Categorias de base

Sub-20: Relembre onde estão os vice-campeões da Copinha em 2019

A Copinha começa nesta sexta-feira para o Vasco. A equipe faz sua estreia na competição às 15h15 (de Brasília), contra o Macapá, em Guarulhos. A última campanha de destaque do clube foi em 2019, quando perdeu nos pênaltis para o São Paulo na final da competição.

Na ocasião, o São Paulo abriu 2 a 0 com show de Antony, hoje atacante do Manchester United. No entanto, com gols de Lucas Santos, de falta, e Tiago Reis, o Vasco empatou e levou a partida para os pênaltis, onde foi derrotado por 3 a 2 (veja os gols acima).

Os campeões aproveitaram alguns jogadores no time titular, como Diego Costa, Nestor e Welington, e fez grandes vendas, como Morato e Tuta, zagueiros, e o atacante Antony. E os jogadores do Vasco, você sabe por onde andam? Veja abaixo os destaques e, ao fim da matéria, o destino de todos os relacionados.

Halls, Lucão e Alexander

Dos goleiros, dois estão no profissional do Vasco: Halls e Alexander. O primeiro fez parte do elenco da temporada 2023, como terceiro goleiro do time, enquanto Alexander, titular da Copinha, foi emprestado ao Avaí durante a temporada e deve retornar ao clube carioca para 2024. Lucão, que chegou a ter sequência no profissional, foi vendido ao Bragantino.

Riquelme e laterais

Lateral que teve sequência no profissional e foi emprestado ao Sport em 2024, Riquelme tinha apenas 16 anos na Copinha de 2019. O titular era Coutinho, lateral que hoje atua no futebol capixaba. Cayo Tenório teve oportunidades em 2020, mas não teve sequência, e atualmente pertence ao Nova Iguaçu. Nathan foi vendido ao Boavista, de Portugal, em uma transação que ultrapassou R$ 8 milhões.

Miranda e Ulisses

Essa era a defesa titular do Vasco durante a Copinha de 2019. No entanto, Miranda recebeu amarelo na semifinal, ficou suspenso para a decisão e deu lugar a Gabriel Norões, que falhou nos dois gols do São Paulo no tempo normal e errou um pênalti na final. Hoje, Norões é treinador do Sub-9 do Vasco, enquanto os outros dois seguem carreira no profissional.

Lucas Santos

Craque do time do Vasco na Copinha 2019, Lucas Santos, que era chamado de Robinho, não despontou na carreira. Destaque da base vascaína desde cedo, foi promovido ao elenco profissional e passou a ser assediado por clubes europeus. No mesmo ano, foi emprestado ao CSKA, mas o clube russo não exerceu a opção de compra, e Lucas retornou a São Januário em janeiro de 2020.

Dois anos depois, Lucas Santos foi negociado com o Tombense e hoje defende a Portuguesa-RJ.

Tiago Reis e Talles Magno

Tiago Reis era a referência do ataque do Vasco na Copinha. Com o gol que empatou a decisão que depois foi para os pênaltis, o camisa 9 foi o vice-artilheiro da competição, com nove gols. Pelo profissional, foram 47 partidas e nove gols marcados.

Talles Magno era reserva da equipe, com 17 anos, mas atuou em oito das nove partidas da Copinha, sempre vindo do banco. No entanto, o atacante furou a fila dos jogadores mais experientes e foi titular na campanha do Brasileirão de 2019, onde teve destaque e, depois, foi vendido para o New York City, dos Estados Unidos.

Onde estão os outros jogadores?

Goleiros: Alexsander (profissional), Lucão (Bragantino), Halls (profissional) e Fintelman (está no Vitória)

Laterais: Cayo Tenório (Nova Iguaçu), Nathan (emprestado pelo Santos ao Famalicão-POR), Coutinho (está no Colatina-ES) e Riquelme (emprestado ao Sport).

Zagueiros: Ulisses (emprestado ao Nacional-POR) Miranda (profissional), Alan (São Bernardo-SP) e Gabriel Norões (se aposentou e virou treinador do Sub-9)

Volantes: Bruno Gomes (Coritiba), Caio Lopes (Felgueiras), Linnick (URT-MG) e Alexandre Melo (Blumenau-SC)

Meias: Lucas Santos (Portuguesa-RJ), Laranjeira (emprestado ao Madureira) e Pederzoli (Hercílio Luz-SC)

Atacantes: Tiago Reis (Al-Mesaimeer), João Pedro (Linense-ESP), Vinicius (emprestado ao Sheriff), Werick (está no Stomil Olsztyn-POL), Ramon (estava no São Gonçalo-RJ em 2021) e Talles Magno (New York City-EUA)

Fonte: ge