STJD: clube é denunciado e pode perder São Januário para o início da Segundo
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Vasco pela atitude de alguns torcedores, que atiraram objetos no campo de São Januário na derrota do time para o Vitória (2 a 0), em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, que determinou o rebaixamento do clube à Série B. Com isso, o Gigante da Colina pode ter que pagar multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e ainda corre o risco de perder mando de campo de uma a dez partidas.
O Vasco foi denunciado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e será julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro. As informações são do site Justiça Desportiva.
De acordo com o relato do árbitro Alicio Pena Júnior, o clube identificou os responsáveis por atirarem no gramado um rádio de pilha, um copo descartável, duas latas de refrigerante e um sinalizador. No entanto, Alicio foi avisado por uma funcionária da CBF que, no envelope com os documentos da partida, não constava o protocolo do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, identificando a pessoa que teria cometido a infração.
Alicio Pena Júnior ainda relatou que tal documento foi anexado à súmula do jogo e colocado dentro de um envelope, que foi lacrado e assinado por ele e por outros quatro árbitros presentes ao jogo.