sem desconsiderar os outros."

Fábio Azevedo, Fox Sports - Twitter - Instagram - Facebook 

“Fico com Leandro Castan. Jogador que tinha outras propostas, mas preferiu jogar no Vasco. Capitão, líder e com muito potencial."

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brLeandro Castan

Fred Gomes, GloboEsporte - Twitter - Instagram

“Edmundo. O ano de 1997 dele é muito acima da média. Depois daquela temporada, ninguém teve tanto destaque individual. Nem Neymar, nem Ronaldinho e nem o próprio Baixinho Romário."

Gilmar Ferreira, Extra - Twitter - Instagram - Coluna Gilmar Ferreira/Extra

“Romário. Pelos feitos memoráveis que protagonizou, atingindo marcas que enriqueceram a história do Vasco."

Joel Silva, Esporte News Mundo - Twitter - Instagram

“Nos poucos momentos de protagonismo, o Vasco se destacou por ter um coletivo forte. Os anos de 2011 e 2012 são provas disso. Felipe e Juninho eram os ídolos, tendo ao lado jogadores interessantes como Diego Souza, Dedé e Fernando Prass. Martin Silva representou o Vasco em duas Copas do Mundo, mas fico com Romário. Há 20 anos, o Baixinho foi o dono daquele time campeão Brasileiro e da Mercosul. Além disso, em 2005, foi o artilheiro do Brasileirão. "

Rodrigo Campos, revista Papo Cabeça e YouTube Gol é Festa - Instagram - Facebook 

“Romário. Ele foi o melhor atacante de área que eu vi jogar. Dentro da área, ele é o verdadeiro fenômeno."

Blog do Garone, Lance! - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Romário. Por mais que não tenha conquistado nenhum título com o Vasco nesse século, que muitas vezes seja contestado por parte da torcida como ídolo, por ter jogado no Flamengo. O Baixinho é o maior artilheiro do clube nesse período com 131 gols, quase o triplo do 2º colocado na lista, que é o Élton, com 52 gols. Por muito tempo a referência do time foi o seu camisa 11, dentro e fora do campo. Além, claro, de ter sido um jogador muito acima da média, tanto que conseguiu ser artilheiro do Campeonato Brasileiro às vésperas de completar 40 anos de idade, em 2005."

Detetives Vascaínos - Twitter - Instagram

"Sem dúvida, Romário. A partir de 2000, atingiu números incríveis pelo Vasco e ajudou o clube em conquistas importantes. O baixinho desequilibrava."

Expresso 1898 - Twitter - Instagram

“Romário. Ninguém como ele, recentemente, fez o vascaíno tantas vezes vibrar de alegria. Sua presença em campo campo era certeza de bola na rede. Sem contar o feito absurdo dos 1000 gols, em São Januário, que está na história."

Foto: Paulo Pinto / Agência EstadoJuninho Paulista e Romário: em qual posição está a virada de 2000?


O Almirante - Twitter - Instagram

“Romário de Sousa Faria. O melhor jogador revelado na história do Vasco da Gama. Artilheiro de 3 edições do Campeonato Brasileiro."

PDE Vasco - Twitter

“Felipe, porque retornou ao Vasco após um longo tempo e conquistou mais um título importante pelo clube."

Túnel do Tempo - Instagram

“Já vi bons jogadores e ídolos nesses 20 anos: Romário, Edmundo, Leandro Amaral, Diego Souza foi fantástico também e tantos outros na memória. Costumo dizer que até quando o time está ruim, há algo bom a destacar. Germán Cano, com esse início dele no Vasco, eu já tô muito iludido (risos). Ele é decisivo, matador, vai ser muito ídolo por aqui. Tá fazendo um início que nunca vi antes."

Análise Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“Fico entre quatro: Felipe, Leandro Amaral, Diego Souza e Dedé, mas o melhor destes quatro foi o Felipe. O motivo é porque quando ele voltou, estava cercado de desconfiança, mais velho e, mesmo assim, arrebentou em 2011, além de ter ido muito bem em 2010 e 2012."

