Categorias de base

Sub-17: Promessa da base do Vasco vai disputar o Sul-Americano

Ele tem 17 anos, 1,96m e é uma das promessas da base do Vasco. Na lista da seleção brasileira que vai disputar o Sul-Americano Sub-17 no Equador, o goleiro Philippe Gabriel tem em casa um conselheiro de luxo para lidar com o processo de ascensão no futebol.

O garoto é filho de Luiz Alberto, zagueiro revelado pelo Flamengo e com passagens por outros grandes clubes brasileiros e internacionais. No Vasco desde os 11 anos, Philippe Gabriel acumula bons números e conquistas no clube, além de convocações para as seleções de base.

- O que me faz ser convocado é o trabalho no dia a dia no Vasco, só consigo sentir gratidão pelo clube. Se pude representar meu país nas seleções sub-15, sub-16 e sub-17, devo muito ao Vasco da Gama. Vestir a camisa da seleção brasileira é realizar um sonho e a amostra de que tudo feito até aqui tem sido realizado da forma correta. Espero poder seguir bem no Vasco para me manter na Seleção e, com muito trabalho, um dia vestir a amarelinha na principal - disse Philippe Gabriel ao ge.

Philippe Gabriel começou a treinar como goleiro em uma escolinha de futebol de Niterói, onde vive com a família. Alto e ágil, o jovem logo deu indícios de que cresceria na posição. No ano passado, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Vasco, válido até maio de 2025.

No ano passado, Philippe Gabriel atuou em 18 jogos pelo time sub-17 - todos como titular. O goleiro foi campeão da Copa Rio, do Campeonato Carioca e da Recopa Carioca com o Vasco em 2022. Nesta temporada, antes de se apresentar à Seleção, ele defendeu o clube na goleada por 4 a 0 sobre o Cuiabá, pela Copa do Brasil da categoria.

Filho de peixe...

A carreira do pai certamente influenciou

Foto: ReproduçãoPhillipe Gabriel
Phillipe Gabriel

a querer ser jogador de futebol. E o goleiro tem a oportunidade rara de ter um exemplo tão perto. Presente em todos os momentos, Luiz Alberto ajuda o filho a se desenvolver como profissional e ser humano. O apoio em casa é um dos fatores que leva o garoto a se destacar na base do Vasco.

- Eu falei pra ele que ele tinha que ter o dom do futebol e gostar de ser goleiro. Não falo por ser o pai dele, mas ele realmente tem o dom. Tem muito potencial. A gente conversa muito. Falo pra ele que ele tem que evoluir em cada categoria que ele passa. Só aí ele vai crescer no clube. É importante se dedicar, ter boa postura, porque ele está sendo avaliado o tempo todo - destacou Luiz Alberto ao ge.

- Se eu tivesse na minha época uma pessoa como eu sou para o Phillipe, eu teria uma carreira melhor. Eu falo que ele é privilegiado por ter um pai que foi jogador de futebol, que amadureceu e que pode passar as coisas pra ele. Eu treinava, vinha pra casa e às vezes não queria descansar meu corpo, queria sair com os amigos... E eu falo pra ele hoje que se ele teve um treinamento intenso ele precisa descansar e escolher os momentos certos para fazer outras coisas - completou o ex-jogador.

Revelado pelo Flamengo, Luiz Alberto jogou por Internacional, Atlético-MG, Santos, Fluminense e Athletico-PR, entre outros clubes brasileiros. Fora do Brasil, o ex-zagueiro vestiu as camisas de Saint-Étienne (França), Real Sociedad (Espanha) e Boca Juniors (Argentina). Também passou pela seleção brasileira principal em 1999.

- Meu pai é muito importante no meu dia a dia com dicas e ensinamentos. Ele sabe bem os caminhos para o sucesso. É um grande conselheiro e amigo. Procura sempre estar ao lado. Meu pai é um espelho pelo que representou e foi durante sua carreira e pelo ser-humano fantástico que é. Ele costuma sempre mostrar o que fazer no dia a dia para que eu possa me tornar profissional. Fala sobre as dificuldades que posso enfrentar, como estar preparado para as adversidades e, mais do que palavras, a carreira dele em si já é um caminho a ser seguido - afirmou Phillipe.

A experiência de ter um pai que atuou por 20 anos como jogador profissional faz Phillipe Gabriel ter uma vantagem no desenvolvimento fora de campo. O garoto é orientado diariamente por Luiz Alberto, que o leva a todos os treinos do Vasco. Mas um conselho em especial ele não quis ouvir.

- Só quem é zagueiro sabe o quanto zagueiro sofre com os atacantes. Quando a gente tem um filho que vai por esse caminho, a gente sonha que ele seja um meia, um atacante, jogue mais pra frente (risos). Mas ele foi o contrário, foi mais pra trás - brincou Luiz.

- É uma posição que não entendo muito, mas eu mantive contato com treinadores de goleiros de alguns clubes por onde passei e busco referência com eles. Mando vídeos, e tudo que me passam eu passo pra ele - acrescentou o pai.

Com os conselhos do pai em mente, Phillipe Gabriel se apresentou à seleção brasileira sub-17 no dia 15 de março. A estreia no Sul-Americano será no próximo dia 30, contra o Equador, em Guayaquil. Com 12 conquistas, o Brasil é o maior campeão do torneio e vai em busca de mais um título e da classificação para a Copa do Mundo da categoria.

Fonte: ge