Imprensa

Supervasco resgata história da antivascaína Ana Maria Braga

Após Ana Maria Braga insinuar no programa Mais Você um favorecimento ao Vasco em prova do estadual remo como mostra a matéria publicada aqui no Supervasco, resta-nos apenas aproveitar a data de hoje, em que se completam 10 anos da estréia de seu programa na Rede Globo para parabenizá-la e resgatar um pouco da história de “sucesso” da apresentadora.

Antes de ler esta matéria, acesse a notícia para entender melhor o caso.

17/10/2009 - Ana Maria Braga acusa o Vasco de ter sido beneficiado em desclassificação de meninos do remo

A seguir, trecho retirado do livro Chaves: Foi sem querer querendo? Editora Matrix, p. 52, 53, 54 e 55.

Em 1999, a apresentadora Ana Maria Braga vivia um dilema. Não estava satisfeita no comando de seu programa Note e Anote, que já vinha fazendo sucesso fazia seis anos. A insatisfação, em parte, devia-se à chegada de novas atrações na Record, como Fábio Jr. e a estréia da Escolhinha do Barulho. Para comprovar suas reclamações, na madrugada de 8 de abril daquele ano a apresentadora saiu a rua somente para contar o número de outdoors com Fábio Jr. espalhados pela cidade. Resultado: na manhã seguinte, pediu demissão.

A apresentadora nega a história, mas esse não é o enfoque do livro. Entre boatos e verdades, sua amiga e produtora Marlene Mattos acertou, enfim, seu contrato com a gigante das comunicações Rede Globo. Meses se passaram até que ficou acertada sua estréia para o dia 18 de outrubro de 1999, com direito a um novo programa, o Mais Você, um feminino do tipo que a Globo não possuía desde os tempos de TV Mulher, aquele com Marta Suplicy.

A reviravolta no mundo da TV foi grande. [Vanderlei] Villa Nova [diretor do SBT] lembra-se do alvoroço nos corredores do SBT, principal rival da emissora carioca: “Quando o SBT soube que a Ana Maria Braga ia estrear na Globo, todos entraram em pânico. Ninguém sabia exatamente como proceder para tentar, ao menos, diminuir o impacto do compressor global que vinha pela frente. Na Record, Ana Maria Braga alcançou até 8 pontos no Ibope, o que significava que na Globo a probabilidade de esse número triplicar era muito grande, ainda mais em se tratando de estréia”, conta.

Reuniões foram marcadas pela alta cúpula do SBT para que se decidisse o que deveria ir ao ar no mesmo horário. Mais Você iria estrear às 13h40, horário que antes era ocupado pelo Vídeo Show. Na Globo, a expectativa era obter, no mínimo, 16 pontos, índice alcançado pelo antecessor, na época ainda apresentado por Miguel Falabella. (Nota Supervasco: Miguel Falabella é vascaíno)

Após muita discussão no SBT, novamente veio a decisão final por parte de Silvio Santos. A ordem foi clara e precisa: “Coloquem o Chaves”, disse o dono da emissora. Vale lembrar que, em 1999, Chaves já estava sendo transmitido e reprisado havia 15 anos e, portanto, não teria a mesma vitalidade de outrora. Isso, pelo menos, foi o que disseram alguns funcionários do SBT quando souberam da decisão do patrão. Uma espécie de nova geração da turma que havia sido contra a exibição do programa pela primeira vez, em 1984. Também eles foram contra o programa. E, mais uma vez, não contavam com a astúcia no Homem do Baú.

Pois, no dia 18 de outubro de 1999 [há exatos 10 anos], Silvio Santos, Roberto Bolaños & Cia. provaram a todos que os pessimistas estavam errados. Ao final do programa de Ana Maria Braga, poucos conseguiam acreditar no que havia acontecido. Mas os números estavam lá para comprovar. Chaves havia conseguido uma média de 16 pontos contra 8 de Mais Você, em plena estréia, sendo que Ana Maria voltava às tela após quase 8 meses distante. Como se não bastasse, a audiência em vários dias seguintes comprovou que o aluguel não estava sendo pago pela mais nova estrela loira da Globo. Dois meses após a estréia, os números descreviam mais uma vez o que é o fenômeno Chaves:

Dia
4/11/1999 - SBT (Chaves) 14 x 13 GLOBO (Mais Você)
10/11/1999 - SBT (Chaves) 18 x 17 GLOBO (Mais Você)
12/11/1999 - SBT (Chaves) 16 x 14 GLOBO (Mais Você)
17/11/1999 - SBT (Chaves) 13 x 12 GLOBO (Mais Você)
18/11/1999 - SBT (Chaves) 15 x 14 GLOBO (Mais Você)
19/11/1999 - SBT (Chaves) 14 x 12 GLOBO (Mais Você)
20/11/1999 - SBT (Chaves) 11 x 10 GLOBO (Mais Você)
22/11/1999 - SBT (Chaves) 16 x 13 GLOBO (Mais Você)
24/11/1999 - SBT (Chaves) 16 x 14 GLOBO (Mais Você)
25/11/1999 - SBT (Chaves) 14 x 13 GLOBO (Mais Você)
26/11/1999 - SBT (Chaves) 16 x 15 GLOBO (Mais Você)
Fonte: Ibope

“O Silvio [Santos] percebeu que de manhã funcionava, mas se ele punha de tarde, ia bem, botava de noite e também acertava. Para vencer uma estréia na Globo, só pode mesmo ser um fenômeno. Em qualquer horário, quantas vezes por dia, vai dar certo”, diz Villa Nova.

O ocorrido gerou muita polêmica na mídia, sendo que até mesmo o SBT se aproveitou do momento, com anúncios publicitários da(s) vitória(s) nos principais jornais do país. A consagração não veio somente naquele momento, já que em dezembro de 2000 Chaves atingiu a surpreendente marca de 20 pontos no ibope, contra 11 do vespertino da Globo. Quanto a derrocada, Ana Maria Braga afirmou estar passando por uma crise de depressão. Coincidência ou não, essa crise só teve fim quando a cúpula da Rede Globo achou por bem mudar a atração de horário.

O Supervasco sugere aos vascaínos que enviem esta matéria como forma de parabenizar a “talentosa” apresentadora Ana Maria Braga que é capaz de atingir índices de audiência tão representativos na maior emissora do país.

A Rede Globo realmente é uma mãe para algumas pessoas.

Mande os parabéns para Ana Maria Braga pelo link:

http://anamariabraga.globo.com/home/anamaria/faleconosco.php

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1343332-10345,00.html

Fonte: SUPERVASCO.COM