Atenção, Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Juninho Pernambucano. Na despedida em 2000 e no Brasileiro de 2011, mostrou que a idade não tem problema algum. Ídolo máximo."

A Voz do Vascaíno - Twitter - Facebook - YouTube

"Romário. Fundamental para um Campeonato Brasileiro e Mercosul, além de grandes vitórias do Vasco. Fora isso, com seu projeto de 1000 gols, levou o Vasco a ser visto naquele momento no mundo inteiro."

Caldeirão Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Mauro Galvão, por toda a sua liderança e garra dentro de campo." 

Fala Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Edmundo, pela campanha de 97, responsável pelo crescimento da equipe que anos depois se tornaria uma das maiores do mundo."

Foto: GoogleEdmundo (Vasco x M. United)

FutBolaço Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“Acho que essa resposta não vai ter uma unanimidade. Tivemos bons momentos do Diego Souza, Nenê, Alex Dias, Leandro Amaral, Romário em 2001, Júninho e Felipe (2011/2012), mas todos esses as passagens foram curtas,se considerarmos de 2001 a 2020. O que mais me marcou nesses últimos 20 anos foi o Dedé, o que esse cara jogava no Vasco era absurdo, ganhou um título importante e diferente de alguns citados acima, jogou um período um pouco maior, infelizmente após a saída a relação não é a mesma. Mas, foi meu maior ídolo nesses últimos 20 anos!"

Machão da Gama - Instagram - YouTube

“Felipe Maestro. Além de ter conduzido a equipe em 2011 com a sua técnica e visão de jogo fora de série, é um verdadeiro vitorioso. O maior campeão da história do Vasco."

Na Torcida Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Edmundo.”

Super Papo Vascaíno - Twitter - YouTube

“Difícil cravar o melhor jogador em uma época tão difícil como foi (e tem sido) para o Vasco nessas últimas duas décadas, mas tendo que apontar um, e até mesmo pelo carinho com que a torcida o nutriu e que foi recíproca quando em sua passagem pelo Club, eu escolheria Dedé, pela sua importância e por já ter sido considerado um ídolo pela torcida."

Vascaíno do Cerrado - Twitter - Instagram - YouTube

“Pergunta muito difícil, porque o Vasco revelou grandes jogadores em todas as posições, bons goleiros, artilheiros matadores, enfim grandes craques. Não vou ficar no muro, tem um jogador que para mim, é o melhor por ser além de craque dentro de campo, e não ter jogado no rival, ser um exemplo de atleta fora de campo, o nosso Reizinho Juninho Pernambucano. "EI EI EI O JUNINHO É NOSSO REI"

Vascaíno Tem Voz - Twitter - Instagram - YouTube

“Romário em 2000. Porque é o Romário (risos)."

SuperVasco: MOMENTO INESQUECÍVEL DOS ÚLTIMOS 20 ANOS?

André Marques, Rádio Tupi - Twitter - Instagram - YouTube 

“Vasco 2 x 0 Flamengo, em 2009. Jogo pelo campeonato carioca. Primeiro clássico depois que o Vasco foi rebaixado pela primeira vez."

Carlos Gregório Júnior, Vasco - Twitter - Instagram 

“A associação em massa do ano passado. Num momento em que o Vasco não tinha perspectiva nenhuma de futuro, não tinha pra onde pensar, pra onde correr, a situação financeira era gravíssima, o clube não tinha atingido as metas no que diz respeito a parte financeira de venda de atletas e patrocínio, a torcida foi lá e deu mais uma demonstração de amor e se associou em massa. Mais de 150 mil pessoas se associaram e colocaram o Vasco em primeiro lugar no ranking de sócios torcedores da América Latina. Tem prova de amor mais bonita que essa? E ai, tudo isso coroou o Maracanã com aquela festa maravilhosa, com a presença de vários vascaínos artistas, uma festa vascaína mesmo, o Maracanã lotado com 70 mil pessoas, num momento em que o Vasco não brigava por nada, não brigava por título, não brigava por vaga na Libertadores, tava mais tentando segurar a vaga na Sul-Americana. A torcida deu uma demontração de amor espetacular, que até hoje arrepia, especialmente quando, no intervalo, a Lexa cantou a música 'Nasci pra te seguir', uma música que eu tenho um carinho muito grande por ter ajudado a produzir."

