STJD requisita vídeo e violência do Botafogo pode ser punida
A terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A pode acabar rendendo muitas denúncias para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além das cinco expulsões, a Procuradoria do Tribunal está de olhos bem abertos e outros atletas podem sentar no banco de réus.
Segundo o Procurador Geral do STJD, Dr. Paulo Schmitt, na manhã desta segunda-feira, dia 26 de maio, foi solicitado o tape dos jogos para serem analisados.
“Já mandei o pedido de requisição dos tapes de cada jogo. Vamos analisar um por um, com muito cuidado. Mas me chamou muito a atenção o jogo entre Goiás e Ipatinga. A Procuradoria não deixará nenhuma infração passar em branco e vamos ter muito rigor”, disse Dr. Paulo Schmitt.
Nesse jogo, além das expulsões de Paulo Henrique e Júlio César, ambos do Goiás, Ricardinho, do Ipatinga, deu um tapa no rosto do jogador Schwenck, do Goiás e pode acabar ficando em situação complicada. Caso a Procuradoria entenda a atitude do jogador como uma agressão física, ele pode ser denunciado por infração ao artigo 253 (praticar agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê como pena a suspensão de 120 a 540 dias.
Já no jogo entre Palmeiras e Portuguesa, que não houve nenhuma expulsão, o jogador Léo Lima, do Verdão, acabou deixando a mão no rosto de um adversário, após uma disputa de bola e, dependendo a interpretação da Procuradoria, pode acabar tendo que responder a algum artigo.
O clássico entre Botafogo e Vasco deve ter tirado o sono do técnico cruzmaltino Antônio Lopes. Além da expulsão de seu jogador Pablo, o comandante afirmou que a arbitragem prejudicou o time vascaíno e que jogadores do Botafogo teriam praticado jogadas violentas ao longo do clássico.
As súmulas dos jogos e os vídeos requisitados devem chegar ao STJD até a próxima quarta-feira, dia 28 de maio. A partir daí, a Procuradoria terá o prazo de dois dias para formular as denúncias e o site Justicadesportiva ficará de olhos bem abertos para passar tudo em primeira mão.
- SuperVasco