Futebol

Sul-Americana: com boa atuação de Mádson, Vasco vence o Palmeiras: 3 x 1

Mesmo jogando com o time reserva, o Vasco derrotou o mistão do Palmeiras por 3 a 1, nesta quarta-feira, em São Januário, no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Enquanto a equipe carioca entrou em campo com apenas um titular (Madson), o time paulista estava um pouco mais reforçado com os zagueiros Gustavo e Gladstone, o lateral-direito Elder Granja, os volantes Leo Lima e Sandro Silva e os atacantes Denílson e Kléber.

Agora, no jogo de volta, dia 17 de setembro, o Palmeiras, que fez um gol fora de casa, consegue a classificação se vencer por 2 a 0, ou ganhar por três gols de diferença se sofrer um ou mais gols. O Vasco fica com a vaga até com a derrota por 1 a 0.

Vasco e Palmeiras voltam a campo no final de semana, mas pelo Campeonato Brasileiro. O time comandado por Tite tem uma partida muito difícil para tentar escapar da zona do rebaixamento. A equipe carioca encara o Internacional, neste domingo, às 16h, em São Januário. Já a equipe de Vanderlei Luxemburgo encara o Coritiba, no mesmo dia, mas às 18h20m, no Palestra Itália.

Gols e jogo aberto

Sem contar com Valdivia, que está de malas prontas para os Emirados Árabes, o Palmeiras entrou em campo com três zagueiros, e começou a partida em cima do Vasco. Logo no primeiro minuto, o lateral-esquerdo Jefferson exigiu boa defesa de Roberto. Depois, aos seis, foi a vez de Denílson cruzar, Maurício desviar e o goleiro vascaíno mostrou serviço com muita categoria.

O Vasco, com apenas Alan Kardec isolado no ataque, teve dificuldade para criar algo de útil no setor ofensivo. Mas logo na primeira investida no setor ofensivo, a equipe abriu o placar. Aos 23 minutos, Madson cruzou na medida, Alan Kardec se antecipou a Gladston e tocou de primeira para abrir o placar.

Mas os jogadores do Vasco nem tiveram tempo de festejar. No minuto seguinte, após grande jogada individual de Denílson, Elder Granja foi lançado e cruzou na medida para Jefferson, de primeira, igualar o marcador.

Com marcação forte no meio-campo das duas equipes, a bola passou a chegar pouco no setor ofensivo. E para atacar, o Palmeiras recorreu as jogadas individuais. Foi assim que Denílson, aos 36, recuperou uma bola quase perdida dando um carrinho e cruzou na medida. Maicosuel chegou atrasado, mas Elder Granja bateu de primeira. O goleiro Roberto espalmou a bola para escanteio.

Segundo tempo

Na etapa final, o técnico Vanderlei Luxemburgo abandonou o esquema tático com três zagueiros. Ele sacou Maurício para a entrada do meia Diego Souza. Também trocou o volante Sandro Silva por Jumar. Mas quem voltou melhor a campo foi a equipe de Vasco, que passou a tocar a bola e a envolver o sistema defensivo do adversário.

Melhor em campo, o Vasco pulou novamente na frente do placar com um golaço. Aos sete minutos, após Victor rolar a bola para trás, Mateus, de fora da área, acertou um belo chute, sem defesa para o goleiro Bruno.

Em busca de mais jogadas pelos lados do campo, o técnico Tita sacou o volante Bruno Gallo e colocou o lateral-direito Wágner Diniz, deslocando Marquinhos para o meio-campo. E a equipe continuou pressionando o Palmeiras. Preocupado, Luxemburgo tirou Denílson e escalou Lenny, com a finalidade de dar mais velocidade para o time.

Mas o Vasco continuou melhor em campo e chegou ao terceiro gol. Aos 40, Madson, cobrando pênalti, com categoria, ampliou. O Palmeiras, entregue em campo, não teve força para chegar ao ataque.

FICHA TÉCNICA - VASCO 3 X 1 PALMEIRAS

VASCO
Roberto, Marquinho, Anderson Santos, Vílson e Edu; Victor, Mateus (Rodrigo Antônio), Bruno Gallo (Wagner Diniz), Madson e Alex Teixeira; Alan Kardec (Jorge Luiz)
Técnico: Tita

PALMEIRAS
Bruno, Gustavo, Maurício (Diego Souza), Gladstone; Élder Granja, Sandro Silva (Jumar), Léo Lima, Maicosuel e Jefferson; Denílson (Lenny) e Kléber
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Gols: Alan Kardec (V), aos 23min, e Jefferson (P), aos 24min do primeiro tempo; Mateus (V), aos 8min, e Madson, aos 41min do segundo tempo
Cartões amarelos: Bruno Gallo (V), Vilson (V); Élder Granja (P), Kléber (P)
Público: 959 pagantes
Renda: R$ 11.375,00

Fonte: ge