Fábio Azevedo, Fox Sports - Twitter - Instagram - Facebook 

“A conquista da Copa do Brasil. Primeiro título desta competição, em que tinha batido na trave em 2006."

Foto: ReproduçãoTítulo Copa do Brasil

Fred Gomes, GloboEsporte - Twitter - Instagram

“A fase final do Brasileiro de 2000, com show de Romário, Euller e os Juninhos, além da inesquecível final da Mercosul, é claro!"

Gilmar Ferreira, Extra - Twitter - Instagram - Coluna Gilmar Ferreira/Extra

“A eleição de Roberto Dinamite, o maior ídolo do clube, ao posto de presidente, cargo máximo na esfera administrativa."

Joel Silva, Esporte News Mundo - Twitter - Instagram

“Para mim, o momento foi fora de campo. A recepção da torcida após o título da Copa do Brasil foi a cena mais inesquecível. Aeroporto lotado, cidade parada, em plena quinta-feira. Momento memorável."

Rodrigo Campos, revista Papo Cabeça e YouTube Gol é Festa - Instagram - Facebook 

“A Copa do Brasil de 2011. Tive a alegria de narrar quase todos os jogos daquela campanha. A decisão foi marcante demais! Aquele grupo merecia o título."

Blog do Garone, Lance! - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

"Aí não tem como deixar a final da Copa do Brasil de lado. Principalmente por ter sido pouco tempo depois de um rebaixamento, com um time quase todo montado em 2009, pra Série B, com o clube vindo de um jejum de oito anos sem conquistas... O título deu um novo fôlego ao clube e, principalmente, ao seu torcedor. Hoje temos uma geração que tem essa conquista como referência e que por causa dela se tornou vascaíno, ou de alguma maneira reafirmou isso em si."

Detetives Vascaínos - Twitter - Instagram

“20/12/2000. Por seu meu aniversário nesse dia, ganhei um belo presente do Vasco com aquela virada histórica na Mercosul, quando tudo parecia perdido! Ali, eu senti na pele o que é ser vascaíno!"

Expresso 1898 - Twitter - Instagram

“Como já citamos a Mercosul, vale destaque para uma conquista mais recente, a Copa do Brasil.”

O Almirante - Twitter - Instagram

“O quarto gol na final da Mercosul. Aquele foi um momento transcendental pro clube e para a história do futebol, a maior virada em uma decisão, além de ser uma final de competição internacional, o fato de ser no campo do adversário, ter ficado com 10 jogadores e começar o jogo perdendo de 3 x 0.”

PDE Vasco - Twitter

"A conquista da Copa do Brasil 2011."

Túnel do Tempo - Instagram

“A final da Copa do Brasil em 2011, contra o Coritiba. Era um título que não possuíamos e foi sofrido! Um título a nível nacional depois de muitos anos. Graças a Deus conquistamos e foi só alegria!"

Análise Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“Vasco 2 x 1 Bahia, 2009 no Maracanã. Foi meu primeiro jogo no estádio do Maracanã, estava abarrotado e naquele dia Elton meteu um golaço de fora da área, fiquei louco de tão emocionado no dia (risos)."

Atenção, Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Arquibancada do Couto Pereira, na decisão da Copa do Brasil. Chuva logo depois de um jogo em que sofremos muito."

A Voz do Vascaíno - Twitter - Facebook - YouTube

“A conquista da Mercosul."

