Outros Esportes

Supervisor fala sobre atual momento do futebol feminino do Vasco

Em entrevista ao programa 'Vasco Olímpico', da rede Só dá Vasco, o supervisor do Futebol feminino Alex Mathias destacou os últimos acontecimentos que aconteceram na Colina e também planejou e falou do futuro das meninas. Confira a entrevista da íntegra!

Futebol feminino conquista 2 títulos:

- É muito importante para gente ter essa divulgação, até porque é uma vitória não só do Vasco, mas do futebol feminino no geral, o crescimento que vem acontecendo com as meninas, cada vez meninas mais motivadas, dedicadas a evoluir e os pais cada vez mais apoiando junto conosco incentivando esse trabalho. Acredito que nós tenhamos que desenvolver não só o atleta mas o ser humano, desenvolvendo a cultura delas, incentivando os estudos, para que tenham um futuro não só no futebol mas em termos profissionais, do esporte também, e isso que é importante também, desenvolver o ser humano, é isso que a gente está procurando fazer no futebol feminino.

Responsabilidade social do departamento infanto-juvenil com as meninas do futebol feminino:

-Historicamente o Vasco sempre teve uma responsabilidade social muito grande e agora através do departamento infanto-juvenil nós conseguimos um apoio muito grande principalmente  na parte de estrutura física para que a gente possa trabalhar, temos a felicidade de ter um belíssimos auditório que é a sala Chico Anísio  e com isso nós conseguimos uma parceria através do Teen Chicago e da fundação Pró Saber, e nós conseguimos um professor de inglês que vai dar aula gratuita para as meninas e isso é uma forma de inicia-las no inglês, aquelas que já tem também vão poder ter um pouco mais, no mínimo estamos pensando em meninas que serão convocadas para seleção brasileira  e que estarão falando com meninas de outros países, atletas de outras nações, poder também estar conversando com a arbitragem, mas no futuro também elas pensarem em jogarem no interior, conseguir um intercambio, para passarem um tempo fora do país e voltarem cada vez melhor do que saíram.

Importância dos intercâmbios para o Vasco e para as meninas:

- Acredito que o ser humano desde o princípios dos tempos sempre buscou extravasar seus limites, suas fronteiras, conhecer outras civilizações e hoje isso não é diferente. Acho muito importante para uma menina nova como a grande a maioria que temos aqui, vislumbrar, conhecer outros países, viajar, morar e nós temos hoje a possibilidade de enviar meninas para poder fazer faculdade fora do país, jogarem futebol com uma bolsa de estudos, intercambio e no futuro serem treinadoras da própria equipe. Meninas novas com 12 e 13 anos, serem treinadas por aquelas  mais velhas que se formaram e se formaram e adquiriram uma cultura bem legal, viveram aquela experiência no exterior e vieram para cá. Isso é importante porque estamos tratando e falando sobre ponderamento e liderança feminina que também é muito importante. Hoje nós podemos ver no país aproximadamente  10 estados promovam um campeonato organizado, então ainda falta muito ao nosso país, talvez essas meninas vivendo essa experiência no exterior, voltem aqui ainda mais motivadas a trabalhar pelo seu próprio país e pela modalidade que as formou.

Planejamento para esse ano a procura de mais parceiras e também com a parceria do Lusitânia em alguns campeonatos:

- O Instituto Lusitânia vai ser muito importante para gente até porque o cunho é totalmente social, então vamos sim buscar outras parcerias. Nós começamos aqui com um professor de inglês mas o intuito é conseguir uma parceira de um curso de inglês para que as meninas possam fazer fora daqui do treino e não só curso de inglês mas também de outras atividades,  de massoterapia que possam trabalhar e serem profissionais do futebol também, ou seja, não só o inglês mas podemos ver outros idiomas também, mas como eu falei antes, a responsabilidade social que o Vasco sempre teve, nós devemos continuar com esse legado, dar continuidade a isso e fazer com que elas venham para cá jogar futebol e que de alguma forma possam completar a vida delas e que todas no final estejam felizes, tanto elas quanto os pais por vestirem a camisa do Vasco também.

A felicidade de ver as meninas entrarem em campo para disputar a decisão da taça Nova Iguaçu e verem as meninas que fizeram boas partidas e mostraram mais uma vez a força da base do Vasco:

-De uma certa forma ficou muito feliz de estar trabalhando no  Vasco e de ver todo o apoio que dão para o futebol feminino, lamento muito do Vasco ser um dos poucos clubes de camisa no país a terem uma estrutura no próprio clube para desenvolver o futebol feminino. Seria muito interessante terem mais clubes, uma força maior. Acredito que essas meninas tenham que vislumbrar serem profissionais assim como o homem é e viver também no futebol, eu gostaria que outros clubes iniciativa que o Vasco está tendo até para aumentar a competitividade como existe no masculino. Em relação as mais novas acho que o exemplo que as acima de 21 anos adulto estão dando  é muito importante ter essas meninas jogando conosco e que tenham um aspecto de liderança com as mais novas, e ver essas mais novas entrando em campo e jogando como se fossem veteranas, que é o caso da Lais que entrou apenas com 15 anos marcando 2 gols num jogo contra um time forte com meninas de uma certa experiência, que é o caso do Caramba, tinham  jogadoras que foram do Duque de Caxias, e a gente podendo observar meninas tão novas já desenvolvendo o futebol delas e de estarem tão motivadas é uma coisa que me deixou orgulhoso e a gente pede também o apoio de todos e de principalmente os familiares, que a gente precisa que os familiares estejam junto com elas e junto com a gente também trabalhando.

Se o Departamento infanto-juvenil pensa em aumentar a sala de troféus:

- Outro dia nós comentamos sobre isso, nós remanejamos dois armários e uma mesa para poder caber os dois troféus que eram muito grande, nós vamos ter que começar a pensar em uma sala específica para os troféus do futebol feminino que graças a Deus estão cada vez aumentando mais.

Mensagem para a torcida vascaína:

- Obrigado pela oportunidade de estar falando pela primeira vez com vocês e queria convocar os torcedores, porque torcedor vascaínos é torcedor de todas as modalidade, só falamos do futebol mas as meninas também precisam muito, não só ter os familiares nas arquibancadas mas ter a torcida vascaína vibrando por elas, nós sabemos que é a torcida mais apaixonante e mais apaixonada do Brasil, então nós convocamos os torcedores, só acessarem o nosso site o nosso face para saberem nossa programação, inclusive convoco a galera já para nesse sábado 24 de agosto as 15h da tarde, estádio da Cidadania em Volta Redonda, estaremos fazendo um amistoso contra a seleção brasileira sub-17, gostaria de convidar os vascaínos da região para poderem ir lá e levar sua bandeira , sua camisa e torcer para as meninas do Vasco.

Por: Carol Canoa e Matheus Alves.

Fonte: SÓ DÁ VASCO