Futebol

Sub-17: Com ausência de Índio, Brasil vence Peru e avança em 1º

O Brasil encerrou a participação na primeira fase do Sul-Americano sub-17 com o primeiro lugar do Grupo B. Nesta quinta-feira, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, o time canarinho não tomou conhecimento do Peru e derrotou os rivais por 3 a 0. Com um time mesclado, a equipe comandada pelo técnico Alexandre Gallo encerrou a fase de classificação com dez pontos. Os gols foram marcados por Lincoln e Caio, ambos do Flamengo, e Kenedy, do Fluminense.

Nesta quinta-feira, ainda pelo Grupo B, o Uruguai goleou a Bolívia por 5 a 1 e confirmou a segunda posição da chave, com oito pontos. Além do Brasil e da Celeste, o Peru, com quatro, também avançou para a próxima fase do torneio.

A Seleção de Gallo vai estrear no hexagonal no próximo domingo, às 17h05m (de Brasília), contra o Uruguai. Todas as partidas da fase final do torneio serão realizadas na cidade de La Punta, na Argentina.

Brasil fura retranca e abre o marcador com Lincoln

Mesmo com um time misto, o Brasil foi superior ao Peru nos 45 minutos iniciais. Porém, o time comandado por Gallo encontrava muitas dificuldades para furar o bloqueio dos rivais. A primeira chance do time canarinho aconteceu apenas aos 19. Caio fez boa jogada pelo lado esquerdo, passou por um adversário e cruzou. Léo Mendes se antecipou ao goleiro Espinoza, mas cabeceou para fora.

O time brasileiro seguiu pressionando e voltou a assustar 28. Robert fez bela jogada individual pelo lado esquerdo, passou por dois adversários e tentou o cruzamento. A zaga afastou o perigo. No minuto seguinte, o Brasil abriu o marcador. Caio bateu escanteio da direita, Lincoln surgiu por trás dos zagueiros na marca do pênalti e escorou de primeira para balançar a rede dos rivais.

A partida continuou com o Brasil dominando, tendo mais posse de bola. Mas quem assustou foi o Peru. Léo Pereira errou passe na intermediária, e a bola sobrou para Barrueta, que avançou até a entrada da área e soltou a bomba. O goleiro Marcos se esticou todo para espalmar a escanteio. No fim da etapa inicial, aos 45, Robert fez outra boa jogada e cruzou para Ewandro acertar um belo sem-pulo e jogar por cima do travessão.

Brasil amplia o marcador e atropela peruanos na etapa final

O Brasil voltou em cima dos rivais para ampliar o marcador. E a atitude surtiu efeito logo no primeiro minuto da etapa final. Ewandro cruzou da esquerda, a zaga do Peru não conseguiu cortar, e a bola sobrou para Caio dentro da área. O jogador bateu com força e venceu o goleiro Espinoza para marcar o segundo gol da seleção brasileira.

A equipe canarinho permaneceu com amplo domínio da partida, mas passou a pecar nos erros de passe. Mas nem assim o Peru se aventurava com frequência ao ataque. E foi a partir daí que Gallo começou a mexer na equipe. O atacante Kenedy e o lateral-direito Auro entraram em campo. E foi justamente o goleador do Fluminense que fez o terceiro. O jogador recebeu na entrada da área, enganou o adversário com um drible de corpo, avançou até a intermediária e soltou a bomba. Um golaço. O terceiro no Sul-Americano sub-17 (veja o lance no vídeo acima).

Com as alterações, Gallo aproveitou para observar algumas situações de jogo. O treinador colocou o volante Léo Pereira na lateral esquerda, já que Matheus deixou o gramado sentindo dores na coxa esquerda, e o lateral-direito Auro na cabeça-de-área. Os dois deram conta do recado e abriram o leque de opções do comandante para o hexagonal final.

No fim, o time canarinho apenas tocou a bola para passar o tempo e garantir mais três pontos na primeira fase do Sul-Americano sub-17. BRASIL Marcos, Jeferson, Leo Mendes, Lincoln (c) e Mattheus (Auro); Leo Pareira, Thiago Maia (Kenedy) e Arthur; Caio (Alisson), Robert e Ewandro

Fonte: ge (texto), CBF ( escalação)