Foto: Divulgação/VascoMercosul 2000

Caldeirão Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Conquista da Mercosul em 2000."

Fala Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Os 1000 gols do Romário.”

FutBolaço Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“Momento inesquecível vai ser difícil falar só um! O título da Copa do Brasil pra mim foi inesquecível, principalmente pela fase que o clube vivia nos últimos anos, eu já não conseguia ver o Vasco ganhando algo importante. A minha geração é uma geração muito guerreira, a gente só pegou pedreira, então foi o grande título que vi do Vasco. Como eu sou de 1993, as conquistas de 1997 a 2000 eu era muito pequeno, de 4 a 7 anos, não vivi aquilo, apesar de ter vagas lembranças do meu pai comemorando! E o carioca de 2015 também foi marcante, pois tirou a gente de uma fila desde 2003, esse título eu tava no Maracanã com minha esposa, também me marcou muito."

Machão da Gama - Instagram - YouTube

“Não serei repetitivo colocando a final da Copa do Brasil. Desta vez, vou citar a Despedida do Edmundo contra o Barcelona-ECU. Foi um momento muito marcante ver o meu maior idolo de infância se despedindo do futebol. O clima em São Januário estava perfeito e para completar ainda tínhamos Juninho e Felipe na equipe. A festa foi completa: goleada e gols do Animal.”

Na Torcida Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Taça Libertadores.”

Super Papo Vascaíno - Twitter - YouTube

“A conquista da Copa do Brasil em 08 de junho de 2011.”

Vascaíno do Cerrado - Twitter - Instagram - YouTube

“O título da copa do Brasil de 2011. O vascaíno  parou o Rio de Janeiro para receber os jogadores. Um orgulho de ganhar novamente um título nacional que mostrou a força da torcida do Vasco em todo Brasil e no mundo.  "VAI PRA CIMA, VAI PRA CIMA É O TREM BALA DA COLINA"

Vascaíno Tem Voz - Twitter - Instagram - YouTube

“Ter disputado o primeiro mundial interclubes e justamente aqui no Brasil, enfrentando equipes como Manchester e Real Madrid foi inesquecível."

SuperVasco: COMO VOCÊ DEFINE A TORCIDA DO VASCO?

André Marques, Rádio Tupi - Twitter - Instagram - YouTube 

“Espetacular. Não só pela associação em massa, mas por apoiar e estar junto em todos os momentos. Nesses últimos 20 anos, mais momentos ruins do que bons."

Carlos Gregório Júnior, Vasco - Twitter - Instagram 

“A torcida do Vasco eu defino como a mais apaixonada do país. Ela já deu provas disso ao longo da história, na construção de São Januário, na mobilização para a construção do CT, a associação em massa no ano passado. É uma torcida que, embora o Vasco não tenha tido muito sucesso no que diz respeito aos resultados, ela segue firme e fiel ao lado do clube, está sempre engajada nas causas referentes ao Vasco, referentes a história do Gigante da Colina. Então, eu classifico a torcida do Vasco como a mais engajada e mais apaixonada do Brasil, porque não é fácil você estar ao lado do time do seu coração quando o momento não é legal, quando se enfrenta situações diversas, como teve três rebaixamentos, o Vasco tem figurado mais na parte debaixo da tabela do que na parte de cima, mas mesmo assim os torcedores seguem fieis, seguem ao lado do clube, buscando ajudar no que for necessário. Eu não vejo nenhuma outra torcida fazendo isso, até demonstrar amor, lotar estádio, mas, ser engajado em rede social, em doação, em tudo que o clube faz, é muito difícil."

Fábio Azevedo, Fox Sports - Twitter - Instagram - Facebook 

“Apaixonada e leal. Mesmo com inúmeras dificuldades, ela NUNCA abandonou o time. Mesmo sendo mal tratada, ela NUNCA deixou de apoiar. Não é amor passageiro, é amor eterno, recheado de títulos, alegrias, tristezas, mas com MUITA história!"

