Futebol

STJD analisará (e punirá) apagão em São Januário)

A paralização de 15 minutos na partida entre Vasco e Santos, no dia 3 de agosto, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro deve custar caro ao clube cruzmaltino. Em julgamento a ser realizado pela sessão da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, penalidades podem ser decretadas para os cariocas e também para a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou o caso relatado pelo árbitro Heber Roberto Lopes, que destrinchou em súmula os motivos que deixaram o estádio às escuras e determinaram a interrupção da partida.

\"Aos trinta minutos da primeira etapa, parte da iluminação se desligou, onde a partida ficou paralisada por quinze minutos, segundo o administrador do estádio, Sr. Edson Valério, a causa do problema foi um estouro no transformador situado próximo ao estádio. A partida iniciou-se normalmente após o fato.\"

De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), equipes e entidades devem ser capazes de manter o bom estado do campo, incluindo a infra-estrutura necessária para o bom andamento do jogo, além do cumprimento do regulamento e de horários pré-estabelecidos.

Desta forma, o Vasco e a Ferj infringiram o disposto no artigo 211 do CBJD, \"deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infra-estrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização\". A gravidade do julgamento pode acarretar, em última hipótese, até mesmo na interdição do estádio

O artigo 191, inciso III, em \"deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição\" também foi descumprido. Para cada um destes artigos ainda há a possibilidade de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

A partida em si foi bastante proveitosa para o Vasco. A vitória por 2 a 0, com gols de Diego Souza e Dedé, motivou o Gigante da Colina rumo ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro. Resta saber se a falta de luz em São Januário trará consequências traumáticas ao clube.

Fonte: Justiça Desportiva