Categorias de base

Sub-17: Com Matheus índio, Brasil empata em 1 a 1 com a Venezuela

O Brasil cansou de desperdiçar oportunidades no duelo contra a Venezuela, nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Sul-Americano sub-17. Em jogo disputado no Juan Gilberto Funes, em La Punta, o time canarinho empatou por 1 a 1 com os rivais e chegou aos quatro pontos no hexagonal final do torneio, que dá quatro vagas para o Mundial da categoria. O gol da equipe comandada pelo técnico Alexandre Gallo foi marcado por Boschilia. Peña, de pênalti, deixou tudo igual no marcador.

Com o empate, a Venezuela chegou aos mesmos quatro pontos da Seleção. O Paraguai somou os seus primeiros três pontos ao vencer o Peru por 3 a 1, no primeiro jogo da segunda rodada do hexagonal, nesta quarta-feira. Os peruanos estão com zero.

No próximo domingo, o Brasil vai enfrentar a Argentina, às 19h (de Brasília), no Juan Gilberto Funes, em La Punta. Vale lembrar que os donos da casa, que somam três pontos, ainda vão entrar em campo nesta quarta-feira pela segunda rodada do hexagonal para encarar o Uruguai, que também não somou nenhum ponto.

Boschilia abre o placar para o Brasil em chute de fora da área

O Brasil começou melhor a partida, dominando completamente a Venezuela, que só assustava em bolas paradas e finalizações de longa distância. Porém, os erros de passe nos primeiros minutos de jogo prejudicaram um melhor aproveitamento do time canarinho.

A primeira chance clara de gol da equipe comandada por Alexandre Gallo aconteceu apenas aos 18 minutos. Kenedy recebeu na entrada da área e finalizou mal, errando o alvo. A bola passou à esquerda do goleiro Velázquez.

A partir daí, o time canarinho passou a comandar as ações. E não demorou para abrir o marcador. Kenedy deu ótimo passe para Boschilia na entrada da área. O meia soltou a bomba e acertou o canto esquerdo do goleiro Velázquez: 1 a 0.

O Brasil teve uma ótima oportunidade de ampliar o marcador aos 36. Caio fez ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou para Kenedy. O atacante do Fluminense chegou batendo de primeira e o goleiro Velázquez defendeu com as pernas. Quase o segundo da Seleção.

Brasil desperdiça oportunidades, e Venezuela empata em bobeada de Eduardo

A Seleção voltou melhor para o segundo tempo e cansou de desperdiçar chances de gol. A primeira oportunidade aconteceu aos quatro minutos. Caio fez boa jogada pela direita e bateu cruzado para defesa de Velázquez.

Aos 14, Rodríguez aproveitou rebote de cobrança de escanteio e bateu colocado. Marcos fez ótima defesa. A partir daí, as oportunidades do time canarinho foram se sucedendo. Aos 19, Kenedy roubou a bola na intermediária e tabelou com Abner. Dentro da área, o atacante bateu cruzado e o arqueiro da Venezuela voltou a salvar a equipe.

Três minutos depois, Abner invadiu a área e bateu forte na saída de Velázquez. A bola resvalou no goleiro e bateu no travessão. Aos 25 foi a vez de Índio. O meia recebeu passe de Boschilia dentro da área e bateu colocado. A bola passou rente à trave dos venezuelanos.

Três minutos depois, o zagueiro Eduardo tentou sair jogando dentro da área e tocou com a mão na bola. O árbitro assinalou a penalidade. Peña cobrou no canto esquerdo de Marco e deixou tudo igual em La Punta.

Ficha Técnica:

Brasil (1): Marcos, Lucas, Abner, Eduardo, Auro (Jeffeson 16\"), Gabriel Boschilia, Indio, Thiago Maia, Kenedy, Ewandro (Leonardo Pereira 46\") y Caio. DT: Alexandre Tadeu Gallo.

Venezuela (1): Beycker Velázquez, Juan Miguel Tineo, José Luis Marrufo, Andrés Benítez, Eduardo Maceira, Francisco La Mantía, David Zalzman (Luis Rodríguez 51\"), José Hernández (Douglas Martínez 66\"), José Caraballo, Ronaldo Peña y Andrés Ponce (Leomar Pinto 90+1\"). DT: Rafael Dudamel.

Goles: Gabriel Boschilia 71\" (Bra) Andrés Ponce 74\"-p (Ven)

Amonestados: Thiago Maia 74\" y Eduardo 75\" (Bra) José Caraballo 63\" y Juan Miguel Tineo 66\" (Ven)

Árbitro: Carlos Ulloa (Chile)

Estadio: Juan Gilberto Funes.

Resultados e classificação

Paraguai 3 x 1 Peru
Brasil 1 x 1 Venezuela
Argentina 3 x 3 Uruguai

1º Argentina, 4 pts, saldo +2
2º Brasil, 4 pts, saldo +1
2º Venezuela, 4 pts, saldo +1
4º Paraguai, 3 pts
5º Uruguai, 1 pt
6º Peru, 0 pt

Fonte: ge (texto), Netvasco