Fred Gomes, GloboEsporte - Twitter - Instagram

“Incansável. É elétrica no Caldeirão, nunca decepciona quando vai para o Maraca, e resiste bravamente às porradas que administrações nocivas ao clube."

Gilmar Ferreira, Extra - Twitter - Instagram - Coluna Gilmar Ferreira/Extra

"Um símbolo da resistência a lembrar o gigantismo do clube."

Joel Silva, Esporte News Mundo - Twitter - Instagram

“A melhor do Brasil. Poucas torcidas dão demonstração de carinho e fanatismo como a do Vasco. Bancar um CT e fazer do clube o maior em número de sócios, isso após um título de Libertadores do maior rival, não tem explicação, principalmente em meio a tantas dificuldades e vexames."

Foto: Guerreiros da Colinatorcida do vasco

Rodrigo Campos, revista Papo Cabeça e YouTube Gol é Festa - Instagram - Facebook 

“Acho uma torcida diferenciada . Todos os clubes grandes tem torcedores apaixonados. O Vasco só tem torcedores apaixonados. É impressionante e histórico, como essa torcida "compra a briga" pelo clube, em todos os momentos. Ser apaixonado quando a fase é boa, é fácil! A torcida do Vasco ignora fase. Ela respira amor pelo clube, em todos os momentos."

Blog do Garone, Lance! - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

"Ela é o próprio Vasco. E não é de uma forma apenas poética, abstrata. O vascaíno é o próprio Vasco em sua essência e também em sua forma. É ele quem apoia nos momentos difíceis, é ele quem financia direta e indiretamente o clube, é ele que empurra nas arquibancadas, é ele quem dá rosto ao clube. Escrevi um texto certa vez que dizia o seguinte: "O vascaíno não torce por um time que foi fundado. É o oposto. Ele fundou um clube para que pudesse torcer. Fez dele uma expansão de seu amor. E de si, o guardião de sua própria paixão". Acredito que isso representa bem essa relação do torcedor com o clube. "

Detetives Vascaínos - Twitter - Instagram

“Uma torcida apaixonada, fantástica e diferenciada. Com ela, não tem tempo ruim. Apoia o time nas vitórias como também nas derrotas. Hoje, carrega o clube nas costas. Parabéns a esses “gigantes”. Belo exemplo!"

Expresso 1898 - Twitter - Instagram

“Única. Pioneira. Se o Vasco hoje é um Gigante do futebol mundial é graças a sua imensa torcida. Juntos escreveram o nosso principal capítulo: uma Resposta Histórica ao racismo. Lutaram por negros e operários, construíram o maior estádio da América Latina à época, estiveram ao lado do time nos momentos mais difíceis e inimagináveis, conquistaram o topo de sócios no Brasil e, mais uma vez, dando prova da sua força, ergue o nosso Novo CT."

O Almirante - Twitter - Instagram

“A torcida do Vasco é um colosso. Teve envolvimento na criação de São Januário, fez o Vasco da Gama ser o clube com mais Sócio Torcedor na América Latina durante um período, e agora estamos construindo nosso próprio CT através das doações dos torcedores. Eu afirmo com facilidade, não há torcida mais apaixonada que a nossa em nenhum lugar do mundo. Não é fácil ser vascaíno, o momento não é dos melhores, mas nosso amor  ultrapassa barreiras, nós vivemos e morremos pelo nosso clube do coração, fazemos qualquer coisa para ajudar nosso clube. Exemplo recente é a venda de camisas da Kappa, estamos vivendo um momento complicado em nosso país, números altíssimos de desemprego, pessoas com salário reduzidos, e ainda assim tivemos recorde de vendas de camisa na Netshoes. Como já diria a musica: "Minha torcida é um esculacho."

PDE Vasco - Twitter

"É uma torcida espetacular, capaz de grandes realizações simplesmente por amor ao clube. É uma torcida que faz a diferença."

