Sub-20: Time de 92 vira inspiração do Vasco na Copinha
O Vasco enfrenta o Manthiqueira às 17h30 (de Brasília) na tarde desta segunda-feira (14), em Guaratinguetá, em partida válida pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time carioca se classificou com a goleada por 4 a 0 sobre Juventude (três gols do centroavante Thiago Reis e um do atacante João Laranjeira), na manhã de sábado (12), em Taubaté. À tarde, em Guaratinguetá, o Manthiqueira venceu o Tubarão-SC nos pênaltis, após empate em 2 a 2, e disputará esta fase do torneio pela primeira vez.
O clube carioca tenta seu segundo título na competição. O primeiro e único foi conquistado em 1992 – há 27 anos, portanto. O time era treinado pelo técnico Gaúcho, e possuía atletas nascidos em 71, 72, 73 e 74.
A equipe em questão havia conquistado alguns títulos da categoria em 1991, como a Taça Belo Horizonte, Taça Carlinhos Maracanã e o Campeonato Carioca, e chegou embalada para disputar a Copinha no ano seguinte.
Na primeira fase, em disputa por pontos corridos, o Vasco enfrentou cinco equipes e se classificou na última vaga, atrás do São Paulo, eliminando Bahia, Atlético Mineiro, Portuguesa e Nacional-SP. O torneio, na época, contava com apenas 24 equipes, bem menos do que as 128 que participam da edição deste ano.
Após passar pela primeira fase, o Vasco entrou nas quartas-de-final e precisou passar pela Ponte Preta para seguir na competição. Já era a única representante do Rio de Janeiro. Em Campinas, o Expressinho, alcunha dada aos times juvenis do Vasco, venceu a Ponte por 3 a 1 e conquistou a vaga na semifinal.
Na semifinal, enfrentou o Santa Tereza, de Minas Gerais, equipe que não possuía tanta tradição como os adversários anteriores, mas fazia campanha espetacular e surpreendente, superando Corinthians e Fluminense na fase de grupos e o Santos nas quartas de final. Apesar do bom retrospecto, os mineiros não conseguiram superar o time liderado pelo artilheiro Valdir Bigode, que venceu por 2 a 0.
No dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, o Vasco enfrentou o São Paulo no Pacaembu. Mesmo com o adversário jogando na sua cidade, o time não se intimidou. Segurou a pressão paulista e, aos 43m da primeira etapa, num escanteio, abriu o placar com um gol de cabeça de Valdir.
Aos 20m do segundo tempo, Andrei deixou tudo igual e levou a final para as cobranças de pênalti. Mona, do São Paulo. errou logo a primeira cobrança, e o Vasco não desperdiçou nenhuma: Vítor, Tinho, Leandro Ávila, Vianna e Fábio marcaram. A vitória por 5 a 3 nas penalidades e deu ao clube o único título da Copa São Paulo.
A equipe campeã cedeu inúmeros jogadores para a equipe principal. Caetano, Pimentel, Tinho, Alex Pinho, Leandro Ávila, Hernande e Valdir não apenas chegaram aos profissionais, como participaram da conquista de títulos importantes, em especial o Tricampeonato Estadual (1992, 1993 e 1994), o único da história do clube.
Escalação do Vasco: Caetano; Pimentel, Alex Pinho, Tinho e Josenilson (Fábio); Viana, Leandro Ávila, Vítor e Denilson (Pedro Renato); Valdir Bigode e Hernande. Técnico: Gaúcho.
Fonte: Futebolzinho - Lucas PedrosaMais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 1 Os funcionários que vão compor a comissão técnica de Felipe TOP
- 0 Pezzolano é um dos nomes que estão na mesa do Vasco, revela Roger Flores TOP