Futebol

Súmula de Marcelo de Lima Henrique pode complicar Diego Souza

Destaque na última partida contra Avaí e autor do primeiro gol que abriu a vitória do Vasco sobre o time catarinense por 2 a 0, o meia Diego Souza terá que se explicar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão no clássico contra Botafogo, onde o time de São Januário saiu goleado por 4 a 0. O julgamento, que tem a Terceira Comissão Disciplinar como encarregada na sessão, acontece na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, a partir das 18h, no Rio de Janeiro.

Com o Vasco já perdendo por 3 a 0, Diego Souza, segundo o relato do árbitro Marcelo de Lima Henrique, foi primeiramente advertido com o cartão amarelo por ter chutado a bola para longe após uma paralisação de um tiro livre contra sua equipe. Logo em seguida ao lance, o meia teria se dirigido ao árbitro e proferido as seguintes palavras: \"Não foi falta. Você está querendo aparecer.\" Depois de ter dito tais palavras, Diego acabou sendo expulso aos 21 minutos da etapa final por Marcelo de Lima Henrique, que ainda continua seu relato. \"Depois de ter sido expulso, o atleta retardou sua saída do campo de jogo continuando com suas ponderações, argumentando veementemente que não cometeu a infração\".

Com a reclamação de forma acintosa e desrespeitosa, Diego Souza foi incurso no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por \"assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código\". A punição varia de uma a seis partidas de suspensão.

Como o julgamento só acontece na próxima semana e o como já cumpriu a suspensão automática, o camisa 10 está liberado para o clássico contra o Fluminense, no domingo, dia 21, no Engenhão.

Caso seja punido com mais de uma partida, Diego Souza fica de fora do clássico contra o Flamengo, na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Quem também é reú no mesmo processo é o Botafogo. O clube Alvinegro responderá ao artigo 206 (dar causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida, prova ou equivalente) do CBJD por voltar a campo para o segundo tempo, dois minutos além do previsto. A punição consiste em multa de R$ 100 a R$ 1 mil por minuto.

Vale lembrar que a partida começou também fora da hora prevista, mas devido à homenagem feita a Zagallo, que completava 80 anos. O \"Velho Lobo\" de um simbólico chute inicial da partida. Porém, neste caso, a Procuradoria de Justiça Desportiva não vislumbrou um infração disciplinar.

Depois de ter sido Campeão da Copa do Brasil , o Vasco vem fazendo uma boa campanha no certame nacional. Em quarto lugar, como mesmo número de pontos do terceiro colocado, o São Paulo, o time carioca vem com 33 pontos, três a menos que o líder Corinthians e um ponto a menos que o Flamengo, segundo na tabela.

Fonte: Justiça Desportiva