Sub-17: Os destaques do Vasco na temporada
Se o time profissional do Vasco passa por dificuldades no Brasileirão, o mesmo não acontece nas divisões de base do clube. Além de líder invicto na primeira fase da Copa Rio, o time sub-17 busca uma vaga na final da Copa do Brasil da categoria diante do Palmeiras. Na ida, um empate em 1 a 1 em São Januário. A partida decisiva será nesta quarta-feira, às 15h30, na Arena Barueri.
O ge separou uma lista de cinco jogadores que se destacam no time sub-17 e que podem aparecer na equipe principal em um futuro próximo. Veja abaixo:
Lukas Zuccarello
Zuccarello é um sobrenome que o torcedor vascaíno vai começar a se acostumar muito em breve. Aos 16 anos, Lukas não é só o artilheiro, mas também o maior garçom da equipe na temporada. São nove gols e oito assistências até o momento. O meia-atacante chegou ao clube em setembro de 2022, após se destacar no Sport, e tem contrato até agosto de 2025.
Uma das principais atuações do meia-atacante foi na primeira fase da competição. Na vitória por 4 a 0 diante do Cuiabá, Zuccarello deu assistências em três dos quatro gols da vitória. O jovem também balançou as redes na competição na vitória sobre o Ceará, nas quartas.
Já na Copa Rio, Lukas tem oito gols nesta edição, em que o Vasco enfrenta o Fluminense por uma vaga na final. A partida de ida terminou em um empate sem gols no Vale das Laranjeiras. A volta está marcada para o dia 10 de junho.
Rodrigo Pacujá
Além de Zuccarello, outro nome que brilhou na classificação para as semifinais da Copa do Brasil foi Rodrigo Pacujá. Foi dele a cobrança de escanteio para o gol de Zuccarello, e ele também abriu o placar na vitória por 2 a 0, depois de sair do banco de reservas. Na partida de volta, como titular, marcou novamente e foi peça fundamental para garantir a classificação.
São seis gols e duas assistências na temporada para o meia nascido em 2007 e que está desde o sub-10 no Vasco. A explicação do apelido Pacujá é a cidade de Rodrigo, no Ceará, que tem pouco mais de seis mil habitantes e fica a aproximadamente 300km da capital Fortaleza.
E Pacujá tem estrela. No 3 a 3 contra o Flamengo, pela Copa Rio, ele também saiu do banco para marcar o gol de empate já nos acréscimos do segundo tempo.
Matheus Ferreira
No Vasco desde os cinco anos de idade, o volante Matheus Ferreira é um dos principais nomes do time cruzmaltino. O destaque faz com que Matheus tenha passagem pelas seleções de base e, no fim de abril, se sagrou campeão do Sul-Americano Sub-17, ao lado do atacante Rayan e do goleiro Phillipe Gabriel, companheiros de clube. Aos 17 anos, Matheus passou por todas as categorias de base do clube e tem contrato até março de 2025.
Phillipe Gabriel
Phillipe Gabriel é outro jogador vascaíno com passagens pela seleção e campeão no Sul-Americano. O goleiro se destaca pela altura, 1,96m, e também pela agilidade debaixo das traves.
Se você olhou a foto e achou parecido com algum ex-jogador, não estranhe. Phillipe é filho de Luiz Alberto, zagueiro revelado pelo Flamengo e com passagem pelo Fluminense e por outros grandes clubes brasileiros e internacionais. O arqueiro tem contrato com o cruzmaltino até maio de 2025.
Igor Toledo
Apesar de zagueiro, Igor tem como uma das principais qualidades o faro de gol. Ele fez tanto na primeira fase da Copa do Brasil - vitória por 4 a 0 diante do Cuiabá -, quanto na vitória no clássico diante do Flamengo, pelas oitavas. Depois do cruzamento na medida, ele desviou para colocar nas redes. A bola aérea é um dos seus pontos fortes.
Fonte: ge