Foto: Esporte na telatorcida do vasco


Túnel do Tempo - Instagram

“Sem igual. Sem palavras. A mais apaixonada do Brasil. Uma torcida que viu títulos e glórias do passado, e mesmo após anos de sofrimento, sem títulos, rebaixamentos consecutivos, confusões políticas, consegue seguir apaixonada, engajada em tudo, alcança a campanha de sócios como foi, a campanha do CT... é demais! A melhor do Brasil!"

Análise Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“É a torcida mais apaixonada do Brasil! Está sim é verdadeira fiel, a torcida é a raiz do clube, sempre foi pioneira. Tanto no século passado quanto agora. A torcida vascaína é como um parente distante que você nunca viu, mas quando está junto parece que convive junto. Troca experiências e histórias, me emociono em falar da torcida. É, literalmente, a nossa paixão que move o clube."

Atenção, Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

"Maior demanda reprimida do mundo. Merece ser feliz pelo tanto que da apoio. Em 20 anos era para diminuir, mas aumentou."

A Voz do Vascaíno - Twitter - Facebook - YouTube

“A mais apaixonada do Brasil. Tem um carinho e um amor com o clube, que nenhuma outra possui. Em caso de qualquer momento negativo, ela pega o clube no 'colo' e o eleva. Jamais deixa o clube ficar de cabeça baixa."

Caldeirão Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Uma torcida única, apaixonada e que se for preciso constrói outro CT e outro estádio! UM AMOR GIGANTE!"

Fala Vascaíno - Twitter - Instagram - YouTube

“Inigualável.”

FutBolaço Vasco - Twitter - Instagram - YouTube

“Sobre a torcida do Vasco, qualquer coisa que eu falar aqui vai estar incompleto, é até covardia me pedir pra descrever essa torcida . Se eu nascesse 1000 vezes, eu seria vascaino 1001 vezes! Eu amo meu clube e amo essa torcida. O que nos difere das outras sem dúvida é a lealdade, muitos só vão na boa, mas a gente está sempre lá, a forma como a gente carrega esse clube nas costas é surreal, a prova vivia é a construção de São Januário, agora o CT, sem contar a associação em massa no ano passado!"

Foto: PauloFernandes/Vasco.comTorcida Vasco II

Machão da Gama - Instagram - YouTube

“A mais apaixonada do mundo! A torcida que aprendeu o verdadeiro significado do que é ser torcedor. Está com o clube nas boas e nas más. E mesmo tendo todos os motivos para abandonar, não faz. Pelo contrário, a cada dia fica mais presente, mais ativa e mais apaixonada. Somos a melhor torcida do mundo e a recompensa virá. Nossos momentos de glória vai voltar muito por conta da força do nosso torcedor."

Na Torcida Vascaínos - Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

“Apaixonada!!!”

Super Papo Vascaíno - Twitter - YouTube

“Uma torcida que se abraça ao Club nos momentos mais difíceis, se engaja com os projetos propostos e ainda, mesmo sem maiores incentivos, faz do Club o número um em sócios-torcedores além de outras ações que demonstram todo o seu amor, não haveria outras definições senão FANTÁSTICA, MARAVILHOSA, SENSACIONAL!”

Vascaíno do Cerrado - Twitter - Instagram - YouTube

“Apaixonada, fanática, e vibrante, penso que são adjetivos que várias torcidas também tem. Uma definição que faz da torcida do Vasco ser única é “engajamento” Construímos estádio, CT, temos o maior plano de sócio do Brasil, ajudamos em todas as campanhas, e vencemos todas as enquetes. Não existe torcida no mundo mais engajada que a do Vasco."

Vascaíno Tem Voz - Twitter - Instagram - YouTube

“Sem dúvida alguma a melhor torcida do mundo. Porque mesmo o clube não retribuindo durante 20 anos, a torcida não o abandona nunca, pelo contrário, mostra a cada dia a sua paixão."

Fonte: SUPERVASCO.COM