Sub-20: William Batista comandará o Vasco na final contra o Flamengo
Vasco e Flamengo decidem o título do Campeonato Carioca Sub-20. Depois de perder por 2 a 1 o jogo de ida, o time cruzmaltino precisa da vitória para buscar a taça neste sábado, às 15h, em São Januário. E, para isso, contará com a volta do treinador William Batista, que retorna depois de assumir, interinamente, a equipe profissional.
O Vasco decide em casa por ter tido a melhor campanha, sendo campeão da Taça Guanabara. Porém, não contará com a presença de público em São Januário.
A final é a primeira vez que o time precisa reverter um placar na temporada porque a partida de ida foi a única derrota em 2023. Tanto nas quartas, contra o Resende, quanto nas semis, diante do Botafogo, o Vasco venceu o primeiro jogo, além de ter liderado quase toda a fase de grupos.
- Encaramos a final da mesma maneira que encaramos todos os outros jogos, tendo foco maior na estratégia e em estar pronto para todos os cenários que podem acontecer para sair com o título, que é o que nos interessa - falou o treinador ao ge.
Com o bom desempenho no sub-20, William assumiu interinamente a equipe principal após a demissão do técnico Maurício Barbieri. Foram três partidas - uma vitória (Cuiabá) e duas derrotas (Botafogo e Cruzeiro) - até o retorno ao time da base, após a chegada de Ramón Díaz ao Rio para assinar com o Vasco.
Neste intervalo, o time sub-20 foi comandado por Douglas Coelho e conseguiu a classificação para a final. Com esta experiência no profissional, William confia que o aprendizado foi importante para a sua sequência.
- Aprendizagem sempre constante. A oportunidade da equipe profissional foi muito especial nesse sentido. Sempre tiramos grandes aprendizagens que nos ajudam nas decisões futuras dentro do jogo e do dia a dia. Isso é o que fica - concluiu o treinador.
Para tentar o título, o Vasco precisa balançar as redes. E a visão do treinador foi importante e potencializou o artilheiro do time e da competição: Juan, com dez gols, além de duas assistências.
- Ser artilheiro é sempre bom para um atacante. É uma premiação individual, mas sem o grupo nada disso seria possível. Devo isso a minha mudança de posição feita pelo professor William, me deixando mais à vontade e mais perto do gol - disse o atacante, ressaltando o que o time deve fazer para sair campeão:
- Temos que continuar fazendo o que fizemos a competição inteira. Na minha visão fomos melhores no primeiro jogo, mas em dois ataques eles conseguiram marcar os gols. A nossa bola não entrou, mas tenho fé de que vamos conseguir.
- Ser artilheiro é maravilhoso, mas quero o título.
Para conquistar o título no tempo normal, o Vasco precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Em caso de vitória pela vantagem mínima, o título será decidido nos pênaltis.
Depois da disputa do Estadual, o Vasco terá pela frente ainda a Copa do Brasil e a Copa Rio/OPG no restante da temporada. E, por estar na final do Carioca deste ano, já garantiu a classificação para a edição da Copa do Brasil Sub-20 de 2024.
Mais lidas
- 0 O entrave no interesse do Vasco em Balbuena TOP
- 0 Matias Torres crava acerto de Joaquín Lavega com o Vasco TOP
- 0 Wanderson está na mira de três clubes; Vasco aparece em vantagem TOP
- 1 Coritiba arcará com a maior parte dos vencimentos de Maicon TOP
- 0 O entendimento da cúpula de futebol do Vasco sobre a venda de Léo TOP
- 0 Setor defensivo do Vasco até o momento TOP
- 1 Vinícius Furlan atualiza situação de Tomás Cuello TOP
- 0 As conversas entre Vasco e Coritiba sobre empréstimo de Maicon TOP
- 1 Garone: 'Balbuena seria uma baita contratação do Vasco' TOP
- 0 Lista de atletas que disputarão as primeiras rodadas do Carioca TOP