Categorias de base

Sub-20: Marrony é a aposta do Vasco contra o Vila Nova

A segunda fase da Copa do Brasil Sub-20 (também conhecida como oitavas de final) começa nesta quarta-feira, e o torneio já apresentou algumas "zebras". Cruzeiro, Atlético-MG e Santos já estão fora da disputa, que agora só conta com 16 clubes. Vamos então a uma pequena análise de cada um dos oito confrontos:

Figueirense x Botafogo (ida 11/04, às 15h no Orlando Scarpelli, volta 18/04, às 15h no Cefat, em Niterói)

Um jogo de duas equipes que aparentam ter processos interessantes e um pouco mais sistematizados de formação. No Figueira, houve algumas mudanças no comando da base e o cluba é bom após a goleada fora de casa por 5 a 3 sobre o Santos, que garantiu a equipe na segunda fase. O destaque é o goleiro Vitor. No Botafogo, do técnico Eduardo Barroca, a vitória com um jogador a menos sobre o Paraná dá confiança ao time, que está classificado também para a semifinal do Campeonato Carioca. O destaque do time é o lateral-esquerdo Jonathan.

Vila Nova x Vasco (ida 11/04, às 15h no Onésio Alvarenga, volta 18/04, às 15h em São Januário)

O Vila eliminou o Atlético-MG nos pênaltis e chega com moral para o confronto. O meia João Pedro e o centroavante Philippe, destaques da equipe contra o Galo, são trunfos na mão do técnico Glauber Caldas. No Vasco, quem comanda o ataque é Marrony, autor de três gols contra o Avaí na goleada por 4 a 1 que evitou o jogo de volta. O time comandado por Marcos Valadares vem crescendo no Estadual, mas ainda não se garantiu na semifinal. Precisa vencer ou torcer para o Fluminense vencer a Taça Rio.

Juventude x Ponte Preta (ida 11/04, às 15h em Novo Hamburgo, volta 18/04, às 15h no Moisés Lucarelli)

Um jogo entre as equipes que eliminaram os finalistas do último Brasileiro Sub-20. No Juventude, que bateu o Cruzeiro nos pênaltis, o meia Bruno Henrique e o atacante Douglas Kenner tiveram grande desempenho. Na Ponte, que derrotou o Coritiba por 3 a 1 na volta após perder por 3 a 2 na ida, o meia Thiago e o volante Regino estão entre os jogadores mais experientes. E os gols ficam a cargo do atacante Lyncon.

Vitória x Flamengo (ida 11/04 às 15h no Barradão, volta 19/04 às 15h na Gávea)

A expectativa é de um jogo dificílimo. De um lado, o time baiano vem de uma boa eliminatória contra o Inter e está mais descansado, além de confiar em vários jogadores de último ano de juniores, como os atacantes Eron e Flávio. No outro, está o campeão da Copinha com uma equipe desgastada pelo excesso de jogos, mas com um time igualmente experiente e nomes como Lucas Silva, Hugo Moura e Pepê, além do recém-contratado Gabriel Kazu, volante com dois anos de experiência nos profissionais do Luverdense.

Sport x Corinthians (ida 11/04 às 15h na Ilha do Retiro, volta 18/04 às 18h em Bragança Paulista)

Uma "revanche" do confronto da Copinha, quando o Corinthians levou a melhor nos pênaltis. O Sport vem de uma boa virada sobre o Atlético-GO e tem bons jogadores, como o atacante Juninho e o lateral-direito Elias. No Corinthians, o destaque é o centroavante Nathan, autor de três gols na impiedosa goleada por 9 a 1 sobre o BOA, que acabou com a necessidade do jogo de volta.

Fluminense x Grêmio (ida 12/04 às 15h nas Laranjeiras, volta 18/04 às 15h em Eldorado do Sul)

Um duelo equilibrado. O Flu vinha de uma sequência de vitórias interrompida pelo Resende, mas sofreu muito para derrotar o Ceará, com destaque para o meia Leandro e para o volante Zé Ricardo. O time gaúcho venceu o Oeste com facilidade e aposta no atacante Da Silva e no meio-campista Darlan, capitão do time, para sair com a vitória.

Bahia x Palmeiras (ida 14/04, às 15h, em Pituaçu, volta 18/04, às 15h em Itu)

Outro confronto difícil. O Bahia, que tem feito ótimas campanhas nos últimos anos, eliminou o Atlético-PR na primeira fase com boa atuação do meia Ramires e vem com novo técnico, Pablo Fernandez. No Palmeiras, de Wesley Carvalho, a vitória sobre o América-MG trouxe alívio e o time é quase o mesmo da Copinha. Os destaques são os atacantes Fernando e Papagaio, já nos profissionais, o meia Alanzinho, o lateral-esquerdo Luan Cândido e o zagueiro Vitão, todos da seleção sub-20.

Chapecoense x São Paulo (ida 12/04, às 18h na Arena Condá, volta 19/04, às 15h, no CT de Cotia)

As duas equipes se encontraram bastante no ano passado e já no início dessse ano, na Copinha. E os paulistas, exceto pela Copinha de 2017, têm levado a melhor em campo, com direito até a uma goleada por 6 a 3 na Copa RS Sub-20. No Tricolor, que bateu o Brasil de Pelotas, destaque para a turma da seleção sub-20: Jonas Toró, Helinho, Luan, Igor Gomes, além de Antony e Rodrigo Nestor. Na Chape, que derrotou o Londrina nos pênaltis, a aposta é em nomes já no último ano de juniores, como o atacante Silvano.

Fonte: Blog Na Base da Bola-ge