Categorias de base

Sub-20: Com Marlon Gomes, seleção brasileira vence o Boavista em jogo-treino

Em preparação para o Torneio Sul-Americano Conmebol Sub-20, a Seleção Masculina Sub-20 venceu o Boavista por 5 a 0, nesta quarta-feira (11), na Granja Comary. Guilherme Biro, Alexsander, Luís Guilherme, Renan Viana e Arthur foram os artilheiros brasileiros no jogo da equipe comandada por Ramon Menezes. Neste confronto preparatório, o técnico optou por rodar o elenco e dar minutos aos atletas, que vêm buscando por espaço entre os 11 no Sul-Americano. No próximo sábado (14), a Sub-20 realiza mais um jogo de preparação, antes da viagem na segunda-feira (16). A Canarinho estreia no Sul-Americano no dia 19, contra o Peru, no estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia.

O JOGO

O Brasil começou o jogo pressionando o Boavista, buscando sufocar a saída de bola adversária com os três atacantes escalados por Ramon. Aos 8 minutos de jogo, o Brasil ficou perto de abrir o placar com Giovane, que recebeu passe de Arthur e chutou de esquerda, mas a bola passou perto da trave adversária. Logo depois, aos 18 minutos, o ímpeto brasileiro surtiu efeito. Após tabela com Giovane, Patryck recebeu a bola na linha de fundo para Biro, que invadiu a área e chutou firme, de direita, no fundo das redes para o primeiro gol brasileiro.

Mesmo depois de inaugurar o marcador, a Seleção continuou em cima do adversário para ampliar a vantagem, com Vitor Roque e Stênio, que chutaram em cima da marcação do Boavista. Aos 37 minutos, quase saiu o segundo gol. Em jogada trabalhada depois de escanteio, Biro, tocou para Arthur, que passou para Marlon Gomes. O capitão do Brasil no jogo cruzou a bola para Douglas Mendes. O zagueiro escorou a bola para o meio da área, onde estava Stênio, que chutou mascado, e a bola sobrou para Vitor Roque. No entanto, o chute do atacante parou na defesa do goleiro do Boavista. O ataque brasileiro veio a sobressair na segunda etapa, com 4 gols marcados.

No início do segundo tempo, Pedrinho deu lindo passe para Renan Viana, que tentou chutar por cima do goleiro do Boavista, mas a bola ficou na trave. Seria um golaço. Depois, Alexsander, em pressão na defesa adversária, roubou a bola e chutou forte, no canto, sem chances para o goleiro. 2 a 0 Brasil, aos 25 minutos.

O terceiro gol da Sub-20 surgiu dos caçulas da Seleção. Pedrinho, em mais uma linda jogada, rabiscou o lateral adversário e cruzou rasteiro para trás nos pés de Luís Guilherme, que bateu para o fundo das redes, no ângulo, aos 40' da segunda etapa. A combinação da dupla no gol lembrou o Torneio de Montaigu, vencido pela Seleção Sub-17 em abril de 2022. Um minuto depois, após saída precipitada do goleiro do Boavista, Renan Viana, com seu faro de artilheiro, chutou por cima e marcou o quarto gol do Brasil.  Ainda deu tempo de Arthur, como volante, receber a bola no espaço e sair cara a cara para definir a goleada do brasileira por 5 a 0.

Com o objetivo de dar oportunidade a todos e conforme acordado entre as equipes, Ramon fez constantes substituições ao longo da partida durante os dois tempos do jogo. Após a partida, Ramon comentou a vitória brasileira neste primeiro jogo de preparação e falou do progesso que a Seleção vem conseguindo nos dias de preparação na Granja. 

"A gente tem que olhar o lado positivo de fazer o nosso primeiro treinamento contra um adversário que vem treinando há mais tempo que a gente. Nós sabíamos que a gente ia ter um pouco de dificuldade, principalmente no começo, porque ontem nós fizemos dois períodos, uma carga alta de trabalho. Trocamos também os atletas, a maioria deles jogou 45 minutos. E a parte tática é com o tempo, eu saio muito satisfeito. A movimentação foi muito boa, tanto na fase defensiva quanto na fase ofensiva. Isso é sinal de que o trabalho está fluindo da maneira que a gente espera", comemorou.

BRASIL: Mycael (Kaíque); Arthur (André), Weverton (Douglas Mendes), Robert e Patryck (Kaiki Bruno); Alexsander (Ronald), Marlon Gomes ( e Guilherme Biro; Stênio (Luís Guilherme), Vitor Roque (Renan Viana) e Giovane (Pedrinho).

Fonte: CBF