Sub-17: CBF detalha tabela do Brasileirão
A última rodada da primeira fase do Brasileirão Sub-17 foi disputada nesta terça-feira (10), com os oito times das quartas de final entrando em campo já classificados. Pelo Grupo A, Palmeiras, Vasco, Grêmio e Corinthians avançaram na competição. No Grupo B, o São Paulo garantiu a liderança nesta tarde, seguido por Athletico Paranaense, Fluminense e Flamengo.
Com as posições definidas, os confrontos das quartas de final serão: Palmeiras x Flamengo, Grêmio x Athletico-PR, Fluminense x Vasco, Corinthians x São Paulo. A tabela detalhada será divulgada em breve pela CBF.
Confira os detalhes da última rodada da fase inicial do Brasileirão Sub-17:
GRUPO A:
Bahia 1 x 3 Palmeiras
O Palmeiras confirmou a liderança do Grupo A ao vencer o Bahia por 3 a 1, no Centro Esportivo Praia do Forte, em Mata de São João (BA). Aos dois minutos do segundo tempo, Pablo aproveitou lançamento dentro da área e mandou a bola para o fundo da rede para colocar o Verdão na frente. Aos cinco, Endrick arriscou de longe e mandou uma bomba para ampliar. O Esquadrão de Aço descontou aos 12, quando Alexiel finalizou, viu o goleiro defender, mas pegou o rebote para completar. Já na marca dos 41, Yago recebeu pela esquerda e fechou a vitória alviverde por 3 a 1.
O Verdão avançou no primeiro lugar do Grupo A, com 22 pontos e maior saldo de gols. O Bahia, com seis, terminou a competição na oitava posição.
Botafogo 0 x 1 Vasco
No clássico carioca entre Botafogo e Vasco, disputado no CEFAT, em Niterói (RJ), o time de São Januário já entrou em campo com vaga garantida. No entanto, venceu pelo placar mínimo e garantiu o segundo lugar do Grupo A, com 22 pontos. O único gol do confronto foi marcado aos dois minutos da etapa complementar por Gustavinho, que aproveitou rebote após cobrança de falta e mandou para o fundo das redes: 1 a 0. O Glorioso, com nove pontos, encerrou sua participação na sexta posição.
América-MG 3 x 5 Grêmio
Já com a pontuação necessária para avançar à próxima fase, o Grêmio visitou o América-MG no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte, e venceu por 5 a 3, de virada. Renato abriu o placar para o Coelho aos três minutos da etapa inicial, que aproveitou rebote do goleiro e chutou rasteiro para o fundo das redes. Logo depois, aos seis, Ighor Gabriel mandou cruzado, direto no ângulo e ampliou para os donos da casa. O time gaúcho descontou aos 20, com Paulo, que aproveitou bate-rebate na área após cobrança de escanteio e marcou. Depois, a equipe mineira seguiu pressionando e, aos 25, Ighor Gabriel anotou mais um e ampliou. Aos 43, Ronald cobrou pênalti e fez o segundo do Grêmio. E o empate veio três minutos depois, com Valber, que encobriu o goleiro para fazer 3 a 3.
A reação gaúcha seguiu na volta do intervalo. Aos 12 minutos, Zinho avançou pela esquerda e chutou cruzado muito forte, sem tempo para o goleiro adversário salvar. Já aos 47, Luan partiu em velocidade, se livrou da marcação e tocou na saída do goleiro para dar números finais ao jogo: 5 a 3.
Com 20 pontos, o Grêmio se classificou em terceiro lugar do Grupo B. O América, com oito, terminou sua participação na sétima posição.
Corinthians 6 x 0 Chapecoense
Já classificado, o Corinthians recebeu a Chapecoense, no Parque São Jorge, em São Paulo, buscando mais uma vitória pelo Grupo A. E o placar foi inaugurado logo aos três minutos do primeiro tempo. Após boa jogada ofensiva, Ronald recebeu na diagonal e ficou cara a cara com o goleiro para fazer 1 a 0. Depois, a Chape até passou a equilibrar as ações e levar perigo. Mas, aos 22, após boa triangulação pelo meio, Pedrinho recebeu e ampliou para o time da casa. Na marca dos 46, Renato cobrou pênalti e marcou o terceiro do Timão. Na volta do intervalo, mais três gols: aos 13, Ronald aproveitou falha na zaga alviverde, viu o goleiro adiantado e finalizou para ampliar; aos 28, Kevin recebeu pela direita, dominou e girou para fazer o quinto; e, já aos 44, Kevin aproveitou bate-rebate dentro da área e estufou a rede para deixar mais um e fechar a goleada: 6 a 0.
Com 17 pontos, o Timão avançou ocupando o quarto lugar do Grupo A. A Chape, com cinco, se despediu na nona posição.
Sport 1 x 2 Atlético-MG
Na Arena Pernambuco, Sport e Atlético-MG se despediram da competição com o time mineiro vencendo por 2 a 1, com todos os gols sendo marcados no segundo tempo. Luiz Guilherme abriu o placar para o Galo aos 14 minutos, e Victor Ferreira empatou aos 26. Instantes depois, aos 31, Henry decretou a vitória atleticana.
Com 11 pontos, o Galo terminou a competição no quinto lugar do Grupo A. O Leão, com quatro, ficou na última posição.
GRUPO B:
Cruzeiro 2 x 3 São Paulo
Querendo a vitória para se classificar na liderança do Grupo B, o São Paulo visitou o Cruzeiro no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e alcançou o objetivo já nos acréscimos da partida. No primeiro tempo, a Raposa saiu na frente aos 14 minutos. Nakamura cobrou falta fechada, a bola passou por todo mundo e acabou sobrando para Cuiabá abrir o placar. Aos 40, após boa jogada pela direita, Matheus Amaral finalizou bem e empatou para o time paulista.
Na volta do intervalo, os times equilibraram as ações por muito tempo. Até que, aos 40, Marcos Vinicius voltou a deixar o Cruzeiro na frente. Dois minutos depois, o Tricolor reagiu. Marquinhos cobrou falta, e Ythallo voltou empatou. E, já aos 46, Pet marcou o gol do triunfo são-paulino.
Com 24 pontos somados, o São Paulo avança em primeiro lugar do Grupo B. A Raposa, com oito, encerra sua participação na sétima posição.
Fluminense 0 x 4 Athletico-PR
No Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Fluminense e Athletico-PR entraram em campo já classificados para a próxima fase, mas ainda com chances de alcançar a liderança do Grupo B. Aos sete minutos da etapa inicial, Renan finalizou após o goleiro dar rebote em cruzamento da direita e colocou o time paranaense na frente. Na volta do intervalo, aos quatro, Renan cobrou pênalti com categoria e ampliou: 2 a 0. O terceiro saiu dos pés de Juninho, na marca dos 27. E Leo Costa, aos 29, fechou a goleada: 4 a 0.
Com a vitória, o Furacão acabou tirando o Fluminense da liderança, mas ficou com o segundo lugar, com 22 pontos – dois atrás do São Paulo. O Tricolor Carioca avançou na terceira posição, com 21.
Vitória 1 x 2 Flamengo
Também já com a vaga assegurada nas quartas de final, o Flamengo enfrentou o Vitória, no Barradão, e venceu por 2 a 1. O Leão foi quem abriu o placar em Salvador aos sete minutos do primeiro tempo com Felipe, que recebeu bom passe de Kayron e driblou o goleiro antes de mandar para o fundo das redes. Aos 45, o Fla empatou após cobrança de escanteio pela direita, que Rayan completou de cabeça para deixar tudo igual. E, já na marca dos 50, Daniel Campos aproveitou sobra de bola e virou para decretar a vitória carioca.
Com 16 pontos, o Flamengo se classificou ocupando o quarto lugar do Grupo B. O Vitória, com apenas dois, ficou na décima posição.
Ceará 3 x 1 Internacional
Na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE), Ceará e Internacional entraram em campo sem mais chances de avançar na competição, com o time da casa levando a melhor. Após um primeiro tempo de muita marcação e faltas cometidas pelos dois lados, o Vozão marcou duas vezes nos minutos finais. Aos 41, Jordan recebeu bom cruzamento pela esquerda e cabeceou para abrir o placar. Depois, aos 45, Caio aproveitou rebote do goleiro após cobrança de escanteio e ampliou. Na volta do intervalo, Matheusinho fez o terceiro aos 29 minutos. E, aos 41, Thomas Bueno descontou para a equipe gaúcha.
Com 11 pontos, o Ceará termina a competição no quinto lugar do Grupo B. O Colorado, com sete, ficou na nona posição.
Santos 0 x 0 Goiás
O único jogo sem rede balançando nesta terça-feira foi entre Santos e Goiás, no Estádio Espanha, em Santos (SP). Já sem chances de avançar, as equipes acabaram somando apenas um ponto na partida de despedida da competição. Com nove pontos, o Peixe terminou o torneio na sexta posição do Grupo B, enquanto o Esmeraldino ficou em oitavo lugar, com oito.
Fonte: CBF